sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Projeto Banda Larga chega a Bom Jardim


Município está entre os cinco do estado incluídos em programa de valorização de suas bandas musicais.

Cinco municípios fluminenses irão receber, a partir deste mês de outubro e até o final do ano, nove oficinas do Projeto Banda Larga, de valorização das bandas de música locais. Em Bom Jardim, o projeto acontece nos dias 17 a 22 de outubro, na Casa da Cultura Mario Machado Nicollielo. As bandas Recreio Bonjardinense e União Ribeironense serão beneficiadas. O projeto Banda Larga – Programa de Atualização para Bandas de Música do Estado do Rio de Janeiro – foi idealizado pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e já está em sua terceira edição. As nove oficinas de música acontecem em cinco municípios do estado, considerados polos regionais: Mangaratiba (de 3 a 8/10), Bom Jardim (de 17 a 22/10), Santo Antônio de Pádua (de 7 a 12/11), Valença (de 21 a 26/11) e Campos dos Goytacazes (de 5 a 10/12).
Em 2011, o projeto conta com o patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro, produção da Zucca Produções e consultoria da Associação de Bandas de Música do Estado do Rio de Janeiro (ASBAM RJ), que participa do projeto desde seu primeiro ano. Realização da SEC e da Associação de Amigos da Sala Cecília Meireles, o Banda Larga conta com a supervisão geral de João Guilherme Ripper, diretor da Sala Cecília Meireles, e coordenação pedagógica de Carlos Belém, tendo o objetivo de preservar e valorizar as bandas de música como patrimônio imaterial do estado. O projeto promove cursos gratuitos em áreas consideradas fundamentais ao funcionamento das mesmas, aumentando os conhecimentos musicais, teóricos e práticos, de mestres e instrumentistas.
As oficinas acontecerão de segunda a sexta-feira, com um período do dia destinado a aulas teóricas e outro dedicado à prática de conjunto. Estão programadas também atividades culturais complementares, como apresentações musicais, exibições de vídeos e palestras. No sábado, ao final de cada polo, haverá uma apresentação pública de músicos e professores que participaram do projeto. Neste edição, o Banda Larga oferece uma nova oficina: a de Teoria, Escrita e Leitura Musical. Completam a programação as aulas de Regência e Capacitação Instrumental em seis instrumentos típicos de bandas de música, além de oficina de Manutenção e Reparos em instrumentos de sopro, com técnicas básicas de manutenção e pequenos reparos, visando o prolongamento da vida útil dos mesmos.
Os cursos serão ministrados por Zoya Alves Maia e Glauco Baptista (Teoria, Leitura e Escrita Musical); Marcelo Jardim, Mônica Giardini e Antonio Henrique Seixas (Regência); David Ganc, Mário Seve e Marco Túlio (flauta/flautim); José Freitas, Marcos Passos e Rui Alvim (clarineta e clarone); Marco Túlio e José Rua (saxofone); Leandro Soares (trompete); Antonio Henrique Seixas e Eduardo Guimarães (trombone, tuba e bombardino); Anderson Gomes Xavier e Oscar Bolão (percussão/bateria); e José Vieira Filho e Leonel Lopes Faria (manutenção e reparos). Para melhor aproveitamento das aulas, poderão inscrever-se 25 alunos por oficina, com direito a material didático gratuito: apostila e vídeo-aulas, disponíveis em DVD e no site da SEC. Este material funcionará também como irradiador, além de apoio à transmissão de conhecimento e à capacitação de novos músicos.
As inscrições são gratuitas e poderão ser efetuadas até a véspera do início do projeto em cada município na Secretaria de Cultura do polo escolhido. Em Bom Jardim, as inscrições podem ser feitas até o próximo dia 16, na secretaria municipal de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer (Tecla), à Rua Mozart Cerpa Carvalho 190, centro, telefone (22) 2566-3032 / (22) 2566-2722, e-mail stecla@bol.com.br. Mais informações também no site do Projeto Banda Larga 2011: (www.cultura.rj.gov.br/projeto/banda-larga). 

4º Trilhão vai agitar Trajano de Moraes


         O Secretário de Turismo de Trajano de Moraes, Carlos Alencar Freitas Ramos, popularmente conhecido como Dedé, conforme contato direto esta semana com a redação do JORNAL MAIS BJ, está convidando os trilheiros e amantes desta modalidade esportiva, para o sensacional “4º Trilhão de Trajano de Moraes” no próximo domingo, dia 2 de outubro com início a partir das 8 horas da manhã.

Jornal da Região festejará seu Jubileu de Prata


        Na segunda-feira, 3 de outubro, o JORNAL DA REGIÃO, sem dúvida um dos mais importantes e antigos veículos de comunicação impressa de nossa região, estará festejando seus 25 anos de existência, a partir das 20 horas no Aldeia Hotel Fazenda, em Cantagalo. Desde já, além de nossos agradecimentos ao jornalista Célio Figueiredo e equipe pelo convite, nossas efusivas congratulações.

The Fevers faz baile-show em Nova Friburgo, dia 11


         No dia 11, terça-feira, véspera do feriado nacional consagrado a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do nosso país, acontecerá sensacional baile-show com o renomado conjunto The Fevers (foto), tido como o “Rei dos Bailes do Brasil”. Será no Caledôniaa Montanha Clube a partir das 22 horas e quem desejar mais informações ou obter ingressos, pode manter contato por um dos seguintes telefones: (22) 2522-3150 ou 9829-7450.

Bastidores da Câmara Municipal de Bom Jardim


Nilton presidiu sessão

         Na sessão do último dia 22, quinta-feira, o vereador presidente Jorge Quintes e vereadora Simone Capozi, por motivo de fortes gripes e o vereador Ademyr Gomes Faria, em razão de outros compromissos parlamentares, não puderam comparecer. Com isso, o vice-presidente da Câmara, vereador Nilton Rômulo Benvenuti presidiu a sessão, tendo ao seu lado, Joelson Guedes (na cadeira de vice) e Carlos Gastão como secretário.

Presença registrada

         Em geral, os vereadores ao fazerem uso da tribuna, costumam registrar as presenças de amigos e conhecidos em plenário que comparecem para assistir as sessões. Desta forma, na sessão do último dia 22, o vereador Joelson Guedes registrou com carinho a presença do seu colega contador e empresário em Nova Friburgo, Manoel Ivan, que com sua empresa de alimentação Senutri, presta serviços para algumas indústrias, entre elas a Stam Metalúrgica.
         Já o vereador Gastão, também destacou a presença do seu amigo Manoel Ivan, que por sinal possui belo sitio em Banquete. Indo mais além, o vereador Gastão chegou a mencionar que pretende fazer a indicação de outorga de um título de Cidadão Bom-jardinense para ele.

Pedida reforma do Coreto em Silveira

         O vereador Joaquim Luiz Chevrand entrou com Indicação, aprovada por todos, solicitando a reforma do coreto na localidade de Silveira. Além de estar precisando, há algum tempo desta providência, o vereador Chevrand disse que o coreto ficou um pouco danificado depois da queda de uma árvore no local.

Zé Nilton elogia colégio por sucesso no ENEM e critica mobiliário da Câmara

Em seu pronunciamento na sessão do dia 22, o vereador Zé Nilton, além de parabenizar com muitos comentários elogiosos, enaltecendo os trabalhos, importâncias dos professores e bela conquista do Colégio Estadual João Brasil, de São José do Ribeirão frente ao Enem, ele também se queixou do mobiliário da Câmara, dizendo que o novo assento colocado nas cadeiras dos vereadores, não ficou adequado e confortável.

Preocupação com limpeza do rio e conserto para repetidora de TV

         Na sessão do dia 26 passado, a vereadora Elisabeth H. da Rosa, a Beta, voltou a dizer de sua preocupação com a necessidade de limpeza do rio em Barra Alegre antes da chegada do período das chuvas.
         Aproveitando, a vereadora Beta também solicitou a prefeitura, urgentes reparos para a repetidora de tv daquele distrito, pois os moradores não estão podendo assistir alguns canais há algum tempo por defeito no equipamento.

Abaixo assinado para solicitar a ampliação da ponte em Banquete

         O vereador Gastão disse da tribuna da Câmara na sessão do dia 26, que já possui mais de mil assinaturas, para encaminhar documento ao governador Sérgio Cabral, apresentando solicitação dos moradores e dele também, para ampliação da ponte de Banquete. Ele também agradeceu ao Subsecretário Estadual Affonso, pelo apoio para que as máquinas pudessem fazer a dragagem em Banquete, registrando inclusive que até tem alguns moradores que não entenderam bem a realização deste serviço, que é muito importante e necessário.

Falta ou presença de um “R” que faz diferença!

         Na edição n° 524 desta coluna, na publicação de matéria em que o vereador Nilton Benvenuti solicita a desativação de uma antiga represa localizada próxima ao distrito de São José para evitar maiores riscos de enchentes no 2° distrito, nós, pela falta simplesmente de uma letrinha, o R, acabamos cometendo um erro, embora nem todos tenham percebido.
Ao desejar citar na matéria “compoRta”, escrevemos “compota”. E como mostram as imagens, “Compota é de doce” e “compoRta”, isso sim, é encontrado ou utilizado em represas e barragens.

A Voz do Pastor + Dom Edney Gouvêa Mattoso


Passo a passo o caminho se faz
Caros amigos, estamos em pleno mês de setembro, que tradicionalmente se dedica, no Brasil, à Palavra de Deus. Este ano, a CNBB escolheu o para o estudo de nossas comunidades uma parte do livro do Êxodo: Ex 15,22-18,27; que trata da travessia do Povo de Deus desde o Mar Vermelho até o Monte Sinai.
Neste caminho, vislumbramos, como em um espelho, a vida de nossas comunidades atuais. Em meio às dificuldades de afirmar-se como povo livre e, por conseguinte, responsável pela própria subsistência e organização, o povo reconhece a presença de seu Libertador. Ele se mostra sempre próximo ao povo que Ele mesmo escolheu e guia pelo deserto.
As intervenções do Senhor na vida da gente que caminhou pelo deserto são a prova do cuidado do Criador que quer fazer uma aliança de amor. A cada passo, em cada acontecimento, se fazia o caminho da fidelidade em meio às dificuldades, se percebia que acima de todos os bens materiais que Deus concedia no deserto, estava o dom maior de sua presença divina.
Nossas comunidades de hoje também caminham em meio a tribulações, sejam elas causadas pelas necessidades materiais ou inimigos externos, ou a consequência do egoísmo e pequenez de coração de tantos, que se transformam em um verdadeiro desafio ao crescimento do Reino de Deus.
O lema deste mês da bíblia é “Aproximai-vos do Senhor” (Ex 16,9) e este também, ao meu ver, é o antídoto para os nossos males de itinerantes no deserto do mundo moderno. A proximidade do Senhor estimula a justiça e suscita a partilha fraterna dos bens, desterra os vícios e aumenta a caridade e disponibilidade nos corações.
Como afirma são Paulo a cerca do tema proposto para o estudo: “estes acontecimentos se tornaram símbolos para nós, a fim de não desejarmos coisas más, como eles desejaram” (1Cor 10, 6). Deus quer ajudar-nos no caminho da liberdade, porém a liberdade não está em possuir uma terra própria e não ter senhor, mas radica em uma atitude interior de desapego, responsabilidade e gratidão em relação aos bens que Deus nos dá. Quando aprendermos que muitas das coisas que nos ocupam o pensamento e o coração são contingentes em relação às coisas realmente importantes, como a fidelidade a Deus, o cuidado da família e dos amigos, o desejo de sermos melhores para o serviço dos irmãos; então seremos realmente livres e poderemos entrar na Terra Prometida que Senhor nos preparou.

Dom Edney Gouvêa Mattoso,
Bispo Diocesano de Nova Friburgo

BJ ganha mais um livro sobre sua história e desenvolvimento


Autor Clélio Erthal frisa nesta sua nova obra literária, “A era Affonso Monnerat”

Capa e contra-capa foram ilustradas
com reprodução de pintura a óleo de
Dulce Tardin Erthal,mostrando Bom
Jardim na década de 40.
         Durante a realização do “XXXIII Encontro da Família Erthal”, realizado dia 24 passado no Portal do Vale, o conhecido Dr. Clélio Erthal, juiz aposentado, escritor e historiador, que inclusive já tem importante obra literária publicada sobre Cantagalo, cidade onde nasceu, aproveitou para lançar seu mais novo livro.
Intitulado “Bom Jardim – Breves notas sobre a evolução do município, à luz da História Regional”, este novo livro do Dr. Clélio Erthal em suas quase 200 páginas e editado pela Nitpress. Cantagalense de nascimento, mas afirmando que sempre nutriu e nutre fascínio por Bom Jardim, terra de seu saudoso pai, como inclusive declara na apresentação deste seu novo livro, Clélio Erthal aborda neste seu novo trabalho de pesquisas, relatos e informações, destacando “Antecedentes históricos de Bom Jardim; Início da história regional; As sesmarias e a ocupação do vasto sertão; A grande dispersão; Organização pública da região; O núcleo bom-jardinense durante o Império e mais outros 22 capítulos, apêndices, bibliografia, assim como em duas orelhas da publicação, o Hino de Bom Jardim e sua biografia. Diversas fotos históricas, também ilustram o livro.
No capítulo 26 (páginas 155, 156,  157 e na 158 com um foto reproduzida do JORNAL MAIS de Affonso com todos os atuais vereadores bom-jardinenses), o autor Clélio Erthal escreve sobre o denominou de “A ERA AFFONSO MONNERAT”. Como nem todos os bom-jardinenses, infelizmente poderão ou terão acesso a este belíssimo livro, transcrevemos algumas partes da “Era Affonso Monnerat”, assim descritas por Dr. Clélio Erthal.

“Ao Findar-se o mandato de Celso Freitas Jardim, foi escolhido para sucedê-lo na condução dos destinos bonjardinenses o servidor publico estadual Affonso Henriques Monnerat Alves da Cruz, empossado em janeiro de 2005 perante a Câmara ainda eleita ao tempo do seu antecessor,assim composta: Ademyr Gomes Faria,Carlos Gastão Pinto Carrilho,Edílson Pereira Pinto,Elizabeth Heckert da Rosa,José Cristóvão Raposo dos Santos,José Roque Barrozo, Luiz Antonio Corrêa da Silva,Nilton Rômulo Benvenuti, Simone Cristina Capozi Machado Dutra,Vantuil Marques Chiapini e Virgínia Lúcia Freire de Almeida.
        Apesar de não ter, até então muita militância na política local, Afonso Monnerat (como ficou conhecido) acabou se impondo como o maior líder do reduto nos últimos quarenta anos, mais até que Benedicto Coube.
(...)
Mas a grande aceleração do novo crescimento bonjardinense ocorreu, sem dúvida no governo de Affonso Monnerat. Provido de idéias novas e alicerçado no trabalho de eficientes auxiliares e no apoio de políticos estaduais de expressão que pretendiam fazer lastro na área, ele logrou resultados altamente positivos, tanto na esfera material como na intelectual da vida comunitária do município. Além de dar continuidade às boas iniciativas dos antecessores, prestigiou as empresas existentes e abriu porta a investimentos externos de grande vulto,realizando obras de reconhecido mérito em prol da cultura e do bem-estar da população. E nesse desiderato, não só beneficiou os habitantes da cidade como também os da zona rural, incentivando sua economia e debelando o novo e assustador êxodo deles na busca de outros horizontes.
        Por isso, ao terminar o mandato, em 2009, logrou reeleger-se, numa operação inédita na história de Bom Jardim, deixando seu nome marcado nos anais do município como o primeiro prefeito a conseguir tamanho galardão. Com Affonso, nesse novo mandato, foi eleita a seguinte Câmara de vereadores: Ademyr Gomes Faria, Carlos Gastão Pinto Carrilho, Elizabeth Heckert da Rosa, Joaquim Luiz Chevrand Neto, Joelson Guedes Veiga, Jorge Luiz Delduque Quintes, José Nilton Pereira Pinto, Nilton Rômulo Benvenuti e Simone Cristina Machado Dutra.
         Dentre as obras realizadas (ou ainda programadas) pelo prefeito no decorrer dos dois mandatos, merecem destaque: a construção do ginásio poliesportivo Edgar Erthal, com capacidade para mil pessoas comodamente sentadas, junto ao campo de futebol do São Miguel F.C.; o galpão cultural, na antiga usina de Luiz Corrêa, especialmente recuperado para abrigar o acervo histórico (Pró Memória) do município e servir a várias atividades infanto-juvenis, como festas folclóricas ,exibições teatrais e encontros educativos; a pavimentação da rua Alcides Neves, em Banquete; o asfaltamento da ponte “Maravilha” sobre o rio Grande, com calçadas laterais para facilitar o trânsito de pedestres; e a recuperação predial do antigo cinema, de tão gloriosa memória, para servir de palco a conferências, celebrações cívicas e eventos de alta significação sócio-cultural.
        Na zona rural, onde também se fizeram obras pontuais de menor vulto (como reparação de estradas vicinais e de escolas municipais), os investimentos mais notórios ocorreram através de parceria da Prefeitura com a iniciativa privada e depois também com agentes do governo estadual. Barra Alegre, por exemplo, o bucólico recanto da Pedra Aguda e que antes só conhecia atividades fabris ligadas ao café, foi particularmente beneficiado com essa política. Graças à atuação de Marcos Tadeu Erthal, dali oriundo e atualmente exercendo o cargo de Secretário de Agricultura e Desenvolvimento, instalaram-se no reduto várias empresas de grande porte, como a Plastseven, a CBS Elos e a Kora Rio, transformando-o em próspero distrito industrial.
       E no terreno das concessões estaduais, a iniciativa mais arrojada ( que embora não seja obra do governo municipal dele teve o beneplácito e serviu também para marcar a gestão), foi a barragem do rio Grande, construída na ponte Berçot para produzir, já em território cordeirense, 30 MW de energia na Usina Santa Rosa, em cuja direção as águas represadas em Bom Jardim são conduzidas através de um largo túnel inclinado sob a serra, merecendo referência, ainda, outra hidrelétrica de menor porte edificada pouco acima, no lugar conhecido como Santo Antônio.
(...)
O que mais conforta é saber que, a par desse sensível progresso material, a Prefeitura não se esqueceu do desenvolvimento cultural. Além das obras acima mencionadas, cuidou também de abrir novas fronteiras no campo pedagógico,como  a Escola Municipal Amanda Farias de Almeida (financiada pela PCH Santa Rosa), equipada com as mais modernas técnicas ambientais, em Banquete; o Centro de Vocação Tecnológico, na sede; e a Escola Agrícola denominada Centro Familiar de Formação por Alternância Vieira Batista, na comunidade de Santo Antonio,feita e mantida em parceria com o Instituto Belga-Nova Friburgo (Ibelga)
         Por tais conquistas, e também pela indisfarçável liderança política que vem exercendo na região, Affonso Monnerat, que já havia se destacado no conclave realizado pela Associação Estadual dos Municípios, quando se comemorou o 116º aniversário da emancipação, acabou sendo eleito presidente da Associação dos Municípios do Interior do Rio de Janeiro e reeleito prefeito de Bom Jardim”.       

23º Encontro da Família foi realizado no Portal do Vale


         Como era esperado, se constituiu em mais um grande sucesso o “XXXIII Encontro da Família Erthal”, ocorrido no último dia 24, sábado, no Portal do Vale. A festa deste ano, sob a presidência da dedicada Caroline Maria Monnerat Erthal, com apoio de comissão composta por Sheila, Suzana, Maria Eugênia e Pedro Elias, voltou a reunir expressiva quantidade de parentes, alguns dos quais vindos de longe e até, outros, pela primeira vez comparecendo ao evento, como foi o caso de um animado grupo de Volta Redonda, composto por Natália, Neiva, Cacau, Sonia, Natália, Neiva, Izali, Odir, Fátima, Tiãozinho, Neli e Ismael. “Gostamos muito da festa da família Erthal, que também faz parte da família Wermellinger e para nós de Volta Redonda, foi uma honra e um privilégio estar ai com todos, aos quais enviamos abraços com carinho”. Assim, acaba de declarar à nossa reportagem via e-mail, a simpática e encantadora Neiva Carvalho, em nome dos demais voltaredondenses que compareceram ao Encontro.

         Depois da abertura oficial, por volta das 11 horas e celebração da palavra em seguida com presente do frei Gelson, houve reunião do conselheiro da Associação João Erthal, farto e delicioso almoço, música ao vivo com Renato Tito & Raphael Chiapini, sorteios de diversos brindes e realização de divertido bingo, com ótimos prêmios incluindo até uma passagem aérea com acompanhante, para Buenos Aires, a bela capital da Argentina. Para presidir o XXXIV a ser realizado em outubro do ano que vem, foi escolhida a conhecida Adélia Erthal, que contará a exemplo da Caroline, com animada diretoria para realização da festa em 2012.
Em meio a programação dos adultos, que incluiu também o lançamento do mais novo livro do Dr. Clério Erthal (reportagem a parte), foram realizadas também atividades para as crianças, com funcionamento de recreações e brinquedos como pula-pula, escorrego e outros.

Festival de vídeos de animação será realizado em Bom Jardim


O Teatro Municipal do Galpão Cultural Margarete de Jesus Silva vai sediar no próximo dia 28 de outubro, quando se comemora o “Dia Internacional da Animação”, mais uma importante mostra do cinema de animação produzido no Brasil e no mundo. Nesse dia, Bom Jardim será novamente um dos cerca de 400 municípios que participará da exibição desse tipo de arte. O evento principal contará com uma mostra nacional e outra internacional, ambas com cerca de uma hora de duração.
Realizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), o festival, que  tem entrada franca e é sem fins lucrativos, está na sua oitava edição, conquistando, a cada ano, maior visibilidade e parceiros em diversos municípios brasileiros. A mostra oficial de curtas-metragens de animação é realizada no dia 28 de outubro, às 19h30, simultaneamente em todas as cidades participantes. Além da mostra principal, haverá duas outras: uma mostra paralela, com filmes voltados para o público infantil e realizada no período diurno, e uma mostra local, com filmes de artista da região.
Segundo informações colhidas no site Portal Bom Jardim (www.portalbomjardim.blogspot.com), a mostra infantil já tem algumas sessões confirmadas, podendo ser criadas outras, caso escolas se interessem em agendar horários. No dia 26, a sessão será às 9h e nos dias 27 e 28, às 14h. Mais informações no site da ABCA (www.abca.org.br). 

