sexta-feira, 22 de março de 2013

Macrodrenagem, canalização de rios e construção de pontes devem complicar ainda mais o trânsito em Conselheiro Paulino



Quem for a Nova Friburgo vai se deparar dentro em breve, com mais uma obra ao longo da Avenida Roberto Silveira, em Conselheiro Paulino. É que o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) concluiu a licitação da macrodrenagem dos rios Bengalas e Córrego Dantas. A obra será paga pelo Ministério das Cidades e o valor é algo em torno de R$ 210 milhões, ou metade do Orçamento anual de Nova Friburgo. 

O consórcio EIP/Ferreira Guedes, duas grandes empreiteiras brasileiras, vão tocar a macrodrenagem.A promessa é que iniciem o trabalho agora, em abril. O prazo de entrega é de 38 meses, coincidindo com as Olimpíadas de 2016.
Já a canalização do Bengalas (PAC1), também no sexto distrito friburguense, continua andando. A última etapa, entre maio e outubro, será a da troca da ponte de acesso ao centro do distrito de Conselheiro. A atual será demolida e uma outra, sem pilares dentro do rio, será erguida no mesmo local.
É de se esperar que o trânsito naquela região, que já é complicado, piore ainda mais no período de cinco meses entre a demolição da atual e a construção da outra. Nesse tempo, o acesso ao distrito será feito pela Ponte dos Maias, que está sendo alargada, e a Ponte do Prado.
O projeto de macrodrenagem do Bengalas prevê um rebaixamento de uns três metros, sobretudo, onde ele se encontra com o Córrego Dantas, nas imediações da loja de materiais de construção Wermar. As paredes da canalização ao longo da Roberto Silveira, construídas através do PAC1, terão que ser reforçadas.

FONTE: Jornal A Voz da Serra (Nova Friburgo).

Nenhum comentário: