quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Informativo da Prefeitura Municipal de Bom Jardim


Por Ana Amelia Mendes

Bom Jardim participa de fórum sobre políticas para as mulheres 

Nos dias 21, 22 e 23 de outubro, Bom Jardim esteve representado na III Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do Rio de Janeiro, realizada no auditório do Instituto Metodista Bennet, no bairro de Laranjeiras, no Rio de Janeiro. As representantes bom-jardinenses, Nilza Auxiliadora Ribeiro e Sonia Maria da Mota Bilé Abreu de Freitas (foto), participaram do evento que deliberou sobre políticas públicas para as mulheres a serem implantadas no estado. As bom-jardinenses também foram eleitas a participarem da etapa nacional, em Brasília, de 12 a 14 de dezembro, como membros da delegação do Estado do Rio.

Prefeitura de Bom Jardim realiza leilão público

            A prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria de Planejamento e Gestão Municipal, promoverá no próximo dia 17 de novembro, leilão público de veículos, máquinas e materiais inservíveis. O leilão será realizado por Pedro José de Almeida, Leiloeiro Público, às 14h, na Avenida Walter Vendas Rodrigues nº 94, bairro Campo Belo, ao lado da entrada do Horto Municipal.
            Segundo o secretário de Planejamento e Gestão Municipal, Fabrício Hoelz, os lotes constam de veículos desgastados pelo tempo e de veículos e materiais danificados pela enchente ocorrida em janeiro deste ano, cujos consertos não foram possíveis, dessa forma, não atendem a administração, assim como de máquinas e outros materiais inservíveis. “A prefeitura estava com uma frota muito boa, e com o leilão que fizemos em 2010, conseguimos aumentá-la com a compra de mais cinco veículos. Porém a tragédia ocorrida em nosso município ocasionou estragos irreparáveis em alguns de nossos veículos, o que justifica a realização do leilão. Com a arrecadação das vendas, a prefeitura investirá em novos veículos e novas aquisições para o município”, explicou o secretário. 
            A visitação dos 14 lotes, podendo ser incluídos lotes extras, ocorrerá nos dias 16 de novembro, das 9h às 12h e de 13h as 15h, e no dia do leilão, 17 de novembro, das 9h às 13h30, na Rua Francisca Pereira de Ornellas s/nº - bairro Maravilha.
            Podem participar do leilão pessoas físicas e jurídicas, exceto servidores públicos municipais da prefeitura de Bom Jardim e menores de 18 anos. Os participantes deverão estar munidos de documentos e portando talão de cheques, para efetuar o pagamento da arrematação.
Mais informações no site do leiloeiro (www.pedroalmeidaleiloeiro.com.br) ou através dos telefones (21) 2560-4824 - 7874-2906.

BJ realiza VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Prefeito e secretários participam de abertura com presidente do conselho

Com objetivo de mobilizar o sistema de garantias e direitos da criança e do adolescente e da população em geral, a prefeitura de Bom Jardim e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realizaram no dia 8 de novembro, a VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, cujo tema foi “Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política Nacional e o Plano Decenal de Direitos Humanos da Criança e do Adolescente”. O encontro foi promovido na Casa da Cultura e contou com a participação do prefeito Paulo Barros, da presidente do conselho, Eline Quintes, da secretária de Promoção e Assistência Social, Regina Bérgamo, do secretário de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer, Descio Frerie, do secretário de Defesa Civil, Romildo André de Jesus, assim com da sociedade civil organizada e população.
         Abrindo os discursos da conferência, o prefeito Paulo Barros externou sua satisfação em participar de importante momento por estarem reunidos em prol da criança e do adolescente bom-jardinenses. “Temos vivenciado atos de violência contra nossas crianças que não condizem mais com nossa legislação e isso me revolta e, por isso, tenho tomado algumas providências no sentido de minorar essas situações em nosso município. Sabemos que a droga também é outro problema que afeta muitos de nossos jovens, o que nos preocupa. Dessa forma, peço ajuda de todos para que, juntos, possamos reduzir drasticamente essa realidade e melhorar cada vez mais a qualidade de vida dessas crianças e jovens que tanto precisam de nós”, disse o prefeito que concluiu: “aproveito para parabenizar o trabalho realizado pelo conselho, pela secretaria de Promoção e Assistência Social e pelo brilhantismo com que a Apae tem desenvolvido o processo de inclusão de todos os bom-jardinenses que precisam, afinal, eles são peças fundamentais no crescimento de nosso município”. 
         Em seguida, a secretária de Promoção e Assistência Social, Regina Bérgamo, frisou que a conferência é o momento para refletir sobre os problemas correntes em Bom Jardim. “A hora é agora para debatermos e levarmos nossas propostas para a conferência estadual e assim, fortalecer e implorar por medidas mais rigorosas que amenizem a dor e o sofrimento de nossas crianças e adolescentes. Da mesma forma, temos que fazer com que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) seja cumprido efetivamente. Nosso papel é definir proposições que ajudarão a acrescentar no trabalho já realizado não só em Bom Jardim, mas também no estado, no país”, falou a secretária.
         Em apoio à secretária Regina, o secretário de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer, Descio Frerie, expôs que a parceria existente entre as duas secretarias e ações implementadas por ambas no crescimento de crianças e adolescentes bom-jardinenses dão força para que o trabalho seja fortalecido e mais solidário.
         Finalizando os discursos, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Eline Quintes, abriu oficialmente a conferência que teve a leitura e aprovação do Regimento Interno, apresentação da Banda Olodum da Apae de Bom Jardim, discussão de alguns temas e debate dos eixos estratégicos: mobilização, implementação e monitoramento.

Secretaria de Defesa Civil apresenta Plano Verão 2011/2012 para população

Com objetivo de esclarecer dúvidas e questionamentos e reunir um conjunto de medidas para enfrentar situações em caso de anormalidade, a prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria de Defesa Civil, realizou apresentação do Plano Verão 2011/2012 nos distritos de Bom Jardim, dia 18 de outubro, de Banquete, dia 19 e de São José do Ribeirão, dia 20, ambos às 18h. As localidades foram escolhidas em razão de terem sofrido drasticamente com a enchente ocorrida em janeiro deste ano.
Para o secretário de Defesa Civil, Romildo André de Jesus, a participação da população foi fundamental para definir questões como pontos de apoio, abrigos, a quem recorrer em situações de emergência, dentre outros pontos contidos no plano.
Além das explicações da equipe da secretaria, o plano aborda o trabalho de capacitação e a importância dos agentes comunitários de saúde, agora também agentes de defesa civil, e o trabalho realizado com radioamadores e nas unidades escolares, tornando os alunos multiplicadores das ações durante enchentes, escorregamentos de terra.
O distrito de Banquete teve uma grande participação popular que aproveitou o momento para esclarecer alguns questionamentos, assim como para contribuir e acrescentar para o plano.

Bom Jardim imprime sua marca com participação em Salão Estadual de Turismo
  
Nos dias 22 e 23 de outubro, Bom Jardim, através da secretaria municipal de Turismo, marcou presença no Salão Estadual de Turismo, organizado pela Secretaria de Estado de Turismo e pela primeira vez aberto ao público. O evento foi realizado nas areias da praia de Copacabana, e contou com a presença de muitos turistas estrangeiros que se encantaram pela diversidade e opções do interior fluminense.
O município de Bom Jardim se consagrou mais uma vez como um dos mais visitados e procurados, especialmente pela apresentação de seus produtos, como as flores de corte de Vargem Alta, as bromélias da Dona Dirce, o iogurte Larissol, a geleia de pimenta da Rose, os embutidos Salper e a folheteria voltada para os atrativos turísticos do município, uma vitrine da qualidade e variedade que Bom Jardim oferece para quem quer conhecer a bela cidade.
O evento foi aberto na sexta-feira, dia 21, para autoridades, trade turístico e imprensa e contou com a presença do secretário de estado de Turismo, Ronald Ázaro, que relacionou o sucesso da realização do Salão Estadual de Turismo à praia de Copacabana, um dos pontos turísticos mais visitados no Rio, assim como do secretário de estado de Agricultura, Cristino Áureo e outros convidados.
Para a coordenadora de Turismo, Elzinha Monnerat, foi mais uma excelente oportunidade para Bom Jardim, que “encerrou sua participação no Salão Estadual de Turismo com saldos bastante positivos e conquistando o interesse de muitos visitantes em visitar a cidade”.
         O evento contou a famosa apresentação da Esquadrilha da Fumaça na manhã do dia 23, além de manifestações culturais de muitos municípios, e encerrou com a bateria da Escola de Samba Beija Flor de Nilópolis.

Nenhum comentário: