Por Ana Amelia Mendes
A prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria municipal de Agricultura, informa aos pecuaristas que começou no dia 1º de novembro a segunda fase da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Segundo o secretário de Agricultura, Marcos Tadeu Erthal, a febre aftosa é talvez a doença mais temida pelos pecuaristas, pois é uma das enfermidades animais mais contagiosas e causa importantes perdas econômicas.
O município de Bom Jardim vacinou na primeira etapa, em maio, 98% do total de cerca de 12 mil animais bovinos, porém a secretaria pretende superar os números nesta nova fase.
Até o dia 30 de novembro, os pecuaristas devem imunizar seus animais, para evitar a doença. A vacina pode ser encontrada nas casas Comercial Friburguense e Agrotil. “É de suma importância que após a vacinação, os pecuaristas levem o comprovante ao escritório da Emater-Rio, ou ao Núcleo de Defesa Agropecuária de Cordeiro, ou às cooperativas agropecuárias nas quais são filiados”, ressaltou Marcos Tadeu Erthal.
A febre aftosa é uma doença com alto índice de contágio, onde há a infecção de todos os animais que possuem o casco fendido. A transmissão pode ocorrer através do contato direto com os animais afetados, além de excreções corporais.
Em fluidos da saliva, das vesículas, leite, fezes, dentre outros podem ser encontrado o vírus da febre aftosa. O diagnóstico clínico da doença deve ser identificado por intermédio de testes laboratoriais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário