A pedido do prefeito Affonso Monnerat (Foto ao lado), o líder do governo na Câmara, vereador Zé Nilton, subiu à tribuna na sessão do último dia 24, segunda-feira, para desmentir os boatos que estavam circulando pela cidade, sobre a possível construção de uma Casa de Custódia (cadeia pública) no município de Bom Jardim. Segundo os boatos, que teriam citado como fonte, um informativo da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), através de sua subseção de Nova Friburgo (RJ), Affonso já teria autorizado a instalação da obra, que ficaria no distrito de Banquete.
Também a pedido do prefeito, Zé Nilton, que também é advogado, averiguou essa hipótese junto à OAB-NF, tendo recebido de seu presidente, Carlos André Pedrazzi, a informação de que o órgão não emitiu qualquer comunicado neste sentido e que essas notícias são falsas, ou seja, não passam de boatos. “Affonso está tranquilizando a população, dizendo que jamais tratou da instalação de Casa de Custódia em território bom-jardinense, sendo a favor de que a mesma seja construída em Nova Friburgo, assim como o hospital regional deve ser lá”, disse Zé Nilton. Finalizado, afirmou que o prefeito gostaria de construir sim, uma “casa de custódia” para prender os “fofoqueiros de plantão”, que não têm o que fazer e ficam inventando boatos para atingir quem está trabalhando pelo município.
Como morador de Banquete, o vereador Carlos Gastão comentou em Explicações Pessoais, que nem o prefeito, nem os vereadores querem uma Casa de Custódia em Bom Jardim e, com certeza, isso também não havia partido da OAB, segundo ele, uma entidade séria e respeitada.
Ademyr pede uma “UPA” para São Miguel
Por indicação de Ademyr, a Câmara aprovou por unanimidade a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA), do governo do estado, no bairro São Miguel. Ele justificou o pedido, dizendo que a UPA viria a desafogar o hospital e os postos de saúde do bairro. Em aparte, Jorge Quintes disse que votaria a favor da indicação, que achou importante. Mas, como médico, disse que o município já tem um pronto atendimento no hospital, com três médicos de plantão 24 horas. “Seria uma redundância ter outra unidade a menos de três quilômetros uma da outra”, disse, justificando que seria melhor investir o dinheiro a ser gasto na implantação da UPA em melhorias para o próprio hospital.
Iluminação para a Avenida Beira-Rio é pedida por Gastão
A existência de uma serraria de grande porte e uma fábrica de caixões, que emprega muitas pessoas, aumentando o fluxo na Avenida Beira-Rio, em Banquete, foi a justificativa alegada pelo vereador Carlos Gastão para pedir a iluminação noturna na referida artéria. Segundo ele, haverá necessidade de se fazer uma parceria com a Energisa, concessionária responsável pela rede elétrica naquele trecho – que inclusive leva as taxas de iluminação pública para Nova Friburgo – sendo preciso fazer a rede baixa e colocação de braços de luz. “Já existe um pedido meu para recapear a avenida, que já vai sair e seria bom que, junto com o asfalto, saísse também a iluminação”, disse.
Zé Nilton indica implantação de Banco de Empregos no município
Alegando o crescimento do município e a implantação de novas indústrias e hidrelétricas, o vereador Zé Nilton indicou e teve aprovada a proposta para implantação pela prefeitura, de um Banco de Empregos, com a finalidade de criar um cadastro de oferta de trabalhadores e mão-de-obra, em parceria com Sine – Sistema Nacional de Emprego, do Ministério do Trabalho. Segundo ele, a modalidade já existe em inúmeras cidades brasileiras e poderia ser muito útil, tanto para trabalhadores, quanto para as empresas que buscam profissionais qualificados na região e não sabem onde encontrar.
Construção de anexo à quadra esportiva do Bem-Te-Vi foi aprovada
Na sessão do dia 24, a Câmara também aprovou a indicação do edil Zé Nilton, que pede a desapropriação de terreno anexo à quadra de esportes do bairro Bem-Te-Vi, para construção de banheiros, vestiários e cozinha. Segundo ele afirmou em matéria já publicada pelo JORNAL MAIS e voltou a repetir, a colocação de cobertura, já aprovada, fará com que o local deixe de ser apenas uma quadra, para se tornar um espaço de realização de eventos para toda a comunidade, daí a necessidade de construir banheiros, cozinha, além de vestiários.
A vereadora Simone parabenizou o colega pela indicação, dizendo que a construção da quadra foi protocolada por ela em 2001, mas a obra só começou com a chegada de verbas federais, vindo a ser concluída em 2005, já no governo do prefeito Affonso Monnerat, quando ela já não estava mais na Câmara, e que agora, estando de volta, apóia o pedido do colega vereador.
Posto comunitário de Correios para o Jardim Boa Esperança
Joelson Veiga entrou com indicação aprovada por unanimidade, pedindo a implantação de um Posto Comunitário dos Correios no Jardim Boa Esperança (BNH). Segundo Joelson, o bairro não dispõe de entrega postal domiciliar, sendo necessário que os moradores se desloquem até o centro da cidade para pegar suas correspondências e contas, o que causa um grande transtorno com o pagamento de contas em atraso. Subindo à tribuna, a vereadora Simone apoiou a indicação do colega, dizendo que em pleno ano de 2009, as pessoas ainda tem que sair de casa para pegar a correspondência, o que ela considerou um absurdo.
Joelson pede auxiliar de enfermagem para as creches municipais
Outra indicação de Joelson pede a contratação de auxiliares de enfermagem para as creches Darcília Vieira Jasmim, no Campo Belo e Miguel Arcanjo Erthal, no Caxangá. O vereador e presidente da Câmara justificou, dizendo que nas creches existem crianças muito pequenas, as quais precisam ser constantemente monitoradas por uma profissional de enfermagem, habilitadas a lidar com bebês.
Cobertura Jornalística da Câmara Municipal de Bom Jardim:
Cesar Carvalho (Reportagem) - Juliana Tostes (Fotografia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário