Por Ana Amelia Mendes
Dando continuidade ao processo de transferência dos animais ainda mantidos no Zoológico Municipal Homero Lopes de Almeida,
Os animais saíram de Bom Jardim por volta de 8h, alojados em gaiolas com divisórias internas individuais, poleiro e dispositivos para fornecimento de água, transportadas pelo Ibama e acompanhadas pelo secretário de Meio Ambiente, Jackson Vogas, pelo veterinário do Zôo, Roberto Rangel e pela estagiária Natalia Sirito, também responsável por providenciar as instituições que receberam as araras, assim como os jacarés que foram para o município de Guapimirim.
Na chegada ao parque, a equipe foi recepcionada pelo veterinário responsável, Bruno Rocha, quem comandou a operação e colocou as araras em viveiro para o período de quarentena, para que, dessa forma, readquiram suas condições normais e consigam se adaptar ao novo habitat.
A avaliação feita pelos veterinários foi positiva com relação ao estado dos animais após a viagem de quase cinco horas. “Os animais estão bem, com apenas alguns sintomas de estresse pelo período em que ficaram confinados durante a viagem”, disse Bruno.
De acordo com o secretário Jackson Vogas, a medida faz parte de um entendimento do Ibama sobre o Zoológico Municipal. “É importante ressaltar que o fechamento do zoológico se deve ao fato de o Ibama constatar em laudo técnico após vistoria, a impossibilidade de permanência do zôo, pois o local está sujeito a inundações e os animais, propensos a estresses por barulho. Por isso, tanto a prefeitura quanto o Ibama concluíram que o mais sensato é a transferência dos animais para locais apropriados, assim, o espaço que abriga hoje o zoológico funcionará como área de lazer e diversão para os bom-jardinenses e turistas”, frisou o secretário.
Os demais animais que ainda se encontram no zoológico aguardam por instituições apropriadas e regulamentadas que possam recebê-los.
Nenhum comentário:
Postar um comentário