sexta-feira, 27 de abril de 2012

Exemplo de superação: De origem humilde, jovem cartunista expõe no Friburgo Shopping


As dificuldades que a vida nos impõe não devem ser motivos para que a pessoa desanime e desista de lutar por um lugar ao sol neste mundo competitivo e muitas vezes, cruel e injusto. Pelo menos para o jovem Rafael Araújo, que está iniciando a carreira de cartunista. Ex-interno da Aldeia da Criança Alegre em Salinas, distrito de Campo do Coelho, em Nova Friburgo, Rafael, com muito esforço e dedicação, conseguiu superar as adversidades e desenvolver um trabalho admirável e bastante elogiado. Agora, terá seus trabalhos ainda mais conhecidos, graças a uma exposição que vai realizar no próximo mês, no Friburgo Shopping.
                Como qualquer criança que começa a rabiscar desde cedo, Rafael sempre gostou de desenhar e, segundo ele, “levava mesmo um certo o jeito pra coisa”, passando a se dedicar exclusivamente ao desenho. “No começo, sempre copiava estilos de outros desenhistas, mas hoje tenho o meu próprio”, enfatizou. Ele acrescenta que, para criação de um personagem a ser caricaturado, a maior inspiração vem de sua própria história de vida, onde queria algo e não podia ter, sonhava, mas era forçado a acordar.
“Não que eu fosse uma criança mimada pelos pais, mas uma criança que foi separada pelo destino de sua família. Morei em orfanatos e abrigos, lugares onde aprendi que a vida é uma grande inspiração, tudo a minha volta fez querer pegar uma folha, uma caneta e começar a rabiscar. Hoje, quando desenho, realizo meus sonhos de chegar longe. Patutos (personagem) é isso, querer chegar longe sem sair de uma folha, de ter uma vida e sonhos contados em um desenho”, diz ele.
Aos 18 anos, morador na zona rural de Nova Friburgo, onde foi criado desde pequeno, Rafael lembra que até o final do ano passado vivia na Aldeia da Criança Alegre de Salinas, onde viveu desde os oito anos de idade. “A instituição ajudou muito em minha vida, como ajuda mais uma vez neste evento, sendo meu patrocinador oficial”, acrescenta orgulhoso, por ter a Aldeia novamente lhe ajudado. Sua grande mágoa, entretanto, foi ver e sentir que muitas empresas friburguenses como ele, sequer se dignaram a responder sua proposta. Mas ficou feliz e agradecido com o apoio da direção do Friburgo Shopping, que liberou o espaço para a exposição.
“Enfim, sou Rafael Araújo criador do personagem animado Patutos, e esse é meu presente para a cidade de Nova Friburgo”, finalizou.

(Com base em texto enviado por Marisa Maia - STECLA).

Nenhum comentário: