Família, formadora de valores humanos e cristãos
Meus amigos, no artigo de inauguração de nossa coluna no JORNAL MAIS BJ+NF semana passada, falamos sobre a importância da instituição familiar para a vida social. Por ocasião do Dia dos Pais, vivemos a “semana nacional da família”. Por esta ocasião, toda a Diocese organiza encontros de oração e formação que refletem sobre este dom extraordinário de Deus.
O tema abordado este ano foi “Família, formadora de valores humanos e cristãos”. Na conclusão do “VI Encontro Mundial com as Famílias” em janeiro do ano passado no México disse o Santo Padre, o papa Bento XVI: “A família é uma verdadeira escola de humanidade e de valores perenes. Ninguém se deu a vida a si mesmo. Recebemos de outros a vida, que se desenvolve e amadurece com as verdades e os valores que aprendemos no relacionamento e na comunhão com os demais. Neste
sentido, a família fundada no matrimônio indissolúvel entre um homem a uma mulher expressa esta dimensão de relacionamento, filial e comunitária, e é o âmbito onde o homem pode nascer com dignidade, crescer e desenvolver-se de maneira integral”.
Em um mundo onde os vícios estão na moda, torna-se cada vez mais difícil a sadia propagação e vivência dos verdadeiros valores que dão vida ao homem. Entretanto é cada vez maior a urgência em defendê-los, e a família tem papel insubstituível neste processo.
Não se pode construir uma casa sem os alicerces, do mesmo modo não poderemos construir uma sociedade mais justa sem homens e mulheres que honrem os seus compromissos acima de seus próprios gostos; que saibam amar os seus semelhantes com obras concretas de caridade desinteressada; que reconheçam na vida humana, desde a concepção até a morte natural, um valor infinito que supera quaisquer outros interesses.
Onde aprenderíamos todos estes valores se não em uma família constituída segundo o desígnio de Deus e ordenada naturalmente?
“Sem famílias fortes na comunhão e estáveis no compromisso os povos se debilitam. Na família são inculcados desde os primeiros anos de vida os valores morais, transmite-se o patrimônio espiritual da comunidade religiosa e o cultural da nação. Nela se dá a aprendizagem das responsabilidades sociais e da solidariedade”. (CDSI, 213)
Diante deste dom inigualável a PALAVRA deste pastor volta a convocar a todos os homens e mulheres de boa vontade a que amem a instituição familiar e a defendam com atos concretos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário