quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Bom Jardim e outros seis municípios da região mantém estado de calamidade por mais 90 dias


Passando o verão em estado de alerta, cidades entram em segundo ano de prorrogações desde a catástrofe de 2011.
Há mais de ano a Região serrana do Rio de Janeiro permanece em estado de calamidade pública e esta condição ainda está longe de ser revertida, pelo menos pelos próximos 90 dias. Esta semana, as prefeituras dos sete municípios mais atingidos pelas chuvas de 2011, decidiram prorrogar pelo período máximo a calamidade decretado em janeiro do ano passado. Bom Jardim, Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro e Areal continuam a receber ajuda e verbas do governo federal por mais três meses.  
Estas cidades entraram em estado de alerta máximo da Defesa Civil, temendo a repetição da tragédia e preparando moradores das áreas de risco para deixarem imediatamente suas casas e procurarem um abrigo em local seguro. Algumas chegaram a instalar sirenes meteorológicas, caso o índice pluviométrico alcançasse um nível considerado perigoso.
Muitas localidades atingidas ainda estão em fase de reconstrução devido as fortes chuvas do início do ano passado. Um dos motivos da demora para a reconstrução das cidades é recursos para obras de infraestrutura que ainda não chegaram. Quando o estado de calamidade é decretado, o município continua recebendo ajuda e verbas do governo federal. A orientação seria do governo do estado, adotando a prorrogação por mais 90 dias.

Prefeitos de Bom Jardim e outros 30 municípios foram atrás de moradias do projeto Minha Casa, Minha Vida


Encontrar áreas edificáveis e livres de disputas judiciais para a construção de moradias,
cujos contratos possam ser mais rápidos, motivou a reunião.

O prefeito de Bom Jardim, Paulo Barros, junto com colegas prefeitos de 30 municípios fluminenses, entre eles os outros seis atingidos pela atingidos pela catástrofe de 2011, mantiveram reuniões com o secretário estadual de Habitação, Rafael Picciani (foto), iniciadas na ultima terça-feira, 24, no Centro Administrativo do Estado do Rio de Janeiro, na capital. Paulo Barros tinha data agendada para quarta-feira, 25, quando o secretário receberia também os prefeitos de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Areal, São José do Vale do Rio Preto e Sumidouro. As outras 24 cidades, num total de 31, onde já foram mapeadas as áreas de risco de deslizamentos em épocas de chuvas torrenciais, foram escalonadas para diferentes dias da semana, em reuniões que estavam programadas para terminar na sexta-feira, 27. O principal objetivo do encontro é encontrar áreas edificáveis e livres de disputas judiciais, para que possam ser firmados contratos de construção de moradias, por meio do programa “Minha Casa, Minha Vida”, do governo federal.
Em parceria com a Secretaria de Estado de Obras, a Habitação dispõe de R$ 50 milhões para serem usados em desapropriações e na realização de obras de infraestrutura, como determina o programa federal. Para isso, os prefeitos precisam doar os terrenos em seus respectivos municípios ao programa de habitação de interesse social. A ação faz parte do projeto “Somando Forças para Morar Seguro”, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, apresentado em dezembro de 2011. Na ocasião, o Departamento de Recursos Minerais do Estado (DRM-RJ) divulgou o mapeamento com as 31 cidades que apresentam áreas de risco. O estudo não incluiu as cidades da Região Serrana que, em consequência das chuvas do ano passado, possuem levantamentos próprios.

Bom Jardim e Duas Barras devem receber núcleos de inclusão digital

O deputado federal Glauber Braga (PSB/RJ), esteve no último dia 17, terça-feira, no Ministério de Ciência e Tecnologia para solicitar investimentos para a Região Centro Norte do Estado do Rio de Janeiro. Os municípios fluminenses de Bom Jardim e Duas Barras devem receber núcleos de inclusão digital. A informação foi dada ao deputado federal Glauber Braga (foto), durante reunião com o técnico do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), Joelmo Oliveira, neste mesmo dia. De acordo com Oliveira, a liberação de verba para construção dos núcleos já está pronta para ser paga.
Glauber questionou a construção de núcleos digitais também nos municípios de Sumidouro, São Sebastião do Alto e Cantagalo. Oliveira explicou que a Caixa Econômica Federal deve mandar a proposta de núcleos nestas regiões para serem analisadas pela área técnica do ministério e, se liberadas, encaminhadas ao setor de pagamento. Na tentativa de agilizar o processo o parlamentar vai marcar reunião com o assessor parlamentar do MCT, Rolf Hackbart. “O acesso à tecnologia para população menos favorecida ajuda no aperfeiçoamento da qualidade profissional e maior desenvolvimento social”, afirma Glauber.
A possível implantação de um núcleo digital em Bom Jardim viria resgatar o que o município já havia perdido, uma vez que havia ganhado do governo federal um Telecentro de Inclusão Digital, que permitia o acesso gratuito a conteúdos de internet e ficava localizado no bairro São Miguel. Entretanto, todos os computadores e demais equipamentos do telecentro foram destruídos na enchente de janeiro do ano passado, que derrubou pontes e atingiu inúmeras moradias, casas comerciais, indústrias, prestadores de serviços e prédios públicos de Bom Jardim. Além do telecentro, também foram destruídos postos de saúde, o subsolo do Galpão Cultural, a secretaria municipal de Obras e outros, causando grande perdas de bens do patrimônio público municipal.

Cães de ruas serão recolhidos


Informe da Vigilância Sanitária e Ambiental de Bom Jardim:

A prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria municipal de Saúde e Coordenação de Vigilância Sanitária e Ambiental, informa à população que, em virtude do incômodo causado aos moradores e dos riscos aos quais as pessoas estão sujeitas, os cães de rua serão recolhidos, sem exceções.
A prefeitura comunica ainda aos interessados que os cães semidomiciliados, ou seja, aqueles que são mantidos por seus proprietários nas ruas, sendo alimentados nas calçadas, serão recolhidos igualmente se assim permanecerem. Dessa forma, a orientação é para que estes animais sejam recolhidos aos domicílios por seus responsáveis a fim de não serem recolhidos e encaminhados a abrigos.
A prefeitura ressalta que abandonar animais na rua é crime e pede à população que denuncie essa prática à coordenação de Vigilância Sanitária através do telefone 2566-2916. 

Vem aí a CONSOCIAL-BJ 2012


         Faltam 13 dias para a realização, na Casa da Cultura no dia 7 de fevereiro da 1ª Consocial – Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social de Bom Jardim. A participação de todos, é muito importante!

Ricardo Cler realiza curso de Modelo e Manequim em Duas Barras


O disputado Curso Ricardo Cler de Modelos e Manequins está sendo oferecido na vizinha cidade de Duas Barras, a ser realizado na Academia Oxigênio. Com duração de dois meses e aulas somente às quintas, das 18h às 19h, o curso terá início no próximo dia 2 de fevereiro. As matrículas já estão abertas na própria academia. No final do curso, haverá um desfile dos formandos na cidade de Duas Barras, quando serão entregues os certificados de conclusão. Alguns alunos, depois de formados, deverão ser aproveitados para o mercado de modelos em desfiles, comerciais de TV, campanhas publicitárias, etc.
Mais informações estão disponíveis no Facebook  Ricardo Cler, e-mail ricardoclermodelos@hotmail.com ou pelo tels (22) 9831-1124 informações: (22) 9855-3896 ou (22) 2534-1127.
Uma história de sucessos e realizações

Profissional há 25 anos no mercado da moda, o friburguense Ricardo Cler (foto) trabalha com desfiles, campanhas, books, aulas de modelo, comerciais e programa de TV. “Nossos modelos são vistos em capas de revistas, editoriais de moda, comerciais para TV e desfiles como Fashion Rio e São Paulo Fashion Week, além de contratos no exterior” disse ele ao Jornal Mais.
Cler também apresenta há dez anos um programa semanal, chamado "CLER in REVISTA" no canal 20 - TV FOCUS, de Nova Friburgo, com dicas de moda, entrevistas, desfiles, proteção ao animal, entretenimento e fofoca de famosos. Atua também como diretor da Revista CLER, voltada para iniciantes ao mercado de modelos, com circulação no Estado do Rio, e encaminha novos rostos para grandes agências de modelos no Rio de Janeiro. Ainda promove contrato atores famosos para presença em desfiles nas regiões Serrana e dos Lagos. Também, há 25 anos, ele ministra um curso de modelo com aulas de passarela, fotos e desfiles, andamento e postura e automaquiagem, passando por mais de 30 cidades, incluindo agora Duas Barras.

Alterado o calendário de vacinação infantil


O Ministério da Saúde anunciou, na quarta-feira, 18, duas alterações no calendário vacinal infantil, já a partir do segundo semestre de 2012. A primeira mudança é na imunização contra a polio, que passará a ter um esquema combinado entre a forma atual, em gotas, com a nova, injetável. A partir de agora, as duas primeiras doses dadas à criança contra a polio serão injetáveis, com o vírus inativo. As duas seguintes e as vacinas oferecidas nas campanhas anuais serão mantidas na forma de gotas. A forma injetável, com o vírus morto, é considerada mais segura, apesar de serem raros os casos em que a vacina oral está ligada a casos de paralisia. A outra mudança é a inclusão da chamada vacina "pentavalente", que vai reunir duas vacinas dadas hoje separadamente: a tetravalente (difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções pelo Haemophilus influenza tipo b) e a vacina contra a hepatite B.
Essas duas vacinas são aplicadas, atualmente, em três doses cada, nos primeiros meses de vida da criança. A tetravalente ainda prevê dois reforços até quatro anos. A pentavalente mantém o esquema de três doses, mas também mantém uma dose apenas da hepatite B ao nascer e o reforço de duas doses da tríplice bacteriana (que integra a penta) aos 15 meses e quatro anos de idade. Em até três anos, a pentavalente deverá ser reunida a outras vacinas, na forma heptavalente. A ideia é enxugar o calendário vacinal para abrir espaço para a inclusão de novas vacinas. Na lista para serem oferecidas estão as imunizações contra catapora (varicela), hepatite A e HPV.
Veja na internet, através do link, o novo calendário de vacinação: http://media.folha.uol.com.br/cotidiano/2012/01/18/calendario_vacinacao.pdf

Na próxima edição do JMBJ, destaque para reunião realizada esta semana, da Coordenação de Imunização com enfermeiros e auxiliares de enfermagem de todas as unidades dos PSFs (Posto de Saúde de Família), com vista às estratégias das campanhas de vacinações neste ano de 2012. Aguardem!

Jegue Elétrico abre as inscrições para o concurso Garota Jegueleza 2012


        estão abertas as inscrições para o concurso Garota Jegueleza 2012, promovido anualmente pelo bloco Jegue Elétrico, visando escolher a musa que representará a agremiação carnavalesca nos festejos de Momo deste ano em Bom Jardim. Desta vez as inscrições serão pela internet, devendo ser feitas através do endereço de email jegueleza2012@goodweb.com.br.  Ao se inscreverem, as garotas interessadas devem apresentar vários dados importantes, como nome completo, idade, endereço e e-mail e telefone de contato, além de enviar uma foto de corpo inteiro em boa resolução.
As participantes devem ter idade mínima 16 anos. Wanderson Carlo, diretor do Jegue Elétrico e um dos organizadores do concurso, informa que este ano, as candidatas não precisarão mais subir no trio elétrico. A escolha, pela primeira vez, será feita pela internet em parceria com o site GoodWeb (www.goodweb.com.br), onde será realizada a votação. A Jegueleza 2012 será apresentada ao público no dia 16 de fevereiro, quinta-feira, no Escritório do Chopp, o mais novo point de Bom Jardim, num grande evento onde as três primeiras colocadas serão premiadas.

Surgimento do concurso
Atendendo aos pedidos de foliões, foi realizada no ano de 2005, a primeira eleição para a escolha da “Garota Jegueleza”, a musa do bloco Jegue Elétrico no Carnaval. A brilhante ideia de escolher a Jegueleza naquele ano acabou se tornando um grande evento que antecedia o carnaval bom-jardinense, sendo realizado em frente ao antigo Restaurante Sabor & Sonho, cujo um de seus proprietário, Wanderson Carlo, idealizou o bloco. O evento atraiu muitas pessoas para a rua a fim de eleger a “Jegueleza”. Muitos foram os curiosos e até torcidas organizadas se formaram, criando um clima pré-carnaval. Desde então, vem sendo realizado todos os anos o concurso para escolha da garota que representa o Bloco Jegue Elétrico nos carnavais de Bom Jardim, a famosa Jegueleza.
As “Jeguelezas” até 2011
Os resultados  de cada ano, desde sua primeira edição, foram: Caroline da Silva Pires em 2005. Eliane de Souza em 2006. Valdilene Martins em 2007. Simone Gomes em 2008. Jéssika Dias em 2009 e Ana Cláudia dos Santos, em 2010 e 2011, já que no passado, face a grande tragédia climática, não houve carnaval e claro, não ocorreu também a escolha da Jegueleza.
Jegue no carna-BJ 2012
Como sempre, o Jegue Elétrico, um dos mais animados blocos de embalo da região, desfilará no domingo de carnaval, dia 19. Este ano, o Jegue desfilará por volta das 22h, logo após o desfile do Bloco Tricolor. No palanque oficial, encerrando a programação de domingo e animando a galera “jegueleziana”, estará o conhecido DJ Anderson das Micaretas, que atualmente toca na principal casa noturna de Nova Friburgo, o Manhattan, sendo o mais badalado DJ de Axé e Micareta do interior do estado do Rio de Janeiro.

Em busca de novidades, equipe das Lojas Sanglar visita CouroModa, em São Paulo


Equipe da Lojas Sanglar durante a visita à CouroModa, em SP

A conhecida feira CouroModa, voltada para produtos de couro, como calçados, bolsas e acessórios, reuniu milhares de lojistas, revendedores, representantes, artistas e diversos empresários do setor, vindos de todo o Brasil e até do exterior, num grande evento realizado em São Paulo, de 16 a 19 deste mês, segunda à quinta-feira. Diretores e gerentes das Lojas Sanglar de Bom Jardim (matriz), Cordeiro e Nova Friburgo (filiais) estiveram presentes ao Anhembi, palco do megaevento da moda na capital paulista.
Na oportunidade, estiveram reunidos representantes de grandes marcas do setor, visando o lançamento de produtos de couro para a próxima estação e que vão estar nas melhores vitrinas de shoppings e lojas de departamentos do país. Dessa forma, os estandes acabam atraindo os lojistas responsáveis pela distribuição desses produtos no mercado varejista. A equipe das Lojas Sanglar Calçados, liderada pelo proprietário do grupo, Luiz Antonio Sanglar, esteve na CouroModa com o objetivo de trazer para a região as novidades e tendências do outono-inverno, que estão sendo lançadas agora.
Diversas autoridades, como o governador Geraldo Alckmin e o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab estiveram presentes à solenidade de abertura e falaram sobre a importância da CouroModa para o mercado interno e para os lojistas do setor. Mais de três mil novas coleções, que foram lançadas na feira, deverão estar nas vitrinas e prateleiras das Lojas Sanglar até o final de fevereiro, quando começa a ser apresentada a nova coleção outono-inverno. Além da CouroModa, equipe da Sanglar também esteve presente nos estandes da São Paulo Prêt-à-Porter, visando trazer também os lançamentos e as novidades em roupas masculinas e femininas, que estarão disponíveis brevemente ao público de Bom Jardim, Nova Friburgo e Cordeiro.

Prefeito Paulo Barros consegue passagem de ônibus mais barata


Por Ana Amelia Mendes

O prefeito de Bom Jardim, Paulo Barros, conseguiu, no dia 19/01, junto ao Departamento de Transportes Rodoviários do Estado Rio de Janeiro (Detro-RJ) o retorno do valor das passagens para R$ 3,10 no trecho Bom Jardim X Nova Friburgo.
Na quarta-feira (18), a empresa de ônibus Auto Viação 1001 cobrou R$ 4,85 para o mesmo itinerário, o que causou espanto e revolta dos usuários. De acordo com o papel afixado pela empresa Auto Viação 1001 em seus veículos, o aumento teria ocorrido por determinação do Detro-RJ, órgão que regulamenta e vistoria os serviços intermunicipais de Transportes Remunerados de Passageiros por Veículos Automotores.

Obras na ponte de BJ mudam acessos para os bairros Varginha, São Miguel e à RJ-146


Com a continuidade das obras na ponte da RJ-116, o acesso à rodovia RJ-146, que leva ao bairro São Miguel e aos distritos de São José do Ribeirão e Barra Alegre teve seu traçado alterado, conforme informa também com bela matéria o site noticioso Portal Bom Jardim (http://portalbomjardim.blogspot.com/).
Veículos fazendo o retorno na nova ponte para entrar na RJ-146
Foto: Marlon Rodrigues (Portal Bom Jardim).
Com isso, os veículos passam por uma rampa, pois a pista anterior, mais baixa, está em obras. As escavações liberam o acesso aos trabalhadores para instalarem manilhas, que posteriormente serão cobertas e material é acrescentado e compactado para servir de base para a pavimentação a seguir.
Cautela e atenção, especialmente à noite, são recomendações importantes de serem seguidas para evitar acidentes no local, que constantemente sofre alterações. Sobre a ponte estão sendo instaladas muretas de proteção e calçadas para pedestres, além de estar sendo dada continuidade à preparação do piso na pista não liberada para o trânsito. Do outro lado da ponte, já no bairro Jardim Ornellas (Varginha), a frente de trabalho está atuando na construção de muro de contenção, necessário para a conclusão do acesso à ponte naquele ponto.

Vítima da enchente se retrata após entrevista na TV

Por Ana Amelia Mendes

Atendendo ao convite da Secretária de Promoção e Assistência Social, Regina Bérgamo Monnerat, a moradora do bairro Jardim Ornellas, Eliana Terra Leite, compareceu na última semana à sede da secretaria para prestar esclarecimentos sobre alguns pontos divulgados na entrevista veiculada no dia 12 de janeiro, no canal de televisão Band (Programa Brasil Urgente) principalmente pela afirmação de que as doações não passaram de promessas.
A solicitação partiu do interesse da secretária em questionar as respostas fornecidas pela entrevistada, já que não condiziam com as informações contidas em sua ficha de doações recebidas após a tragédia de janeiro do ano passado. “Após o espanto ao assistir à reportagem, pegamos todos os recibos dos donativos destinados à Dona Eliana e sua família, totalmente atingida pela enchente. Constatamos que a secretaria forneceu cestas básicas, água, material de limpeza, kit com os produtos doados pela Receita Federal, material para reforma (porta, tinta), além do kit do Governo do Estado”, enumerou Regina.
Em resposta à Secretária Regina, Eliana informou que a entrevista tinha sido gravada em novembro e que, na época, não tinha recebido o kit do Governo do Estado. “Quando falei com o jornalista, realmente não tinha recebido o kit, porém muita coisa que falei foi cortada. Todos nós sabemos que a televisão é assim, sensacionalista e só quer audiência. Tudo o que a Secretária Regina disse é verdade, mas eles colocaram no ar apenas o que quiseram”, contou Eliana. 
Já com relação aos berços e colchões, na época guardados no Ginásio Poliesportivo Edgar Erthal, mostrados na reportagem, o prefeito Paulo Barros respondeu ao repórter Alexandre Tortoriello, que são doações de um empresário de São Paulo destinadas à creche municipal que se encontra em fase de reforma, no bairro Jardim Boa Esperança, porém a resposta também foi editada na reportagem.

Operação Lei Seca atua na madrugada em Bom Jardim


Policiais militares orientam motoristas e coíbem combinação fatal álcool X direção

A Polícia Militar realizou no dia 20 de janeiro, sexta-feira, a primeira Operação Lei Seca em Bom Jardim. A blitz durou cerca de duas horas, da meia noite às 2h da madrugada do dia 21, na Avenida Nilo Peçanha, próximo à padaria Nonna Carmela. Diversos motoristas foram abordados e se surpreenderam com a novidade, quando saíam de bares ou passavam pelo centro da cidade e passaram pelo teste do etilômetro (o conhecido bafômetro). Até então, operações com uso de bafômetro aconteciam com frequência somente em Nova Friburgo, e no resto da Região estavam restritas as ocasiões de grandes eventos, como Exposição Agropecuária de Cordeiro.
O objetivo da Operação Lei Seca foi de coibir o uso do álcool ao volante e essas ações são feitas em grandes avenidas e perto de locais de grande concentração de pessoas, principalmente à noite.  Desde seu início no estado do Rio a Lei Seca reduziu em 23,6% o número de acidentes decorrentes do uso do álcool ao volante. O número de motoristas alcoolizados também reduziu em 14% e colisões e quedas com motos 10%. Os números apontam que a Operação Lei Seca é eficiente e pode reduzir ainda mais o número de acidentes causados por motoristas embriagados.

Técnicos agrícolas realizam campanha de combate à virose em tomateiro


Levantamento mostra que avanço da praga pode trazer forte impacto social e econômico para a região.

Por Ana Amelia Mendes

Técnicos da Defesa Agropecuária do Núcleo Cordeiro, Emater-Rio e secretaria municipal de Agricultura de Bom Jardim vêm realizando importante campanha com o produtor rural sobre medidas de combate ao geminivírus, em razão de terem identificado a presença da virose em lavouras de tomate do município, o que preocupa o segmento agrícola da Região Serrana fluminense.
Os técnicos ressaltam que o geminivírus é transmitido pelo inseto conhecido como Mosca Branca, que ataca o sistema circulatório do tomateiro, provocando atrofia e causando perdas de 40% a 100% da produção.
Para divulgar as medidas de controle que evitam a proliferação da praga, os profissionais têm atuado de forma a orientar os produtores em visitas às propriedades. Durante a conversa, abordam que a destruição dos restos culturais após a colheita, a implantação de um período de vazio sanitário de cerca de 60 dias entre safras, no qual os produtores evitam o cultivo do tomateiro, e a aquisição das mudas em viveiros registrados em atendimento a Resolução SEAPEC nº 603 de 09/06/05 ajudam a alcançar resultados positivos.
Segundo informações da Defesa Agropecuária, atualmente existem dois viveiros em Bom Jardim, ambos localizados no Alto de São José: Chácara do Ananias e Viveiro Mudas.

Usina Santo Antônio inicia testes em Bom Jardim


PCH da Energisa, com 8MW de potência instalada, tem o aval da Aneel para entrar em operação.

A holding Energisa, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Nova Friburgo e Zona da Mata Mineira, recebeu autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para iniciar a operação, em fase de testes, da pequena central hidrelétrica (PCH) Santo Antônio. A usina praticamente pronta, foi construída no Rio Grande, na localidade de Ponte Berçot, município aqui de Bom Jardim. O aval da Aneel é para o funcionamento das duas turbinas Kaplan, que somam 8MW em potência instalada. Segundo a Energisa, a geração anual da usina será de 42 mil MWh.
A holding Energisa (antiga Cataguazes-Leopoldina) controla cinco distribuidoras de energia que atuam em Minas Gerais, Nova Friburgo, Sergipe, Borborema e Paraíba. A companhia atua também em comercialização e tem ampliado os investimentos em geração, com aportes em PCHs, parques eólicos e biomassa.

Bom Jardim tem nova reunião sobre dengue


Agentes de Saúde são alvos de mobilização no combate à doença 

Por Ana Amelia Mendes

Visando ao engajamento dos Agentes Comunitários de Saúde na luta contra a dengue, a prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria municipal de Saúde – Coordenação de Vigilância Sanitária e Ambiental Municipal – reuniu na última quinta-feira, dia 19, os profissionais da área e transmitiu a preocupação que a administração está com relação ao impacto da doença no município.
O encontro foi comandado pelo Superintendente de Políticas Públicas, Dr. Marcos Célio Pontes Rangel, que ressaltou a importância das visitas domiciliares na redução de números de focos, consequentemente, de casos da doença. “Em 2011, tivemos 176 casos confirmados de dengue no município e pelo o que estamos verificando, para este ano, o número pode aumentar. Por isso o nosso trabalho deve ser minucioso e nossa meta, sempre 100% de casas visitadas, população orientada, para que consigamos proteger todos. Em municípios em que os agentes de saúde se envolveram na campanha, foi identificada uma redução considerável de casos”, disse Dr. Marcos Célio.
O coordenador de Vigilância Sanitária, Alessandro La Porta, junto ao Coordenador de Campo, José Dalvino Albino, solicitou aos agentes que mantenham contato com os guardas de endemia para que as respostas às demandas sejam rápidas. “Estamos trabalhando em sistema de mutirão para atuar em todas as localidades mais suscetíveis ao vírus e para complementar as ações já implantadas, precisamos da ajuda de todos os agentes, principalmente durante esse período que estamos passando”, alertou Alessandro.
Segundo o coordenador de Campo, Dalvino, os agentes terão novas fichas para as visitas domiciliares, mais objetivas e simples, e pediu aos agentes para que todos os pedidos de capa para caixa d’água sejam levados à Vigilância Sanitária para disponibilizar o equipamento de ajuda no combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti.
Ao fim da reunião, os agentes se comprometeram com a campanha e disseram estar dispostos a ajudar no que for preciso para que as suspeitas de um grande número de casos e da gravidade dos mesmos não virem uma triste realidade como a vivida por muitos municípios brasileiros anualmente.

Veículo provoca acidente na RJ-116 em Bom Jardim


Fotomontagem: GoodWeb Produções

Na manhã de sexta-feira, 20, um veículo Verona dourado, placa de Bom Jardim colidiu com uma motocicleta Yamaha YBR, placa de Cantagalo, no quilômetro 105 da Rodovia RJ-116. Ambos seguiam em direção a Nova Friburgo. Segundo informações, não confirmadas, obtidas no local e divulgadas no site da GoodWeb (www.goodweb.com.br), o motorista do veículo parou no acostamento e depois fez a conversão e atravessou a pista no mesmo momento em que a moto ia passando, causando a colisão. Entretanto, o que poderia ter sido um grave acidente não passou de um susto. O piloto da moto, que estava sozinho, teve apenas um pequeno ferimento na mão e foi imediatamente socorrido pela ambulância da Rota 116, que chegou rapidamente ao local, juntamente com policiais do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), que lavraram a ocorrência.
Ainda de acordo com informações da empresa Accestran que faz a sinalização do tráfego na rodovia, a colisão não foi maior por que no local está sendo realizada a operação do sistema pare & siga da ponte que está em fase final de construção naquele local. De acordo com os lojistas próximos, é comum motoristas fazerem esse tipo de conversão no local, manobra de grande risco e proibida pela lei de trânsito. Após a finalização das obras da ponte, uma mureta de segurança deve ser construída em toda extensão daquele trecho, proibindo que veículos façam este tipo de manobra considerada muito perigosa.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Prefeito Paulo Barros se reúne com blocos de carnaval


Por Ana Amelia Mendes (PMBJ)


O prefeito de Bom Jardim, Paulo Barros, se reuniu no dia 17 de janeiro, com os presidentes e representantes dos blocos para decidir sobre a organização do Carnaval 2012. O encontro aconteceu no auditório da Casa de Cultura, às 18h, e contou com a presença dos secretários de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer, Descio Frerie, de Governo, Luiz Carlos dos Santos, e de Gabinete, Amanda Pereira.
O primeiro ponto abordado pelo prefeito Paulo Barros foi o horário incerto de saída dos blocos. “Existe bloco que sai à meia noite e isso atrapalha o andamento da programação feita pela prefeitura. O nosso carnaval é uma festa familiar, com pessoas idosas e crianças que gostam de prestigiá-lo, porém com toda a demora dos blocos, elas desistem e não conseguem assistir aos shows”.
Para o problema, o prefeito disse que soará uma campainha nas concentrações e ao terceiro aviso, caso o bloco não saia, o trio elétrico será retirado da concentração, não havendo assim, o desfile do bloco que desrespeitar o sinal.
Sobre os horários, definidos previamente, ficou acertado que às 23h30, os blocos deverão passar pelo palanque oficial da festa, para que, em seguida, a banda possa iniciar o show.
Com essas novas regras, a programação dos blocos para o próximo Carnaval ficou definida da seguinte forma:

Sexta-feira (17/02): 21h – Bafo de Bode
22h – Sem Destino

Sábado (18/02): 21h – Empurra que Pega
22h – Cachaça

Domingo (19/02): 21h – Tricolor
22h – Jegue

Segunda (20/02): 21h – Malas
22h – Veloso

Terça (21/02): 18h – Jeguinho
21h – Galo da Madrugada
22h – Vermelho e Preto

Prefeitura inicia recuperação de vias municipais


Por Ana Amelia Mendes (PMBJ)

Com o tráfego deslocado para a RJ-116 através da liberação de uma das pistas da nova ponte, a prefeitura de Bom Jardim iniciou os serviços de recuperação de suas vias municipais mais prejudicadas, acessos de São Miguel e Campo Belo, devido ao aumento significativo do fluxo de veículos que passou por dentro da cidade.
De acordo com o secretário de Obras, Thiago Muniz, os reparos nos calçamentos são feitos com recursos da prefeitura. “Em São Miguel, a previsão para terminar o reparo é de 30 dias e já para o bairro de Campo Belo, não posso precisar uma data que o cronograma prevê obras por toda sua extensão, mas estamos fazendo e faremos o mais breve possível”, informou o Secretário Thiago Muniz. 

Defesa Civil de Bom Jardim vistoria áreas de escorregamento apontadas pelo DRM

Por Ana Amelia Mendes (PMBJ)

Após receber o levantamento dos Setores de Risco Iminente a Escorregamentos nas localidades mapeadas pelo Departamento de Recursos Minerais do Estado Rio de Janeiro (DRM-RJ), a secretaria de Defesa Civil de Bom Jardim, nos dias 10 e 11 de janeiro, vistoriou todas as áreas identificadas e diagnosticou acontecimentos em setores sem moradias, que serão monitorados, e setores com moradias onde medidas preventivas e de enfrentamento à análise serão tomadas.
Segundo o secretário de Defesa Civil, Romildo André de Jesus, das 56 áreas assinaladas pelo DRM como de risco de deslizamento de terra, menos da metade, em 27 pontos, foram identificadas ocorrências. “Esse trabalho do governo do estado, através do DRM, nos ajudará integrando essas informações ao Plano de Redução de Risco e Plano de Contingência que preparamos para Bom Jardim”, acrescentou o secretário Romildo.
O relatório abrange os 385 km² de área, ou seja, compreende os quatro distritos – Bom Jardim, São José do Ribeirão, Banquete e Barra Alegre – teve início em 2010 e foi entregue em 28 de dezembro de 2011.

Secretaria de Saúde de Bom Jardim intensifica ações de combate à dengue


Por Ana Amelia Mendes (PMBJ)

A prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria Saúde, realizou no dia 12 de janeiro, mais uma reunião com a equipe da Vigilância Sanitária sobre o combate à dengue. O encontro foi realizado no gabinete do secretário municipal de Saúde, Hudson Monnerat, às 10h.
De acordo com o secretário, os 10 guardas de endemia intensificarão as ações por meio de orientação à população, visitas domiciliares e controle dos focos. “Para que os resultados sejam positivos, peço à população que colabore e receba o guarda de endemia em seu domicílio para que Bom Jardim continue trabalhando no sentindo de acabar com focos da doença. Outro ponto importante é que o morador comunique possíveis focos à unidade de saúde mais próxima de sua residência para que a equipe técnica tenha uma resposta mais rápida.
Outra medida importante que Bom Jardim tomará no combate ao mosquito Aedes aegypti, será a eliminação de focos e desratização nas margens dos rios que cortam Bom Jardim, São José do Ribeirão e Banquete, através da parceria com a secretaria municipal de Defesa Civil.
Além das ações já implementadas, o secretário Hudson e o superintendente de Políticas Públicas, Dr. Marcos Célio Pontes Rangel, comentaram que o município está organizando uma campanha para diminuir o número de pneus velhos, realizando sua troca por mudas de árvores. 
Outra informação fornecida pelo secretário foi a doação da Vigilância Sanitária do Governo do Estado de dois automóveis para auxiliarem no combate ao mosquito transmissor da dengue. “Os veículos chegarão ainda este mês”, afirmou o secretário.

Prefeitura inicia construção de muros de contenção


Por Ana Amelia Mendes (PMBJ)

A prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria municipal de Obras e Infraestrutura, iniciou a construção de três importantes muros de contenção no bairro Jardim Boa Esperança, nas ruas Lenilson Ribeiro, Armando Jorge Pereira de Lemos e José Marques da Rocha.
As obras, feitas com recurso federal, por meio de emenda parlamentar e destinado à recuperação de danos causados por desastre e apoio a obras preventivas de desastres, encontram-se em fase inicial e a previsão de término é de cerca de seis meses. Os muros variam entre 26 m² e 76 m² e o valor das obras ultrapassa R$ 150 mil.
         Além dos três muros no bairro Jardim Boa Esperança que se encontram em diferentes estágios de execução, o secretário de Obras, Thiago Muniz, informou que também está no cronograma a construção do quarto muro, no bairro Veloso. “Ainda não conseguimos iniciar as obras no Veloso porque o nível do córrego está alto. Assim que a água abaixar, faremos a fundação para levantar o muro”, acrescentou o secretário Thiago.

Motoqueiro é ferido por disparos na RJ-116 ,quando seguia para a sua casa, em Banquete


         Policiais do 11º BPM compareceram ao posto de pedágio de Furnas, em Nova Friburgo, onde verificaram uma tentativa de homicídio praticada contra um morador do distrito de Banquete, em Bom Jardim. O fato ocorreu por volta das 23h da última quinta-feira, 12, quando funcionários da concessionária Rota 116 prestaram socorro a Márcio Fernandes dos Santos, 48 anos, que havia sido baleado na RJ-116, na altura do quilômetro 89, próximo ao Véu das Noivas.
Ao chegarem à praça do pedágio, os PMs apuraram que Márcio trafegava com sua moto em direção a Bom Jardim, quando foi perseguido por dois elementos em outra moto. Um deles sacou uma pistola e começou a disparar em sua direção. Ao perceber que havia sido atingido, Márcio se dirigiu imediatamente à praça do pedágio para pedir ajuda. A polícia de Nova Friburgo continua investigando o caso, na tentativa de descobrir e capturar pessoas suspeitas, que possam ter praticado a tentativa de homicídio.

FONTE: Jornal A Voz da Serra (www.avozdaserra.com.br).

Perto de completar 96 anos, Dona Inah, bom-jardinense de nascimento, morre em Niterói


         No dia 13 deste mês de janeiro, nos deixou mais uma grande e querida figura bom-jardinense. Trata-se da Srª Inah de Almeida Pereira da Silva, que nasceu na localidade de Barra de Santa Teresa, no dia 20 de fevereiro de 1915 e portanto, estava bem próxima de completar seus 96 anos de idade.
         Casada com Srº Armando Amâncio da Silva, que trabalhou por muitos anos na antiga Casa Erthal além de ter possuído alguns estabelecimentos comerciais em Bom Jardim e com quem teve como filhos legítimos e bom-jardinenses Maria da Conceição, Rachel, Regina Helena, Therezinha de Lourdes, Jose Armando, Paulo Roberto, Antonio Carlo, Ana Maria, Maria Jose, Álvaro Luiz e Martha Lucia, dona Inah mesmo se dedicando às suas incansáveis tarefas do lar, ainda criou dois sobrinhos e alguns outros adotivos que apareceram.
         Filha do casal Anna Henriqueta de Almeida Pereira & Manoel Lopes Pereira Filho, Inah morou por muitos anos na Rua Miguel de Carvalho, dentro de Bom Jardim, de onde em 1970 mudou-se para Niterói, afim de assim favorecer seus filhos que necessitavam cursar seus ensinos superiores.
         A doce e querida Dona Inah de Almeida Pereira da Silva, depois de algum tempo enferma, para tristeza de todos os familiares e amigos, grande parte dos quais aqui de Bom Jardim, veio a falecer em Niterói no dia 13 passado, de insuficiência respiratória, acidente vascular encefálico e fabrilação atrial. O seu velório, que contou com presenças de familiares e amigos, se deu no Parque da Colina, em Niterói, onde conforme era seu desejo, seu corpo foi cremado.
         Aos familiares, genros, noras, netos, bisnetos e demais familiares, nossas sinceras condolências pela sentida perda da Sra. Inah, que no entanto em vida, só soube fazer o bem e cativar a todos.

Homicida é capturado pela Polícia, em Bom Jardim


         Policiais civis lotados na 154ª Delegacia de Polícia, do vizinho município de Cordeiro, prenderam, na tarde do último dia 11, quarta-feira, o elemento Roberto de Araújo Matias (foto). Segundo consta, contra  Roberto Matias, existia um mandado de prisão expedido pela Vara de Execuções Penais, pelo crime de homicídio qualificado. O criminoso foi capturado na Rodovia RJ-116 do Km 96, no distrito bom-jardinense de Banquete, município de Bom Jardim. De acordo com o delegado titular da 154ª DP, Dr. Robson Pizzo, os agentes policiais receberam uma denúncia anônima dando conta que o Roberto estava trabalhando como pedreiro em uma construção em Banquete. 

Maçonaria presta homenagem a um dos seus grandes integrantes


         A Loja Maçônica Indústria e Caridade de Nova Friburgo, de certa forma também em nome das demais instituições desta natureza da região, incluindo Bom Jardim, Cordeiro e também as outras lojas friburguenses, homenageou recentemente o saudoso Dr. Renê Pacheco, que veio a ser um dos queridos, caridosos e destacados maçons da região.
         No dia 5 do mês passado, dezembro, em seu salão social, a Loja Maçônica Indústria e Caridade n° 0049, localizada no centro de Nova Friburgo e tendo a frente seu atual venerável Érico Antonio Gripp, contando com presenças da viúva Srª Ivanisse Antonia e seu filho Renê com sua esposa, homenageou o inesquecível Renê Pacheco, para satisfação também do seu outro filho Rodrigo, assim cômodos netos Vinícius, Ana Carolina e Beatriz, bem como demais familiares (foto). Renê Pacheco que faleceu no dia 23 de agosto de 2011, foi como inclusive atesta o conhecido José Joaquim de Souza, que encontra-se aqui em Bom Jardim radicado há anos, um dos grandes, ativos e dedicados integrantes da maçonaria.
Médico e militar da Marinha Brasileira, Renê Pacheco nasceu no dia 17/06/1925, em Visconde do Rio Branco, Estado de Minas Gerais e foi iniciado na Loja Maçônica 14 de Julho V, do Oriente de Belo Horizonte, MG, no dia 20/10/1964, elevado ao grau de companheiro maçom no dia 24/02/1965 e exaltado no grau de mestre maçom no dia 25/08/1965, tendo no Cadastro de Identificação Maçônico (CIM) a inscrição n° 78.303. Ele foi filiado na Loja Maçônica Segredo e Amor da Ordem, do Oriente de Recife, assim como também na Loja Maçônica Indústria e Caridade n.º 0049, no dia 14/04/1967, conforme Ata n.º 5.657, considerado Benemérito da Ordem Maçônica por Decreto do Soberano Grão-Mestre Geral, datado de 25/11/1974, recebendo diploma entregue pelo Soberano Grão-Mestre Geral em sessão realizada na Loja Maçônica Indústria e Caridade, no dia 30/11/197. Além de simpático, bastante querido e atencioso para com todos e sempre disposto a ajudar a quem precisasse, Renê Pacheco prestou graciosamente por vários anos, serviços médicos no Ambulatório Infantil Alberto Mayer.
Na oportunidade desta justa homenagem, além de palavras elogiosas a respeito do saudoso Dr. Renê Pacheco, foi inaugurada também na Loja Indústria e Caridade sua foto na “galeria dos grandes maçons” e apresentação por parte do Orador José Carlos Alves, a trajetória maçônica do homenageado, assim como a Srª Ivanisse Pacheco recebeu uma placa e flores. 

Banco de sangue do INCA necessita de doadores e pede o socorro

Sede do Inca na Praça da Cruz Vermelha, Rio de Janeiro
(Foto: Street View do Google Earth)
CESAR CARVALHO (JORNAL MAIS BJ) -       Internautas e usuários de redes sociais iniciaram recentemente uma campanha pela internet, através de e-mails e postagens no Facebook, solicitando às pessoas que apoiem o INCA - Instituto Nacional do Câncer, órgão do Ministério da Saúde, que fica na Praça da Cruz Vermelha, 23, no Centro do Rio de Janeiro, capital. “Só quem usa os serviços do INCA, tem ou teve amigo e familiar nesta situação sabe da importância de colaborar e participar da campanha”, diz o e-mail, que pede para repassar a mensagem para o maior número de pessoas possível.
Ainda segundo a mensagem, a situação do Instituto Nacional do Câncer é realmente dramática, não tendo sangue nem doadores. Já saíram notas em jornais, mas pouco adiantou.
O INCA está precisando urgentemente de doadores de sangue, pois o banco de sangue está quase vazio e o Hospital enfrenta dificuldades, até para marcar cirurgias, muitas vezes, precisando recorrer a outros bancos de sangue da cidade do Rio de Janeiro, que também passam pelas mesmas dificuldades.
A transfusão de sangue para pessoas com câncer é muito importante. Sem ela, muitos pacientes não conseguiriam sobreviver aos tratamentos que envolvem drogas pesadas. Para doar, basta chegar à portaria do Hospital com sua carteira de identidade ou qualquer documento similar, apresentando- se como doador. “NÃO vá em jejum, alimente-se de coisas leves e não gordurosas (evite derivados de leite), evite o álcool por pelo menos 12 horas. Você deve estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 60 anos e pesar 50kg ou mais”, continua o e-mail, dizendo ainda que aqueles que não puderem doar, que colaborem repassando as mensagens para seus contatos na internet e nas redes sociais, para que se possa alcançar muitos doadores.
Os endereços para quem se dispuser a fazer a doação são os seguintes: 
= RIO DE JANEIRO: Hospital Universitário Graffree e Guinle – Rua Mariz e Barros, 775 –Tijuca.
= Hospital Mário Kroeff - Associação Brasileira de Assistência ao Câncer – Rua Magé, 326 – Penha Circular. 
= Instituto Nacional de Câncer – INCA – Hospital do Câncer I – Pç. Cruz Vermelha, 23 – Centro.
= Instituto Nacional de Câncer - INCA - Hospital do Câncer II – Rua Equador, 831 – Santo Cristo.
= Instituto Nacional de Câncer - INCA - Hospital do Câncer III – Rua Visconde de Sta. Isabel, 274 – Vila Isabel. Avenida Brigadeiro Trompowski, s/n – Ilha do Fundão.
= Hospital Universitário Pedro Ernesto – UERJ – Avenida 28 de setembro, 77 – Vila Isabel.
= Instituto de Hematologia do RJ – Hospital de Hematologia – HEMORIO – Rua Frei Caneca, 8 – Centro.
= NITERÓI: Hospital Universitário Antonio Pedro – UFF - Rua Marques do Paraná, 303 – Centro.
         Existem também, hospitais como locais de doações em Campos, Nova Iguaçu e Volta Redonda.

E-mail falso sobre cancelamento da carteira de habilitação é mais um boato espalhado na web


CESAR CARVALHO (JORNAL MAIS BJ) - Todos os dias nossos endereços de e-mail são invadidos por dezenas de mensagens postadas por amigos bem intencionados, mas que sem querer, acabam disseminando boatos, e-mails falsos, criados por pessoas inescrupulosas, que não têm o que fazer. São verdadeiras brincadeiras de mau-gosto e, como se não bastasse ter que conviver com piratas da internet (hackers), que invadem nossas máquinas com todo tipo de vírus, programas espiões e outros bichos, ainda temos que checar a veracidade de mensagens duvidosas e estranhas. Muitos desses e-mails, sobre pessoas desaparecidas, portadores de doenças raras precisando de ajuda, fechamento de hospitais, etc., vivem infernizando nosso endereço eletrônico. O pior que muitos acreditam e saem espalhando essas mentiras para sua rede de contatos e toda a internet acaba sendo contaminada.
 Dias desses recebemos em nossa redação, um texto alarmista afirmando que a Carteira Nacional de Habilitação (CHN) seria cancelada após 30 dias de seu vencimento de seu prazo de validade. Essa mensagem circula pela web desde o começo de 2009 e fala de uma suposta lei que cancelaria a CNH após 30 dias do vencimento da mesma e o seu portador teria que refazer todos os exames e testes novamente! Ocorre que a história é falsa, conforme já divulgado pelo site E-farsas (www.e-farsas.com). Além de possuir várias características de um hoax (boato), uma farsa da web: possui um tom alarmista; usa LETRAS MAIÚSCULAS para chamar a atenção (em algumas versões, o texto vem em letras garrafais e em vermelho!); pede para ser repassada aos amigos; apresenta informações fantasiosas e dados imprecisos; utiliza uma fonte confiável (órgãos do governo, pessoas famosas, grandes empresas, etc.).
O pior de tudo é que muita gente acaba repassando o e-mail, acreditando estar fazendo um bem à humanidade, ao ajudar o próximo!
Mas na própria internet, diversos sites ajudam ajuda a destrinchar essas histórias e separar o verdadeiro do falso. No blog do Jornal CINFORM, o advogado e assessor jurídico, Cristobaldo Alves, cita a Lei 9503/97, que instituiu o atual Código de Trânsito Brasileiro, o qual determina que o prazo de validade das novas carteiras de habilitação é de cinco anos, para motoristas com idade inferior a 65 anos. Para os condutores com idade igual ou maior a 65 anos, a renovação deve ser feita a cada três anos. No mesmo blog, André de Carvalho, assessor de imprensa do Detran, afirma que existem, sim, casos ou situações excepcionais onde o motorista precisará que realizar novamente todo o processo de habilitação. Quando o cidadão começa o processo e não o conclui ou é reprovado e não retoma o processo no prazo de um ano e quando condutor é condenado por algum crime de trânsito ou por ter causado acidente grave.
Nesses casos, o artigo 160 do Código de Trânsito Brasileiro combinado com o artigo 1º da Resolução nº 300 do CONTRAN, para voltar a dirigir o motorista terá que se fazer a todos os exames, inclusive de aptidão física, mental e psicológica.
No site do DETRAN de São Paulo há um alerta, postado no dia 30 de março de 2009, desmentindo toda essa história. Segundo Mara Cruz – Assessora de Comunicação do Detran-SP – não existe prazo máximo para a renovação da carteira e o prazo para a renovação da CNH, depois de vencida, é de 30 dias (daí, talvez, a confusão!). Quem não renovar a CNH no prazo determinado pela legislação de trânsito estará infringindo o art. 161, do Código de Trânsito Brasileiro. Se o condutor nessa situação for pego em uma fiscalização de trânsito terá sua carteira apreendida, receberá uma multa gravíssima (R$ 191,54), 7 pontos na carteira e a retenção do veículo até a apresentação de um condutor habilitado.
Ou seja, existe um limite de 30 dias para renovação da carta, mas isso só vale para quem for pego dirigindo com o documento vencido. Passando esse prazo, o condutor pode ser multado além sofrer outras punições. Porém, a tal lei que cancelaria a carteira depois deste prazo e obrigaria o motorista a começar da estaca zero não existe!

A Voz do Pastor + Dom Edney Gouvêa Mattoso,


Para um ano de esperanças

Caros amigos, está impresso na memória nacional, e especialmente em nossas lembranças particulares, os tristes eventos de janeiro de 2011. Mais uma vez nos encontramos em pleno período das chuvas e é ocasião de decidirmos não permanecer escravos de tristezas passadas.
Bom Jardim e Nova Friburgo sempre foram conhecidas nos meses de verão como lugares agradáveis e de lazer em meio às belezas da paisagem serrana. O sorriso dos povos acolhedores e o clima familiar sempre caracterizaram estas serras fluminenses. A valentia dos desbravadores e colonizadores marcam a história destas nossas cidades muito mais do que os reveses que sempre coexistiram com seus anos de fundações.
Ao vermos as carências que nos rodeiam pode haver a tentação da desesperança que não é condizente com nosso espírito cristão. O homem possui a técnica necessária para remodelar locais de risco, reconstruir casas e edifícios ameaçados, e dar condições dignas de vida aos que aqui moram, mas há ainda outra obra mais importante que estas.
Cristo é o único capaz de curar as feridas dos nossos corações que ainda choram as consequências de um ano de lutas e esforços, e não nos deixa abater pelo pessimismo e pela desesperança. A vida e a força que brotam do Ressuscitado levam-nos a experimentar também um período de constante ressurreição.
Por mais que a tecnologia seja importante, a base humana de corações reconciliados é única capaz de construir. Como tive a oportunidade de dizer na homilia do aniversário de 193 anos de Nova Friburgo, repito agora: Não queremos ficar para a história como a cidade da tragédia e das lágrimas, nenhum de nós quer ser conhecido como habitantes da cidade que foi atingida por um acidente climático!
Reconstruir uma cidade passa necessariamente pela reconstrução do seu povo, de sua autoestima e de sua confiança nas instituições que tem por vocação a gestão do bem comum, e acima de tudo na providência de Deus, que é Amor.
Este ano nos convida a decisões importantes. Sair do caminho do luto e tomar novas iniciativas motivados pela caridade e pelo compromisso social, que são marcas distintivas do homem de fé. O nosso futuro em grande parte é construído por nossas opções de hoje, e estas decisões devemos tomá-las diante de Deus e com uma consciência reta. Enquanto basearmos nossas decisões somente em nossos particulares interesses, edificaremos sobre alicerces falsos e pobres. Pela superação do egoísmo também passa a obra nova de Cristo e o soerguimento de Nova Friburgo, Bom Jardim e demais atingidas naquela ocasião.
Dom Edney Gouvêa Mattoso,
Bispo diocesano de Nova Friburgo

Coluna do Magno


REJUVENESCER, UM SONHO DE TODOS...

A.    Magno

Sempre que alguém me fala que não gostaria de ficar velho eu conto o caso ou causo que Josias nos contou enquanto descansávamos do almoço sob um frondoso cajueiro ao lado da fábrica.
Naquela segunda-feira, assim que Josias chegou ao cajueiro, pelo jeitão, percebemos que vinha com alguma novidade. Sabendo que ele havia passado o fim de semana com os pais na região do Seridó (interior do Rio G. Norte) Geraldo futucou a onça com vara curta:
– E aí, bicho? Tá muito quente lá pelo Seridó?
– Viiixi!... Lá tá tão quente que a gente olha as ovelhas no pasto e vê a fumaça saindo dos pelos delas.
Rimos com a resposta, porém não satisfeito de todo, Geraldo continuou futucando:
– Encontrou alguma novidade por lá?
Josias limpou o chão, ajeitou as calças e respondeu:
– Homi!... Não lhe conto nada!
– Óxente! Conte. – disse Geraldo.
Era tudo que ele queria escutar para dar início ao que estava entalado em sua garganta.
Josias então nos contou que ao chegar à casa dos pais procurou saber se o velho João Maria ainda era barbeiro. Recebendo uma resposta positiva, duas horas mais tarde, partiu para a barbearia. Lá chegando, estranhou o movimento. Simplesmente, havia mais de 15 pessoas para fazerem barbas. Incucado com o que vira, perguntou a alguém que também aguardava pela vez:
– Por que tanta gente pra fazer barba hoje?
– Óxente! Sabe, não? Aqui agora tá sempre cheio. Vem até gente de fora pra fazer a barba com o véio João.
Achando esquisito, Josias indagou:
– Mas, qual é o motivo?
– Tão dizendo por aí que o veio descobriu um método de rejuvenescer os homens. Tão dizendo que depois de umas cinco barbas feitas pelo véio a gente fica mais novo uns cinco anos. Aí, já viu né...
Empolgado com a explicação do cliente, Josias pensou: ”Tô feito! A partir de agora, todo fim de semana eu vou viajar pra cá pra fazer a barba. Quem não quer ficar mais jovem?!”
Ansioso com a idéia de rejuvenescer por um custo tão baixo, Josias permaneceu pelas proximidades até chegar a sua vez. Quando o velho barbeiro lhe chamou, Josias indagou
– Quanto é o preço da barba, Seu João?
– Depende, meu fio. Se for em pé é dois real, se for sentado na cadeira é três real e se for sentado com “caroço de abacate” dentro da boca pra ficar mais novo é quatro real. Vai querer de qual?
– Eu vou querer com o caroço de abacate.
– Tá certo. Pode sentar na cadeira.
Josias sentou- se e perguntou:
– Ó Seu João, como é que o senhor conseguirá fazer a barba com o caroço de abacate dentro de minha boca?
– Meu fio, presta a atenção: Quando eu for fazer o lado direito do seu rosto, você com a língua empurra o caroço para o lado direito e prende até eu terminar e quando eu for fazer o lado esquerdo, você faz a mesma coisa pro lado esquerdo, entendeu? Fazendo a barba assim, a sua péia fica mais esticada e você fica mais novo.
Mas, enquanto o barbeiro entrava e saia na barbearia com cara de preocupado, Josias permanecia sentado por mais de trinta minutos em seu aguardo. Não entendendo a razão da demora, resolveu indagar:
– Ó Seu João, o que é que está faltando para o Senhor fazer a minha barba?
– Meu fio, tá faltando o “caroço de abacate”.
– E o senhor só tem um caroço?– perguntou Josias meio desconfiado.
– Só, meu fio...
Diante da resposta, Josias, pensou: “Cacete!... Quer dizer então que safado usa o mesmo caroço pra todo mundo!” Mas... Na expectativa de rejuvenescer, insistiu:
– Ó Seu João, e onde está o caroço?
Usando da velha simplicidade sertaneja, ele respondeu:
– Meu fio... O caroço tá na barriga dum cliente. Mas, num se aperreie não, porque eu vou lá dentro ver se o cabra já “obrou” (defecou) o caroço pra eu fazer a sua barba.
Estarrecido com a resposta, Josias explodiu:
– O que?!... Aquiii pro Senhor! Seu!...