sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Loja Maçônica de NF faz encerramento festivo do seu ‘XV Concurso de Cidadania e Civismo’

A Loja Maçônica Indústria e Caridade da vizinha cidade de Nova Friburgo, realizou na noite do último dia 23, sessão magna solene de encerramento da 15ª edição do Concurso Cidadania e Civismo. Desta forma, ocorreu a premiação dos alunos da primeira à sexta série do ensino fundamental que participaram com desenhos, e de sétima e oitava série do ensino fundamental e do ensino médio, com redações. Familiares, parentes e amigos dos alunos lotaram aquele templo maçônico. A sessão magna foi conduzida pelo venerável Álvaro Bachini, que teve ao seu lado a frente, a coordenadora de educação estadual, Valéria Gomes e a representante da Secretaria Municipal de Educação, profª Eliane Abi-Râmia.

O presidente da comissão organizadora do concurso, Marcelo Cintra, falou dos objetivos do certame, que é permitir que crianças e jovens expressem, com desenhos e redações, assuntos de sua cidade e do Brasil. O concurso é realizado todos os anos, com a contribuição dos professores e alunos. Neste ano o concurso contou com a participação de alunos de quarenta estabelecimentos de ensino e recebeu 3.565 trabalhos, divididos em quatro categorias, como inclusive já havia antecipado em matéria de algumas edições atrás o JORNAL MAIS. Aproveitando, Marcelo Cintra agradeceu a Juarez Manhães, que por oito anos presidiu a comissão organizadora do concurso, a quem inclusive a Maçonaria homenageou com entrega de uma placa de prata. O maçon Mário Elias Botelho, oficial da reserva do exército, também foi homenageado por ter sido o idealizador da idéia de se criar um concurso desta natureza, que de forma ininterrupta desde então, vem sendo colocado em prática anualmente pela maçonaria friburguense.

Os vencedores que foram premiados

Na categoria desenho, entre alunos de primeira e terceira séries, o tema foi Animal de Estimação. Catarina Paulino, da Escola Municipal São Pedro da Serra, classificou-se em terceiro lugar; Geovana Terrason, do Colégio Estadual Galdino do Valle Filho, em segundo; e Guilherme Pires Salvador, da Escola Municipal Décio Monteiro Soares, em primeiro lugar.
Na categoria desenho, de quarta a sexta séries, o tema foi A Floresta e sua Biodiversidade. Conquistou o terceiro lugar Leonardo Machado, do Colégio Estadual Tuffy El-Jaick; Débora Veloso da Silva, da Escola Municipal Décio Monteiro Soares, ficou em segundo; e Pablo da Costa Freitas, da Escola Municipal Vevey la Jolie, ficou com o primeiro lugar. Pablo foi representado pela diretora Adriana Ferreira, porque mora na Fazenda Rio Grande e ficou impossibilitado de comparecer.
Para os alunos de sétima e oitava séries, a redação teve como tema Como você administraria sua cidade?, e o terceiro lugar coube a Hiago Rimes Leite, do Sítio Escola Papete; o segundo ficou com Andressa Coelho da Silva, do Colégio Estadual Padre Madureira; e o primeiro lugar foi conquistado por Victor Miranda, do Sítio Escola Papete. Os três alunos leram suas redações.
Os últimos premiados da noite foram os alunos do ensino médio, que fizeram suas redações com o tema Educação e Cultura: sua importância para o indivíduo e para a sociedade. Maik Dutra Roschmant, do Colégio Estadual Augusto Spinelli, obteve o terceiro lugar; Luan dos Santos Freitas, do Colégio Estadual Canadá, ficou com o segundo; e Marisa Apolinário Araújo, do Colégio Estadual Padre Madureira, conquistou o primeiro lugar. Estes também leram suas redações para o público.
No encerramento da sessão, o venerável Álvaro Bachini comentou a participação de professores no concurso, fazendo o julgamento dos trabalhos. Incentivou os jovens a continuar estudando, e que cada aluno incentive os colegas a estudar sempre mais. E parabenizou os alunos pelos trabalhos apresentados. Todos foram brindados com um coquetel ao final da festa.

Nenhum comentário: