Ivison Spezani
NOVA FRIBURGO (RJ) - Um piano de cauda ao ar livre, na rua, na praça, em cima de um tapete vermelho, músicos e cantores vestidos à caráter, almofadas para quem deseja sentar de forma relaxada no chão e lanternas artesanais distribuídas ao público, comporão o diferencial do cenário do cotidiano transformado em palco e platéia para o deleite de todos. Este é o cenário do Concerto Livre, um evento que visa a difusão e popularização da música erudita e da cultura operística de maneira didática, fazendo com que esta forma de arte seja mais acessível a todos.
Criada a mais de quatro séculos a ópera é uma das mais constantes manifestações da cultura ocidental. Difundiu-se pela Europa e chegou às Américas no final do século XVIII. No Brasil diversas “casas de ópera” foram erguidas e surgiram as “salas de Concerto”. Durante todo o século XIX o
Nos últimos 50 anos o gênero lírico e erudito ganharam enorme popularidade, mas continuam ainda restritos a um público minoritário e o povo, em sua maioria fica privado, desconhecendo a riqueza e a beleza destas formas de manifestação cultural. Trazer a música erudita juntamente com árias selecionadas de grandes óperas para as praças e ambientes naturais do município de Nova Friburgo, possibilita a população um contato direto, lúdico, didático, desmistificador, tornando a música de concerto e a ópera mais próximas, agradáveis, acessíveis ao grande público que, dessa forma deixa de ser privilégio de uns e passa a ser do conhecimento e domínio da maioria.
O evento de abertura do projeto Concerto Livre aconteceu no dia 8 de Agosto de 2009, no gramado do ateliê AUAD, no distrito de São Pedro da Serra, Nova Friburgo-RJ. No próximo sábado, dia 15, o evento ocorrerá na praça Demerval Barbosa, ao lado do centro de turismo, no centro de Nova Friburgo, e dia 16, em Lumiar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário