O
lado social de BJ ser no pós-tragédia de janeiro de 2011
Após retomar às atividades quase que em
sua normalidade em razão da catástrofe ocorrida em 12 de janeiro, a Secretária Municipal
de Promoção e Assistência Social, Regina Helena Bérgamo Monnerat, conta ao JORNAL
MAIS BJ as dificuldades encontradas pela Secretaria, assim como os resultados
alcançados através do incansável trabalho de apoio às vítimas e também à
população bom-jardinense em razão dos programas, projetos e atendimentos
contínuos da Secretaria. No cargo desde 2006, Regina Bérgamo relata
detalhadamente os dias difíceis e presta contas ao povo de Bom Jardim.
JMBJ: Como foi trabalhar e encontrar soluções para
tantos problemas diante das precárias condições de acesso e mobilidade?
Regina Bergamo (foto):
Os primeiros
dias foram bastante difíceis, pois sem acesso aos bairros e distritos,
precisamos nos mobilizar para atender a toda a população o mais rápido
possível. Com essa grande demanda, nosso ritmo de trabalho, meu e da minha
equipe, estava muito acelerado e intenso, pois nosso pensamento era apenas um: amenizar
o sofrimento e atender as necessidades de cada bom-jardinense. E foi isso que
fizemos. Montamos alguns pontos de apoio que surtiram resultados positivos,
pois assim conseguíamos cadastrar as famílias atingidas e distribuir os
donativos. As pessoas chegavam
até nós muito nervosas e tínhamos que manter a calma, por mais difícil que
fosse a situação, foram momentos marcantes para toda a equipe.
JMBJ: A secretaria possui a relação de doações
recebidas pelo Município?
Regina Bergamo: A Secretaria trabalha de forma muito transparente e assim,
no primeiro momento, fazíamos balancetes diários com tudo o que chagava e tudo
o que era doado. Temos tudo anotado, do período de janeiro até o dia de hoje,
pois diante de uma situação de calamidade pública, é nosso dever prestar contas
e atuar com a máxima transparência. E diante de tantas doações, de tantos
gestos de solidariedade, gostaria de agradecer pelo carinho e generosidade do
povo que se consternou com a gravidade da tragédia ocorrida em Bom Jardim.
Produto recebidos
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CESTA BÁSICA e produtos
alimentícios
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MATERIAL DE LIMPEZA (CLORO, ÁGUA
SANITÁRIA, VASSOURA, RODO, AMACIANTE, DESINFETANTE, DETERGENTE, SABÃO EM
BARRA, SABÃO EM PÓ, BALDE, BOMBRIL, ESPONJA, SACO DE CHÃO E PAPEL TOALHA)
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ROUPAS E CALÇADOS
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ÁGUA
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LEITE EM CAIXA
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FRALDA DESCARTÁVEL INFANTIL E
GERIÁTRICA
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COLCHÃO
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LEITE EM PÓ – PCT. COM
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COLCHONETE
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FOGÃO - Doação da Comunidade
Beneficente Chinesa (Taiwan) do Brasil
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GELADEIRA - Doação da
Comunidade Beneficente Chinesa (Taiwan) do Brasil
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MATERIAL DE HIGIENE PESSOAL
(SABONETE, PAPEL HIGIÊNICO, ABSORVENTE, PENTE, COTONETE, REPELENTE, ESCOVA DE
DENTE, FIO DENTAL, CREME DENTAL, PRESTOBARBA, ALGODÃO, SHAMPOO, CONDICIONADOR)
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ACHOCOLOTADO LÍQUIDO
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AVEIA
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PAPEL HIGIÊNICO
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ROUPAS DE CAMA, BANHO, COBERTAS,
EDREDON, COLCHAS E TRAVESSEIROS
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PANETONES
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UTENSÍLIOS DOADOS PELA RECEITA
FEDERAL
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CARNE SECA
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DIVERSOS (VELA, FÓSFORO, COPO
DESCARTÁVEL, PRATO, TALHER, GUARDANAPO, BRINQUEDOS, QUENTINHAS)
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JMBJ:
Quantas famílias foram visitadas para
preenchimento da ficha social? E quantas a secretaria inscreveu no Cadastro
Único para Programas Sociais – CADÚNICO – um instrumento que identifica e
caracteriza as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa
ou de três salários mínimos no total?
Regina Bergamo: Após a enchente, foram preenchidas 919 fichas sociais
através de visitas domiciliares realizadas pelas Assistentes Sociais. Já com o CadÚnico,
temos 1.848 cadastradas até o momento e através dele temos a possibilidade de
conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de
todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso
a serviços públicos essenciais e também dados de cada um dos componentes da
família. O cadastro único viabiliza também o acesso a todas as políticas
públicas, como Bolsa Família, Carteira do Idoso, Isenção de Taxas em Concurso Públicos ,
Minha Casa, Minha Vida, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Programas
Complementares, Projovem, Tarifa Social de Energia Elétrica e Alíquota de 5% do
INSS.
JMBJ: Para os itens recebidos da Receita Federal, como
divulgado anteriormente, qual foi o critério de distribuição utilizado?
Regina Bergamo: Em reunião do Conselho
Municipal de Assistência Social (CMAS), montamos uma comissão para visitar o
Ginásio Poliesportivo Edgar Erthal, onde as doações estavam alocadas. Esta
comissão foi formada pela Presidente do CMAS, Secretária Municipal, Vereadores
e membros da Sociedade Civil. Após verificarmos todos os produtos, ficou
decidido que o critério seria o seguinte: seriam montados kits com os itens
recebidos para os moradores dos bairros e distritos atingidos, após realização
do preenchimento de ficha social, através das Assistentes Sociais em suas
residências, o que já havido sido realizado desde o mês de fevereiro. E os
outros materiais que não teriam quantidade suficiente para atender a todas as
famílias seriam distribuídos entre a rede municipal e instituições de Assistência
Social.
JMBJ: Atualmente, como está o funcionamento da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social e dos Centros de Referência da Assistência Social após a enchente?
Regina Bergamo: O atendimento está parcialmente
normalizado e está sendo distribuído pelos três Centros de Referência da
Assistência Social – CRAS e na Secretaria Municipal de Promoção e Assistência
Social, ou seja, estamos atuando de maneira a atender as demandas de todos os bairros
e distritos, sempre com carinho e atenção à população.
De acordo com a planilha abaixo:
CRAS – JARDIM ORNELLAS – Rua Aladyr Rodrigues Costa, nº
73
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CRAS – BANQUETE – Estrada do Rosário, s/nº
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CRAS – SÃO MIGUEL – Rua João Jacinto de Carvalho, nº 1078
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SMPAS – Rua Miguel de Carvalho, 158 Centro
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JMBJ:
Já está em funcionamento o Centro de Referência
Especializado da Assistência Social. No que ele difere do Centro de Referência
da Assistência Social e qual será o seu foco de atendimento?
Regina Bérgamo: O Centro de Referência
da Assistência Social – Cras – é o lugar que possibilita o primeiro acesso das
famílias aos direitos socioassistenciais e, portanto, à proteção social. É a
porta de entrada dos usuários da política de Assistência Social para a rede de
Proteção Social Básica. O Cras presta serviços continuados para as famílias, os
seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. Articula e
fortalece a rede de proteção básica e previne as situações de riscos. Já o Centro
de Referência Especializado da Assistência Social – Creas – trabalha
diretamente com a violação de direitos tais como: violência física, moral e
psicológica nas suas mais diversas amplitudes, desenvolvendo serviços
especializados para atendimento e proteção imediata a pessoas e famílias
vitimadas.
JMBJ: Como foi realizado o cadastro do aluguel social no Município? Quantas
famílias foram beneficiadas?
Regina Bérgamo: O
cadastro para o Aluguel Social foi realizado pela equipe da Secretaria de
Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, com ajuda de técnicos da
Secretaria Municipal, devido à equipe do Estado ser pequena e à grande demanda.
Foram inscritas 342 famílias e todas estão recebendo o benefício. Essas
inscrições foram realizadas em três etapas no Município.
JMBJ: Secretária, agradeço a disponibilidade em conceder ao
Jornal Mais essa entrevista e fica aberto o espaço a suas considerações finais:
Regina Bérgamo: Agradeço ao Jornal Mais por esta oportunidade
de falar direto à população bom-jardinense e permitir que continuemos nosso
trabalho de maneira transparente como sempre o fizemos. Agradeço também toda
equipe da Secretaria que trabalhou incessantemente e continua desenvolvendo
trabalhos sociais no Município, bem como a todas as pessoas que nos ajudaram
direta e indiretamente. Deixo aqui os meus sinceros agradecimentos já que sem o
apoio de todos não seria possível a realização do trabalho de ajuda a nossa
população em um momento tão difícil. Ressalto ainda, que foram de suma
importância as opiniões, as críticas, os incentivos e as doações de todos que
interagiram nesse processo de socorro ao nosso Município. A Secretaria
Municipal de Promoção e Assistência Social não poderia apenas com sua equipe
abraçar sozinha a população atingida. Agradeço ainda, em especial, a
generosidade e disposição de trabalho dos jovens bom-jardinenses que não
mediram esforços para descarregar e ajudar a distribuir com muito ânimo e vigor
os produtos que chegavam para doação. Enfim, a Secretaria de Assistência Social
está aberta a todos que desejarem esclarecimentos sobre os trabalhos que
estamos desenvolvendo no Município de Bom Jardim. Obrigada a todos!
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