Curso de Práticas Forenses teve festa de encerramento


Presença do Prefeito, entrega de Certificados e jantar marcaram o final do curso
        
         Na tarde/noite da última terça-feira, dia 27, foi encerrado no auditório da Casa da Cultura de Bom Jardim, o “Curso de Prática Trabalhista Forense, 2º Módulo”, que teve inicio no dia 9 de agosto, com apoio da Prefeitura de Bom Jardim e coordenação pedagógica do admirado Juiz de Trabalho de nossa região, Dr. Derly Mauro da Silva.
         Assim como na abertura, também no encerramento na última terça-feira, o prefeito de Bom Jardim Paulo Barros esteve presente, prestigiando o acontecimento e uma vez mais, se congratulou com o magistrado, enfatizando de novo, a admirável atitude dele sair de seu gabinete para passar orientações e ensinamentos aos participantes, neste caso, advogados, estagiários, contadores, empresários na figura do empregador, funcionários de diversas firmas de Bom Jardim e Cordeiro, assim como também alguns servidores da Prefeitura e Câmara Municipal.
         O juiz e coordenador deste curso, Dr. Derly Mauro, em meio as suas abalizadas palavras, registrou agradecimentos, marcando por alguns momentos de emoção, passou um pouco mais de sua admirável visão em prol dos direitos trabalhistas e sobretudo, a forma sempre muito elogiada, de desenvolver este trabalho importante em prol da sociedade.
         Após sua palestra e formalizando o encerramento de tal curso, que teve também co-participações diretas dos conhecidos advogados bom-jardinenses Drs. Jano Strauss, Alexandre Bianco e Márcio Marques, foi realizada as entregas dos certificados de participações. Ainda por conta do encerramento, em clima de bastante descontração, foram promovidos para os presentes, sorteios de pacotes do Café Bonjardinense ofertados pelo empresário Everardo Erthal, assim como um vale-compras de R$ 100,00 das Lojas Sanglar, passado pelo empresário Luiz Antonio e também, o presente mais aguardado da noite, que foi um final de semana no conceituado Hotel Fazenda da Gamela, em Cantagalo, que saiu para a felizarda participante Manuela. Depois, a maioria dos que tomaram parte deste curso e compareceram em seu encerramento, se dirigiram para um maravilhoso coquetel & jantar de confraternização,no lindo sitio do Dr. Jano, próximo à Casa da Bênção, na rodovia Bom Jardim Nova Friburgo, inclusive com música ao vivo da melhor qualidade a cargo de Tony Barreto.

Informativo da Prefeitura Municipal de Bom Jardim

Secretaria de Saúde discute doenças sexualmente transmissíveis

350 adolescentes levantaram dúvidas e questionamentos acerca do tema

Por Ana Amelia Mendes

Nos dias 1º, 2 e 5 de setembro, a prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria de Saúde em parceria com o Projeto Saúde e Prevenção na Escola, promoveu no Ciep 322 Mozart Cunha Guimarães, palestras sobre hepatites virais, doenças sexualmente transmissíveis (DST) e Aids para cerca de 350 alunos adolescentes. As palestras visaram à prevenção e orientação sobre as doenças e foram ministradas pelo coordenador das unidades do Programa Saúde da Família, Dr. Carlos Henrique Consendey, a psicóloga Adriana, a nutricionista Julia, e a fonoaudióloga Cinara, da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

Peça com jovens atores encanta público bom-jardinense

Teatro desperta alegria da plateia

Por Ana Amelia Mendes

No último fim de semana, dias 24 e 25, o Galpão Cultural Margaret de Jesus Silva com apoio cultural da Prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria de Cultura, foi o palco das apresentações da peça teatral O Riso Nosso de Cada Dia, do grupo O Teatro de Equipe Nóis da Casa. Os espetáculos foram exibidos no sábado, às 20h, e no domingo, às 18h, para um público bem diversificado e animado.
Sob direção de Nobel Medeiros e supervisão cênica de Luis Carlos Cavalcanti, o elenco, composto por cinco atores, Carlos Lyebert, Lisandra Barbosa, Marcello Volut, Sabrina Carvalho, Thainá Moraes, trataram no palco de temas sérios e complexos como política, economia, vida humana, porém abordados de forma mais sarcástica, com alegria, descontração e muita comédia. Todos os textos apresentados são de autoria também de Nobel Medeiros.
Fazendo a diversão do público presente, que soltou gargalhadas, os atores, um grupo de estudantes que acabaram de concluir um curso de teatro, demonstraram grande paixão pela arte do teatro e vontade de aprender cada vez mais, e por isso, foram aplaudidos de pé nas duas apresentações.

Secretaria de Saúde alerta sobre os cuidados com a boca

Profissionais realizam palestras para alunos do Ciep 322

Por Ana Amelia Mendes

No dia 19 de setembro, visando à prevenção e orientação sobre saúde bucal, a prefeitura de Bom Jardim, através da equipe de Odontologia da secretaria municipal de Saúde, realizou no Ciep 322 Mozart Cunha Guimarães, palestra e exibição de vídeo sobre o tema aos alunos da unidade escolas.
O evento foi promovido pelas Técnicas em Saúde Bucal, Tatiane de Sá, Viviane Daudt, Eliana Rosa; pelas Auxiliares em Saúde Bucal, Tatiely Neto, Priscila Abreu, Vildilene Pacheco, Alcione; e pela Cirurgiã Dentista, Dra. Maysa Monnerat de Lemos, integrantes do serviço odontológico municipal.
Os profissionais discutiram higiene bucal com os alunos, como técnicas corretas de escovação, uso do fio dental e as possíveis doenças acarretadas por falta destes como gengivite, doença periodontal e cárie, assim como problemas como a disfunção da ATM (Articulação Temporo Mandibular) por má postura no sono, ao assistir aulas, entre outras causas.
Os coordenadores de Odontologia aproveitaram o momento e agradeceram a parcria existente entre a coordenação e o colégio: “A coordenação em saúde bucal agradece ao diretor do CIEP 322, José Alcides e equipe pelo apoio dado aos profissionais de odontologia para realizações de cursos, atividades preventivas e palestras, assim como pela manutenção de um ambulatório dentro de sua unidade física, entendendo que a saúde começa pela boca, com ações contínuas em saúde”, frisaram Dr. Carlos Alberto Spitz e Dra. Maysa Monnerat.

Creche Municipal de Bom Jardim comemora chegada da Primavera

Por Ana Amelia Mendes

Para comemorar a entrada da nova estação, a Creche Municipal Darcília Vieira Jasmim, localizada no bairro São Miguel, promoveu a Festa da Primavera no dia 23 de setembro, às 18h. Além da presença de toda a equipe da creche, o evento contou com a participação do prefeito Paulo Barros, da primeira dama Maria Lydia, do ex-prefeito e atual subsecretário de Estado da Região Serrana, Affonso Monnerat, da secretária de Educação interina, Micheline de Almeida, do vereador Zé Nilton e secretários municipais.
Na presença de pais e alunos, a diretora da unidade escolar, Maria Valma Verly Pereira, abriu a solenidade enfatizando que a dedicação da equipe é a mola mestra para o trabalho ali realizado e contando sobre a importância de Darcília Vieira Jasmim para a comunidade. “Todo trabalho aqui realizado é fruto de muita dedicação de toda equipe, fator fundamental para que nossas crianças estejam em um ambiente seguro, confortável e propício para que desenvolvam suas atividades. Quanto ao nome da creche é um reconhecimento do trabalho solidário realizado na comunidade de São Miguel feito por Dona Darcília (Vieira Jasmim), disse a diretora.
Em seguida, a nutricionista da unidade escolar, Márcia Rodrigues, frisou a qualidade da obra realizada pela administração Affonso Monnerat e Paulo Barros. “Temos hoje uma creche de primeiro mundo, com material humano maravilhoso, uma equipe competente, além da participação efetiva dos pais que acompanham nosso trabalho de perto e isso só pode trazer sucesso ao que é desenvolvido aqui, no seu dia a dia”, contou Márcia.
Já a secretária de Educação interina, Micheline de Almeida, agradeceu a dedicação da equipe e acrescentou: “A creche é a porta de entrada, recebe os alunos na mais tenra idade, então o trabalho que aqui é feito e for feito, vamos ver em todo o tempo que os alunos estiverem sob nossa responsabilidade. Agradeço a confiança dos pais no trabalho da secretaria e no dessa equipe da creche. Estamos muito felizes pelo espaço que já funciona muito bem”.
Dando prosseguimento ao evento, o vereador Zé Nilton enalteceu o trabalho desde a construção do prédio ao executado pela equipe multidisciplinar da Creche Municipal darcília Vieira Jasmim. “Parabenizo quem idealizou e realizou a obra, à equipe que trabalha diretamente com essas crianças, pois é um sacerdócio que todos nós devemos reconhecer, ainda mais como é feito o trabalho, com carinho e dedicação. Mais uma obra inaugurada, o que faz com que eu diga novamente que a história de Bom Jardim vai ficar com um marco que é antes e depois da administração de Affonso Monnerat e Paulo Barros”, concluiu o vereador Zé Nilton.
Com 96 crianças, a creche recebe crianças de um a três anos de idade, funciona em tempo integral e tem acompanhamento não só nutricional, mas médico e profissionais de capacitação específica, o que garante qualidade no atendimento e eficácia no trabalho.
Para o prefeito Paulo Barros, a educação em Bom Jardim fará a diferença no estado do Rio de Janeiro. “O que é bom dessa creche é vê-la funcionando. Dá um orgulho de dirigir um município onde vemos a participação dos funcionários como vemos aqui, os alunos felizes, comendo, brincando, dormindo e aprendendo, saber que os pais podem trabalhar tranqüilos porque aqui deixam seus filhos que serão bem cuidados. Aqui se faz um trabalho extremamente digno o que nos força a trabalhar mais ainda em prol da educação que é prioridade em nosso governo. Se não educarmos direito nossa população, não teremos o Brasil que queremos no futuro”, e ainda completou: “essa creche foi inaugurada por mim em 1996 e quis fazer uma homenagem à tia Darcília (Vieira Jasmim) por sua importância na comunidade de São Miguel”. 
Finalizando os discursos, o ex-prefeito e atual subsecretário de Estado da Região Serrana, Affonso Monnerat, ressaltou a importância da educação para a administração. “O nosso projeto, quando eu e Paulo assumimos a prefeitura, foi tentar mudar a concepção e mentalidade da população de Bom Jardim, para que nunca mais voltemos a ver um município negro, onde as coisas não eram claras, as dificuldades imperavam nas coisas mais simples. Nós começamos esse trabalho paulatinamente, pois a educação sempre foi nosso carro-chefe. Mas não se constrói uma educação de um dia para o outro, tem obra física, melhoria da merenda, qualificação dos professores e um fator mais importante para que possa ser cobrado do profissional um bom trabalho, que é pagar os salários em dia, as obrigações trabalhistas. E nosso governo se preocupou com tudo isso para que a criança bom-jardinense tenha um futuro melhor e não só no centro, mas também nos outros distritos”, e emocionado concluiu: “A entrega da creche é um grande ato de amor com Bom Jardim”.
Após a solenidade, os convidados e a criançada assistiram à exibição de um filme produzido pela própria equipe e, em seguida, a uma apresentação teatral com as crianças do maternal, que deram um show de carisma e encantamento.
A Festa da Primavera acabou com muita fruta, suco e comida para os presentes, como os secretários de governo, Luiz Carlos dos Santos; de Gabinete, Amanda Pereira; de Projetos Especiais, Carla Dutra; de Promoção e Assistência Social, Regina Bérgamo; de Planejamento e Gestão Municipal, Fabrício Hoelz; de Obras e Infraestrutura, Thiago Muniz; de Defesa Civil, Romildo André; e o Presidente da Comissão de Licitações e Compras, Guilherme Mululo.
Parabéns à equipe da Creche Municipal Darcília Vieira Jasmim: Dra. Márcia Rodrigues Costa (nutricionista), Dr. Sérgio Vieira de Barros (pediatra), Maria Valma Verly Pereira (diretora), Ana Maria Sertã de Onofre, Angélica da Silva Velozo, Bethania Silveira Cabral, Claudia Helena Lopes de Almeida Evangelista, Jaqueline Lach Wermeling Pires
Juliese Wermelinger, Monique Martins de Souza André, Marília Formiga Teixeira dos Santos, Natalia de Jesus Corrêa, Renata Salotto Marchetti, Tânia Maria de Garcia M. Costa Cabral, Valdilene Marques da Fonseca, Vanda Maria de Carvalho Carlos, Maria Celma Elias, Maria de Fátima Borbas Tardim, Marilda Pinheiro, Regina Carvalho de Sá, Sandra Maria Ribeiro de Almeida, Orzânia Gonçalves de Jesus, Rosania Amélia Pinto Parreira, Ana Cristina L. de Almeida, Emília Izabel F. Moreira, Gisely Lopes de Moraes dos Reis, Juliana Siqueira Ribeiro, Luana Duarte da Rosa, Luciana Pinheiro de Moura, Lucimar Teixeira Pinho Cruz, Renata da Rosa Mello de Jesus, Deusa Maria Gonçalves Neves, Izabel Martins da Silva, Ana Maria Lopes Wernech, Aparecida Martins da Silva, Cirléia Fausto Gomes, Cristina Francisca de Aguiar, Eliane da Silva
Estela Fontoura Faccine, Graziela Schott Paes, Hérica Monteiro de Almeida da Silva, Izabel Alves de Castro, Katiane Conceição, Luciene Batista da Silva Dorneles, Luiz Magno Pinto, Maria Cirley Pereira, Maria Francisca da Costa, Paola Pinheiro do Nascimento, Rosângela Garcia da Silva, Tatiane Fagundes Werneck Medeiros, Therezinha Aparecida Olival de Jesus, Chevrand Gomes Wellimen, José Vagno da Silva e Raphaela Lopes Werneck.

Congresso Nacional de Educação movimenta Colégio Santo Agostinho em Bom Jardim


Evento terá inúmeras palestras com profissionais de educação, de grande importância para a área educacional do município e região.

Nos próximos dias 22 e 23 de outubro, sábado e domingo, estará acontecendo no Bom Jardim Maravilha Clube, o “Congresso Nacional de Educação”, evento realizado pelo Colégio Santo Agostinho, com o apoio da Associação Nacional das Escolas Católicas do Brasil (ANEC), do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Rio de Janeiro (Sinepe-RJ) e da Prefeitura Municipal de Bom Jardim. O congresso tem por objetivo de promover o desenvolvimento da educação no Estado do Rio de Janeiro, bem como fomentar ações para a capacitação e treinamento dos profissionais da área, Além de apresentar novas ferramentas e tecnologias, novos processos, formas de comportamento, interdisciplinaridade e etc, entre os temas propostos pelo Congresso e, como todo esse conteúdo pode ser usado a favor de um ensino competente e profissional.
A programação se inicia no sábado, dia 22, às 8h30, com a abertura oficial pelo presidente do congresso, Frei Jurandir Silveira, logo em seguida começam as palestras na seguinte ordem: 9h – “Sala de Aula: Indisciplina e suas Implicações” (um olhar diferente sobre a questão da disciplina e dos valores), com Evaldo José Palatiski da Rádio CBN e Colégio Sto. Agostinho – Rio; às 10h30, palestra sobre “Bullying: Como Lidar com as Brincadeiras que Machucam a Alma” (como lidar com os valentões e suas vítimas, como lidar com o bullying na escola), com Hamilton Werneck, pedagogo, pós-graduado em educação e professor para o ensino superior, de Nova Friburgo; às 14h, palestra “Como Vai a Saúde do Professor” (carga horária insuportável, alimentação irregular, estresse x cuidados médicos), com o Prof. Wanderley Quêdas, da ANEC, Rio de Janeiro; às 16h3, palestra sobre “A Escola e as Novas Tecnologias” (transformando as práticas pedagógicas com o poder das tecnologias, a utilização inovadora das tecnologias na educação), com Remy Cordeiro Rosa – diretor da EDUTEC, Rio de Janeiro; às 20h, palestra “Reconstruir a Autoridade sem Autoritarismo” (a ideia de autoridade esfacelou-se, o que fazer? A inserção da autoridade que nem sempre vem da família).
No domingo, 23, às 8h30, palestra “As Ferramentas do Sucesso de uma Escola” (escola de qualidade: um direito e um dever, o desafio urgente da qualidade de ensino), com Prof. Tarcísio Basílio, de Curitiba; às 9h30, palestra “A Magia   da  Leitura” (o professor e sua relação com a leitura e a biblioteca, a literatura ampliando o conhecimento de mundo, o que fazer para tornar a biblioteca um espaço vivo, o que fazer para ensinar nossas crianças a ler mais e melhor), com o Prof. Cláudio Valente - professor de Literatura e poeta, da ANEC, Rio de Janeiro; às 11h, palestra “Sucesso Profissional: Professor Motivado, Aluno Aplicado” (quais os segredos do sucesso de um professor, o personagem  professor em sala de aula, planejamento: indispensável para desempenhar um bom trabalho e evitar a indisciplina, sala de aula: problemas  de indisciplina e possíveis soluções), com Dr. Júlio César, da Abrace SP/Essencial Cursos; às 14h, palestra “Educar: Uma  Nobre Missão em Tempos Complicados” (conflitos familiares e sua influência na escola, família e escola: parceria necessária, a importância da integração  escola, aluno e família), com Ceri  Amaral – Consultora Educacional e Diretora do Instituto de Gestão Educacional Signorelli, e às 15h30, palestra “Valores: Questão Fundamental Dentro e Fora da Escola (compromisso dos educadores: pautar a educação em valores éticos e morais, a família, a escola e a transmissão de valores), com Dr. Júlio César, da Abrace SP/Essencial Cursos.
As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas. Os inscritos irão receber no ato da inscrição pasta, catálogo do congresso, caneta, crachá, camiseta personalizada e brinde dos 40 anos do Colégio Santo Agostinho. Mais informações pelo telefone (22) 2566-2788 ou pelo e-mail contato@colegiosantoagostinho.net

Secretaria municipal de Educação convoca professores para congresso em Bom Jardim


A secretaria municipal de Educação (SME) de Bom Jardim está convocando todos os seus professores, independente da função, concursado ou não, para participar do “Congresso Nacional de Educação”, a ser promovido pelo Colégio Santo Agostinho nos  dias 22 e 23 deste mês de outubro. O tema norteador do congresso é “O profissional da educação e a qualidade de ensino”. Em virtude de parceria firmada entre o CSA e a municipalidade, os professores estão isentos da taxa de inscrição, no valor de R$ 180.
De acordo com a convocação da SME, os dias 22/10, sábado (das 8h30 até o fim da palestra iniciada às 20h) e 23/10, domingo (das 8h até o fim da palestra iniciada às 15h30) serão computados como dias letivos no calendário escolar 2011. O evento será realizado no Bom Jardim Maravilha Clube.

Tributo a Marino Pinto lotou o teatro do Galpão Cultural


A homenagem ao saudoso compositor bom-jardinense Marino Pinto (foto), autor de várias melodias de projeção nacional na MPB, lotou o auditório do Teatro Municipal, localizado nas instalações do Galpão Cultural Margarete de Jesus Silva, no último dia 23, sexta-feira. Na oportunidade, o Coral de Bom Jardim cantou “Estrela do Mar”, de autoria do compositor, dentro do evento intitulado “Tributo a Marino Pinto”. A narração do espetáculo esteve a cargo de Marisa Maia, da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer (Stecla) e a percussão foi executada por Jouber Alves. O vídeo da apresentação pode ainda ser conferido no Youtube, através do link http://www.youtube.com/watch?v=bIazFFs7pkk&feature=player_embedded

Veículos da PM poderão ser doados a municípios


A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), sob a presidência do deputado Paulo Melo (foto), especialíssimo amigo de Bom Jardim, aprovou na última terça-feira, dia 27, em discussão única, o projeto de lei 859/11, que autoriza o Poder Executivo a doar veículos da antiga frota de viaturas da Polícia Militar do Estado do Rio (PEMERJ) a municípios localizados no estado. A proposta foi aprovada com quatro emendas parlamentares. Elas acrescentaram a possibilidade de que os carros sejam utilizados também pelo controle de trânsito – além dos já previstos Guardas Municipais e Defesa Civil -, e criaram a necessidade de que o Governo envie à Alerj relação de municípios contemplados e número de viaturas.
A proposta, do próprio Poder Executivo, estabelece que os veículos sejam doados descaracterizados. O Poder Executivo convocará os municípios a manifestar seu interesse em receber os veículos. A escolha será feita a partir de análise da necessidade de cada um. O texto será enviado ao governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias úteis para vetá-lo ou sancioná-lo. 

Festa do Cavalo movimenta Rural Park em São José do Ribeirão


                
Começa nesta sexta-feira, 30 de setembro e vai até domingo, 2 de outubro, a sensacional “Festa do Cavalo”, que acontece no Rural Park, em São José do Ribeirão. A programação do evento abre na sexta, com Show Gospel, contando com a apresentação de Jaison Santos e Ministério Um Novo Tempo. No sábado, dia 1º, às 11h, Cavalgada, seguida das apresentações de Swing do Forró (17h), Cissa Rego e Marcos Vinícios I21h), encerrando com a JR Banda Show.
                Já no domingo, dia 2, às 10h, haverá Concurso de Marcha (Mirim, Mangalarga Marchador, Mangalarga Paulista, Marcha Picada, Muares, Campolina, Mestiços). Os participantes concorrerão a sorteios de brindes, premiação em dinheiro, troféus e um super prêmio para o campeão dos campeões. O evento será encerrado com a apresentação às 18h, de Antonio Valério, o Rei do Baião. Haverá vendas de camisas do evento, com direito no local, com direito a almoço.
                A Festa do Cavalo tem o apoios de Ramão Beltrão, Paulo Hummel, Show do Pedro Osmar; dos Haras Relíquia, Chão Molhado, Kailua, Areal e JPH; das empresas Bom Gás, Lopes Pneus, Brasil Auto Peças, Eller Presentes Íntimos, Grande Pedras, Portela Pedras e Pavimentações Mercado e Açougue Terra Brava, Comercial Friburguense, Serralheira Balbi, Açougue Amigos Pequeninos, Plano SAF, Moda Show Roupas, Souzagro, Celim Materiais de Construção, Padaria Nonna Carmela, Farmácia Dose Certa, Maclin Materiais de Construção, Mano’s Esquadria e Vidraçaria, Luca’s K Moto Peças, JORNAL MAIS BOM JARDIM, Divulgasom e Good Web.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

“Tempo de Delicadeza” leva músicas de Chico Buarque ao Galpão Cultural


Numa realização da secretaria municipal de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer (Tecla), o Galpão Cultural Margaret de Jesus Silva, no centro de Bom Jardim, vai apresentar neste próximo sábado, dia 1º de outubro, a partir das 20h, o show musical “Tempo de Delicadeza”, com Thiago Guzo e sua banda. A entrada para o evento é totalmente gratuita, sendo o espetáculo recomendado para todas as idades. No repertório do artista estão músicas de Chico Buarque de Hollanda, como Todo sentimento, Cotidiano, As vitrines, Eu te amo, Choro bandido, Retrato em branco e preto, Sabiá, Meu guri, Cecilia, Beatriz, A Rita, Carolina, Apesar de você e outras.
O evento é produzido pelo GAMA (Grupo Arte, Movimento e Ação), de Nova Friburgo e conta com a seguinte ficha técnica:  Thiago Guzo (piano, voz, violão), Jouber Alves (bateria), Ozias Gonçalves (contrabaixo), Jonathan Lima (violoncelo, guitarra), Raphael Veronose (direção musical), Chico Figueiredo (ambientação cênica) e Julio Cesar Saebra Cavalcanti-Juburu (direção geral).

Biblioteca municipal completa 70 anos de existência


Neste mês de outubro, a Biblioteca Pública Municipal João XXIII, localizada na Casa da Cultura de Bom Jardim, está completando 70 anos de criação. Haverá comemoração ao longo de todo o mês, começando já pelo próximo sábado, 1º de outubro, com uma sessão especial de Contação de Histórias, com a participação especial dos palhaços Sucata, Abelhito e Tipiapá.
O evento, que começa às 15h,  é gratuito e para todas as idades. Nesta ocasião, também serão apresentados os resultados da Oficina de Teatro com Bonecos. Além disso, todas as pessoas que frequentarem a biblioteca neste mês estarão concorrendo ao sorteio de um livro. Confira na foto os personagens da "Família Pimentel"  e convidados!

Novo livro sobre Bom Jardim é lançado

        “Bom Jardim – Breves notas sobre a evolução do município, à luz da História Regional”. Este é o mais novo livro sobre BJ que foi lançado no sábado passado, 24, pelo ex-juiz de Direito, escritor e historiador Dr. Clélio Erthal. Mais informações na próxima edição impressa e aqui no blog do jornal.
BOM JARDIM
Breves notas sobre a evolução do município, à luz da História Regional
Autor(es): Clélio Erthal
HISTÓRIA REGIONAL
Páginas: 192
Acabamento: Brochura
Peso: 0,35 Kg
Edição: 1ª
Idioma: Português
Ano: 2011

Preço: R$ 35,00 

Vereadores parabenizam o Colégio João Brasil pelo sucesso no ENEM e entregam Moção


         Por encaminhamento do vereador e legítimo representante do 2° distrito, Nilton Rômulo Benvenuti a Câmara de Bom Jardim prestou justa e merecida homenagem ao Colégio Estadual Professor João Brasil, pelo 4º lugar alcançado no ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio), o que causou grande repercussão em todo o município de Bom Jardim, quanto na região e até no estado, uma vez que o jornal Extra, conforme mostrou também o JORNAL MAIS BJ na edição passada, enfocou de forma relevante o destaque, sobretudo em razão daquela enchente que afetou também aquele distrito bom-jardinense em janeiro deste ano.
A exceção da vereadora Elisabeth, que na sessão do dia 22 não fez uso da tribuna, todos os demais vereadores presentes na oportunidade, como o presidente Nilton, Joelson, Zé Nilton, Luiz Chevrand e Gastão, parabenizaram entusiasticamente o Colégio Estadual João Brasil, do distrito de São José do Ribeirão, por seu esplêndido desempenho e destaque no ENEM 2010, elevando também o nome de Bom Jardim no cenário da educação regional, estadual e nacional.
Após a sessão, o vereador Nilton fez entrega da “Moção de Congratulações” a diretora do Colégio Estadual Professor João Brasil, profª Denise, que em seguida, fazendo uso da palavra, agradeceu aos vereadores, a Câmara e a todos do seu colégio, dividindo com todos, professores, funcionários, equipe de apóio e principalmente os estudantes, as honras e alegrias desta grande conquista e importante reconhecimento. Acompanhando a diretora Denise, estiveram com ela presente na Câmara, a professora Joelma Spezani de Barros Vasconcellos e a coordenadora de turma, Nelina Alves Rodrigues.

Dr. Raphael Chiapini recebe carteira da OAB-RJ


         No dia 12 passado, mais uma alegria toda especial para o admirado advogado e professor universitário, ex-vereador e figura bastante conhecida de Bom Jardim, Dr. Vantuil Marques Chiapini. É que seu jovem filho Raphael Lima Chiapini, recebeu naquela oportunidade a Carteira da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em solenidade realizada da OAB-Rio de Janeiro. A satisfação do Vantuil se torna ainda maior, porque além do orgulho de um filho maravilhoso, ele teve a felicidade, na ocasião pela Universidade, de ter sido professor dele em cinco cadeiras. Parabéns, desde forma, ao jovem Dr. Raphael, bem como ao seu pai Vantuil e também à sua mãe Srª Maria José Lima.
         Na oportunidade, o jovem Dr. Raphael recebeu a presença e carinho do amado pai Dr. Vantuil, assim como também do seu prezado amigo e colega de trabalho na Rua Nilo Peçanha, 3, sala 213 (vizinho a redação do Jornal Mais BJ), Dr. Glieber Tardin, filho do saudoso Jorge Tardin do distrito de Barra Alegre.
         Com a certeza de que igualmente ao pai, faria grande e aplaudida carreira profissional no campo do Direito, parabenizamos o querido Dr. Raphael, na foto ladeado pelo querido pai Dr. Vantuil e pelo amigo e companheiro de escritório, Dr. Glieber Tardin.

Bom Jardim inaugura nova Choperia Panorama


         A noite da última sexta-feira, dia 23 de setembro, marcou a abertura e inauguração do mais novo point de Bom Jardim, que vem a ser a Choperia e Restaurante Panorama.
         Com amplas e espetaculares instalações, localizado em grande imóvel - entre o trevo Zaguinha Capozi e a Emater - onde funcionou no passado o posto de combustíveis Panorama, do empresário Aloísio Erthal, a Choperia Panorama chegou realmente para agrado geral, tanto que mais de mil pessoas lá compareceram na abertura, para curtir chope a vontade, petiscos e música ao vivo com Renato Tito & Raphael Chiapini.
         Em sociedade com o sobrinho Marciano Tomé Carneiro, o admirado Alcimar Cipriano Carneiro, mais conhecido por Mazinho que por 15 anos atuou como vigilante no Banco Itaú Bom Jardim, brinda Bom Jardim com este maravilhoso estabelecimento, como prova de seu bom gosto, admirável visão empresarial e sobretudo, incansável trabalho com toda sua equipe, que atende a todos para almoço, com comida de ótima qualidade de segunda-feira a segunda-feira e choperia com aquele ótimo chope e cerveja Itaipava de terça a domingo. São excelentes as instalações e a localização da Panorama, inclusive com grande estacionamento e vale à pena comparecer, seja para almoçar, seja para apreciar o variado cardápio petiscos deliciosos com chope da melhor qualidade. Parabéns e muito mais sucessos aos estimados Mazinho e Marciano (foto). Assim, o querido Mazinho que também sofreu grande perda na tragédia de janeiro passado com seu bar terceirizado no BJ Maravilha Clube, dá bela volta por cima e realmente merece todos sucessos e conquistas.

A Voz do Pastor + Dom Edney Gouvêa Mattoso


A unção de Betânia

Caros irmãos e irmãs, chama nossa atenção que ultimamente tem se manifestado dentro da Igreja uma atitude crítica, estranha à autêntica tradição cristã, que desaprova o esforço empregado na beleza e dignidade do culto cristão. Entre os motivos alegados alguns aludem até à simplicidade de Jesus Cristo. A este respeito, convido a meditarmos sobre o conhecido episódio da Unção de Betânia (Jo 12), na qual Cristo, estando na casa de seus amigos, tem os seus pés ungidos com um caríssimo perfume.
Aos olhos incrédulos, não parece desproporcionada a pergunta de Judas, um dos apóstolos: “Por que não se vendeu este bálsamo por trezentos denários e não se deu aos pobres?” (Jo 12,5). A posição de Maria, que ungiu os pés do Senhor, entretanto, parece ser distinta e é Cristo que a explica quando diz: “Deixai-a; ela guardou este perfume para o dia da minha sepultura” (Jo 12, 7).
O texto evangélico nos revela que por trás de uma caricatura de piedade cristã que não receia em gastar consigo – porque Judas “dizia isso não porque ele se interessasse pelos pobres, mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, furtava o que nela lançavam” (Jo 12,6) –, mas vê com maus olhos o desperdício com as coisas de Deus, se escondia o rosto do traidor.
Caros amigos, se nos decidimos a caminhar com Jesus, em um cotidiano encontro com o Senhor na sua Palavra, na Liturgia da Igreja e no amor fraterno, devemos esforçar-nos por recebê-lo sempre bem.
A primeira preparação deve ser evidentemente interior, uma atitude profunda do coração, um movimento daquele que ama e procura o Senhor de sua vida. Porém, pressuposta esta, também devemos dispor os meios externos.
O Concílio Vaticano II nos ensina que “Cristo está sempre presente na sua igreja, especialmente nas ações litúrgicas” (SC 7), de modo que “a Liturgia, ao mesmo tempo que edifica os que estão na Igreja em templo santo no Senhor (...) robustece de modo admirável as suas energias para pregar Cristo e mostra a Igreja aos que estão fora” (SC 2). Se tal é a importância do culto, não nos surpreende a exclamação do salmista: “Senhor, eu amo a casa onde habitais e o lugar em que reside a vossa glória” (Sl 25, 8).
Uma das finalidades de nosso dízimo e ofertas deve ser o culto, sua beleza e dignidade, nisto se reconhece a atitude daqueles que todos os dias se alegram com a presença de Cristo que nos da a vida eterna e nos convida a subir com ele para Jerusalém. Também nestes detalhes manifestamos nossa fé ao mundo, e nosso amor a Deus.
Dom Edney Gouvêa Mattoso,
Bispo Diocesano de Nova Friburgo & região

Dia D da Amamentação foi comemorado em Bom Jardim


"O Dia "D" da Amamentação acaba de mais uma vez ser comemorado em grande estilo em Bom Jardim, desta feita, no sábado passado, dia 24, graças ao profissionalismo e dedicação da grande médica pediatra Drª Élida Moreira.
Conforme ela em contato com a reportagem do JORNAL MAIS BJ, esta comemoração agora foi voltada para os funcionários e familiares, porém contou também presenças de diversas gestantes convidadas.  Foram realizadas atividades poesias, distribuições de brindes e lanches, assim como foi feita uma apresentação de teatro baseado no tema ALOJAMENTO CONJUNTO. “Este sistema, consiste no fato da mãe e recém-nascido permanecerem juntos desde o nascimento até a alta da maternidade, favorecendo assim, maior intimidade entre a dupla e maior facilidade para que o bebê seja amamentado em livre demanda, isto é, sem horário fixo”, explicou a Dra. Élida.
O Dia "D" da Amamentação, segundo também informou a médica Dra. Élida, foi planejado para celebrar a saúde das nossas crianças, pois, com a implantação das novas práticas que favorecem a amamentação desde a primeira hora de vida, quase todos os bebes nascidos no hospital saem mamando exclusivamente no seio, como é recomendado pela Organização Mundial da Saúde. “Isso representa o primeiro passo no caminho da saúde, além do aspecto social, econômico e emocional que também estão envolvidos”, reforçou a Dra. Élida Moreira, grande incentivadora da amamentação materna em Bom Jardim e por todos os outros lugares onde já atuou como abalizada profissional médica.
Além da Dra. Élida, nota-se que este assunto é tratado com muito carinho por todos os funcionários do Hospital Celso Erthal que tem acesso à dupla mãe & bebê, pois é sabido que algumas mulheres apresentam dificuldade para amamentar e precisam ser orientadas e apoiadas para que continuem amamentando. Funcionários que já fizeram Curso de Amamentação, participam de programas de reciclagens e os novos funcionários, principalmente da área de enfermagem, ao serem admitidos, participam de uma “Oficina de Sensibilização” sobre a INICIATIVA HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA, quando são informados sobre as NORMAS e ROTINAS que precisam ser seguidas para que mães e recém-nascidos tenham sucesso na amamentação.

Doação de sangue terá registro positivo em ficha funcional do servidor no Estado


Agora é lei: a doação de sangue será anotada na ficha funcional dos servidores estaduais e terá efeito em avaliações de desempenho. É o que garante a lei 6.040/11, publicada no Diário Oficial do Executivo do último dia 16. O texto do deputado Sabino (PSC) altera a Lei 3.269/99, responsável pelo benefício de um dia de abono para os funcionários públicos que doarem sangue. “Este projeto pretende avançar no estímulo às doações associando tão nobre ato à valorização profissional dos nossos servidores”, argumentou o autor deputado Alcebíades Sabino (foto).

Informativo semanal da prefeitura municipal de Bom Jardim


Prefeitura de BJ intensifica ações de combate à dengue

Por Ana Amelia Mendes

O trabalho de prevenção e orientação da população bom-jardinense sobre a dengue já começou e de forma intensificada. A prefeitura, através da secretaria municipal de Saúde, conta agora com a ajuda de quatro agentes de endemia de quatro localidades específicas (Barra Alegre, Alto de São José, São José do Ribeirão e Banquete) para atuarem de maneira mais efetiva e atingindo resultados eficazes.
O novo coordenador de Vigilância Sanitária e Ambiental, Alessandro La Porta, explicou que os novos agentes estão passando por treinamento com o coordenador de campo, Antônio José de Albuquerque, conhecido por Catarino, e desenvolverão seus trabalhos nas comunidades onde residem, o que trará mais benefícios às ações. “Os agentes iniciarão em suas localidades a partir do dia 1º de outubro, e até lá estarão preparados para atuarem sozinhos. Quanto ao fato dos agentes estarem inseridos no contexto do cotidiano da comunidade será um facilitador para a conscientização da população quanto aos perigos da dengue, por isso a importância do município se mobilizar na luta contra o mosquito Aedes aegypti”, disse o coordenador Alessandro.
No primeiro distrito – Bom Jardim –, o combate ao mosquito está sendo realizado pelos agentes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) junto ao Corpo de Bombeiros.
Também como ação na luta contra o Aedes aegypti, a secretaria municipal de Saúde mobilizou médicos, enfermeiros e agentes de saúde das oito unidades do Programa Saúde da Família para capacitá-los sobre a abordagem do paciente com suspeita de dengue e a rotina mínima de anamnese e exame físico que deverão seguir, já que essas informações são necessárias para o estadiamento e o planejamento terapêutico adequados.

Prefeitura de Bom Jardim tem programação especial para o idoso

Por Ana Amelia Mendes

Em comemoração ao Dia Nacional do Idoso (27 de setembro) e ao Dia Mundial do Idoso (1º de Outubro), a prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria de Promoção e Assistência Social, promove a Semana do Idoso, com uma programação especial na sede do Programa de Atendimento Integral à Família (Paif) para os integrantes do Grupo Alegria de Viver.
As atividades serão realizadas no dia 26, segunda-feira, com a tarde de Beleza e Saúde a partir das 14h, já no dia 27, o grupo fará atividade física na Praça da Matriz das 9h às 11h, e no dia 29 de setembro, os idosos farão um passeio em Lumiar e São Pedro da Serra, distritos de Nova Friburgo.
O Dia do Idoso é comemorado no Brasil no dia 1º de Outubro e tem como objetivo a valorização do idoso. Até o ano de 2006, esta data era celebrada no dia 27 de Setembro, porém, em razão da criação do Estatuto do Idoso em 1º de Outubro, o dia do idoso foi transferido para esta data de acordo com a lei número 11.433 de 28 de Dezembro de 2006.
  
Participantes de atividades da secretaria
de Esportes passam por avaliação médica

Por Ana Amelia Mendes

Nos dias 15 e 22 de setembro, por volta das 8h30, a prefeitura de Bom Jardim, através da parceria entre as secretarias de Esportes e Saúde, realizou exames médicos em alunos da Escolinha Municipal de Futebol Mario Tito e da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj), núcleo Jardim Boa Esperança. A iniciativa visa fazer um acompanhamento periódico da garotada, assim como diagnosticar alguma enfermidade e prevenir doenças.
Cada criança que passa pelo consultório do Dr. Cleber de Carvalho, montado na sede da secretaria de Esportes, recebe atenção e uma ficha onde são inscritos os resultados de altura e peso, anemia, coração. “Se a criança apresentar algum problema, encaminharemos para um tratamento e acompanhamento mais de controle”, explicou Dr. Cleber.
Para o estudante da Escola Municipal Governador Moreira Franco, Diego Veloso Moraes, de 11 anos, aluno da Escolinha Municipal de Futebol Mario Tito no Centro, praticar esportes é importante. “Gosto muito da escolinha, de participar, estar em contato com os amigos, além de fazer o que mais gosto, que é marcar gols. Antes da escolinha, não fazia nada, apenas ficava em casa”, contou o jovem atleta.
De acordo com o coordenador de Esportes, Jouber Alves, e seu assessor, Frederico de Castro, a medida reafirma o compromisso da secretaria em proporcionar às crianças e jovens bom-jardinenses hábitos de vida saudáveis, através de ações que envolvem esporte, lazer e saúde.
A próxima data das consultas, para dar conta das 70 crianças e adolescentes dos projetos, será no dia 06 de outubro, a partir das 8h30, na Casa da Cultura.