Neste dia 16 de setembro, sexta-feira, estará acontecendo no Colégio Estadual Oscar Leopoldo Stutz (Celos), em Barra Alegre, quarto distrito de Bom Jardim, a "I Conferência Municipal da Juventude Bom-jardinense". O evento será realizado no horário de 9 as 18 horas. Neste espaço será construído um AGENTE JOVEM DE BOM JARDIM.
A Juventude brasileira vivenciou, nos últimos anos, uma série de conquistas, incluindo a criação da Secretaria Nacional de Juventude, o Conselho Nacional de Juventude - Conjuve, além de diversas coordenadorias e secretarias de juventude nos estados e municípios.
Em 2008 foi realizado a 1ª Conferência Nacional de Juventude, com o lema: Levante Sua Bandeira, que mobilizou mais de 400 mil pessoas em todo o país e aprovou um conjunto de 70 resoluções e 22 prioridades que devem nortear as ações para a juventude em nível federal, estadual e municipal. Estimulando a discussão da temática juvenil por parlamentares, prefeitos, secretários e governadores, entre outros agentes públicos.
Entre os dias 9 e 12 de dezembro de 2011, acontecerá em Brasília-DF, a II Conferência Nacional de Juventude sob o Lema: “Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos”. O Lema será norteado por três temas principais: Juventude - Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional; Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015; e Articulação e Integração das Políticas Públicas de Juventude.
A Conferência consiste num espaço voltado à participação da sociedade civil - especialmente dos(as) jovens - no processo de afirmação, promoção e consolidação das políticas públicas, reunindo movimentos e organizações juvenis, redes e fóruns, entidades de apoio e conselhos de juventude.
A juventude precisa afirmar ainda mais o seu direito de participar como sujeito estratégico do projeto de desenvolvimento nacional, deliberando, entre outras prioridades, a necessidade de avanços no Marco Legal da Juventude, com a aprovação do Plano Nacional de Juventude, em tramitação no Congresso Nacional.
Diante deste cenário urge a importância da participação dos e das jovens moradores das cidades do interior do Estado do Rio de Janeiro. Somente propostas oriundas das conferências podem ser incorporadas no planejamento de ações para a juventude nas esferas: municipal, estadual e nacional. E a partir das Conferências Municipais da Juventude sairão propostas para a Conferências Estaduais da Juventude.
Nenhum comentário:
Postar um comentário