segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Jogador de futebol da seleção brasileira de amputados realiza palestra motivacional no Colégio Moreira Franco

Por iniciativa da professora de educação física e informática, Maria do Carmo Vogas, a Carminha, o atleta friburguense Mário Mello (foto à direita), da seleção brasileira de Futebol para Amputados – tetracampeão mundial, artilheiro e melhor jogador do mundo em sua categoria – compareceu na manhã do último dia 11, terça-feira, para realizar uma palestra motivacional – que ele chama de bate-papo – para alunos das turmas de educação física do sexto ano, regidas por Carminha. Exemplo de superação, o conhecido e destacado atleta encantou e emocionou os alunos e diversos professores, que participaram do evento.
Mário Mello, como um atleta que está acima de sua deficiência, tem sido convidado a se apresentar em colégios e entidades empresariais, chamando por isso, a atenção da professora Carminha. Ele começou contando sobre a necessidade de ter determinação, não apenas no esporte, mas na vida, pois todos são capazes de se superar e conseguir se destacar no convívio social, não importando os graus de dificuldade que cada um tem que enfrentar.
Apesar de sofrer amputação ainda adolescente, devido à incidência de um câncer na perna esquerda, Mário não se deixou abater e, com muita garra e força de vontade, lutou para superar a adversidade e hoje se tornou um exemplo, não apenas para pessoas que sofrem amputação, mas também para pessoas comuns, que muitas vezes desistem, diante de qualquer dificuldade.
Depois de superar o trauma inicial da perda do membro, ele não desanimou e foi à luta, até ser convidado a jogar futebol de amputados, tendo se destacado em todos os times que participou – inclusive o Friburguense AC – até chegar à seleção brasileira da categoria, que infelizmente, ainda não foi incluída nos Jogos Paralímpicos. Além do futebol, Mário já participou de disputas de basquete em cadeira de rodas, voleibol sentado e até de corridas de kart adaptado. Hoje ele se encontra treinando no time do Audax, de São Paulo, e também tem incentivado muitos jovens recém-amputados a não desanimar e ingressar na carreira de jogador, tendo encaixado alguns nos diversos times que existem pelo país.
Profª Carminha com o atleta Mário Mello
Apesar de não disputado as Paralimpíadas, Mário foi convidado a ser um dos condutores da tocha olímpica, em sua passagem por Nova Friburgo, em 30 de julho passado. Ele trouxe um exemplar original da tocha para exibir e tirar fotografias com os alunos e professores. Relembrou que, também por iniciativa de Carminha, esteve em Bom Jardim, em setembro de 2010, durante os preparativos para a Copa do Mundo na Argentina, quando a seleção brasileira de jogadores amputados treinou no Ginásio Edgar Erthal, em São Miguel, cujas fotos podem ser vistas em um mural, exibido no colégio.
A presença de Mário emocionou a todos que assistiram sua palestra. Muitos dos presentes fizeram perguntas e puderam saber mais sobre a vida do atleta e do esporte que ele pratica. No final, alguns alunos fizeram questão de abraçá-lo, tirar fotos com ele e todos se uniram para uma grande selfie com o atleta, que se tornou celebridade e um exemplo para todos.

Nenhum comentário: