Ana Amelia Mendes (PMBJ)
No início do expediente de quarta-feira, dia 5 de agosto, os funcionários públicos municipais foram convidados a participar, na garagem do prédio da Prefeitura, de uma palestra onde foram esclarecidas várias dúvidas sobre a gripe H1N1, popularmente conhecida como “gripe suína”.
Inicialmente, Dr. Marcos Célio falou que o vírus da nova gripe já está presente em alguns municípios da região e que alguns cuidados seriam necessários para que essa doença não chegue a Bom Jardim. Em seguida, repassou diversas informações sobre periculosidade, formas de diminuir o risco de contágio e as medidas já tomadas
Segundo o secretário de Saúde, a situação exige cuidados, mas não há motivo para que a população fique exageradamente preocupada. “Existe um protocolo estipulado pelo Ministério da Saúde que estamos seguindo. A população deve estar atenta, principalmente mantendo uma boa higienização das mãos, maçanetas, corrimãos, botões, e evitar viagens e aglomerações. Atualmente não temos nenhum caso suspeito, mas desejamos que a população tenha informação sobre a doença e tome os cuidados devidos”.
Participaram da reunião os secretários de Governo, Luiz Carlos dos Santos, de Obras e Infraestrutura, Thiago Muniz, de Promoção e Assistência Social, Regina Bérgamo, de Meio Ambiente, Jackson Vogas, de Fazenda, Lionísio Heleno Figueira, de Planejamento e Gestão, Fabrício Hoelz.
No dia seguinte, 06 de agosto, o secretário de Saúde, após reunião com diretores de todas as escolas do município, onde foi orientada a prorrogação das férias por mais uma semana, retornando apenas no dia 17, seguindo desta forma, recomendação do governo estadual, seguiu para o Lar para Idosos Frederico Meyer. Além de repetir as informações dadas aos funcionários, Dr. Marcos Célio ressaltou cuidados com os idosos, um dos grupos considerado de risco.
“Essas pessoas são consideradas grupos de maior risco para apresentar complicações da influenza, como a pneumonia, e podem precisar de atenção hospitalar quando adoecem”, disse Dr. Marcos Célio. Segundo o secretário de Saúde, um paciente jovem passa pela gripe sem grandes conseqüências. Mas um idoso, pessoa com baixa imunidade e até crianças podem adquirir complicações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário