A partir desta edição, vocês conhecerão um pouco da trajetória de quem está ajudando a transformar o município, buscando seu desenvolvimento, fazendo parte, junto a vocês, bom-jardinenses, da bela história de Bom Jardim. São eles, os Secretários Municipais da Administração Affonso Monnerat e Dr. Paulo Barros.
Luiz Carlos: seu nome é fé e trabalho
O interesse do bom-jardinense, técnico em Contabilidade e secretário de governo há oito meses, Luiz Carlos dos Santos, 42 anos, pela política vem de seis anos atrás, quando resolveu acompanhar e se envolver na vida política do amigo de quase trinta anos, Affonso Monnerat, na época, apenas pré-candidato a Prefeito de Bom Jardim.
Mesmo sem pretensão de trabalhar na prefeitura, já está no segundo mandato da administração Affonso Monnerat. Após um mês e meio de mandato do Prefeito Affonso, Luiz Carlos aceitou o convite para assumir a função de Secretário Geral de Gabinete. Permaneceu no cargo por um ano e saiu para atuar a frente da Secretaria de Obras onde ficou por três anos.
Segundo Luiz Carlos nada foi planejado. “As coisas aconteceram naturalmente e de forma muito rápida. O período em que fiquei como secretário Geral de Gabinete obtive muita experiência, oportunidade de conhecer melhor a prefeitura, as secretarias. Já a Secretaria de Obras foi uma prova de fogo para mim, não é minha área, e eu não estava acostumado a trabalhar com obra”.
Seu início profissional foi no Grupo Erthal, onde trabalhou por 18 anos. Começou na área de conferência de estoque de mercadoria, foi subgerente do Superthal de Bom Jardim, mais tarde teve a oportunidade de gerenciar a loja de Cordeiro, por fim, assumiu a gerência do Superthal de Santo Antônio de Pádua, em 1999. Luiz Carlos considera a experiência no grupo como o período de maior aprendizado em sua vida, fez cursos nas áreas de venda e atendimento direto ao cliente, que o ajuda até hoje, tanto na parte de relacionamento com o funcionário quanto no atendimento ao munícipe.
Em seguida, o atual secretário de Governo adquiriu uma fábrica de artefatos em concreto onde se encontra ainda no comando.
Quando a palavra é dificuldade, Luiz Carlos lembra que já passou por muitas, mas acredita que na vida nada acontece por acaso e que todos os percalços só fazem aumentar a fé e a presença de Deus. Sempre muito ligado à Igreja Católica, hoje é Ministro da Eucaristia, seu trabalho começou há anos, na comunidade do Capivari, onde trabalhava com turmas de catequese.
Filho de Maria Lúcia dos Santos e João dos Santos, Luiz Carlos está casado há quinze anos com Sônia Maria Henriques dos Santos e é pai de João Paulo Henriques dos Santos. É aluno do sexto período de Administração de Empresas, de acordo com ele, “um sonho antigo” que está realizando agora. “Quando terminei contabilidade, em 1986, foi o ano em que entrei no Superthal. Não tive oportunidade, o momento era para me dedicar ao trabalho, não podia optar pelo estudo. Mas agora agarrei a chance e estou quase me formando”.
Quando questionado sobre fatos marcantes que ocorreram durante sua atuação na Prefeitura, o secretário de Governo cita duas situações: o início do governo, em 2005, quando a equipe teve que aprender a trabalhar com dificuldades, e a enchente de 2007, marcada pela união e solidariedade em meio a tanta tristeza.
Hoje, agosto de 2009, Luiz Carlos faz um balanço de sua história na Prefeitura e diz que seu trabalho está voltado a atender o Prefeito e a população, e como secretário de Governo tem buscado dar agilidade a parte burocrática da Prefeitura, intensificou o trabalho no Plano Diretor, principalmente na Lei de Parcelamento do Solo, para atualizar a lei do Município que é de 1972. Outro projeto grande é o do trânsito, que já começou a ser desenvolvido com a expectativa de ser posto em prática no início de 2010.
Apesar de se sentir confortável como secretário de Governo, Luiz Carlos, condiciona seu trabalho à parceria. Mantém um ótimo relacionamento com os secretários, realiza reuniões mensais com todos para trocar ideias, buscar soluções. Quanto à ligação com o Prefeito, o secretário de Governo, diz que a amizade não o impede de ser profissional e expor os problemas ao chefe do Executivo, pois a cobrança é muito grande, o que exige resultados.
Por fim, Luiz Carlos fez um balanço dos quatro anos e oito meses de governo e constatou que a casa está arrumada e agradeceu. “Agora temos mais quatro anos para definir a estrutura do governo, estamos começando a inaugurar várias obras e quando as pessoas pensam que por ser o segundo mandato, a coisa vai ficar parada, não! Pelo contrário, temos vários projetos. O pensamento hoje do governo é manter o equilíbrio financeiro da prefeitura e dar continuidade ao projeto que foi iniciado no ano de 2005. Agradeço a Deus por estar com saúde, estar trabalhando, a minha família, pela compreensão, ao Felipe Erthal, por ter acreditado em mim e ao Prefeito pela oportunidade”.
Foto acima: Luiz Carlos & Família
Nenhum comentário:
Postar um comentário