sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Ponte de Barra do Bengala já foi reconstruída



Os moradores da localidade de Barra do Bengala, que fica no limite entre os municípios de Bom Jardim e Nova Friburgo, já estão utilizando a nova ponte sobre o Rio Grande, reconstruída pela Secretaria Estadual de Obras – SEOBRAS. A informação é da Subsecretaria para Reconstrução da Região Serrana, sediada em Nova Friburgo. Iniciada em abril deste ano, a ponte da Barra do Bengala, localizada na Pedra Branca, em Banquete, terceiro distrito de Bom Jardim, já está permitindo acesso de veículos e pedestres. A nova ponte de concreto veio substituir a que havia no local, levada pelas enchentes de janeiro de 2011.
Com 42 metros de extensão e uma passarela para pedestres, a ponte foi montada com auxílio de um grande guindaste, processo acompanhado por um engenheiro da Premag Construtora, empresa responsável pela obra. A nova passagem começou a ser imediatamente utilizada pelos moradores do local, que se disseram bastante aliviados, pois antes somente  uma ponte improvisada pela prefeitura de Bom Jardim permitia a passagem de veículos leves, enquanto os pedestres se utilizavam de uma passarela, também improvisada.  Já os caminhões estavam precisando se deslocar até Banquete, para ter acesso à Rodovia RJ-116 e vice-versa.
“A nossa comunidade depende muito dessa passagem, principalmente para o escoamento da produção, por se tratar de uma área de produção agrícola”, disse um dos moradores, que se mostraram satisfeitos com a obra e reconheceram que, embora não tenha sido reconstruída logo após a catástrofe, a nova ponte ficou muito melhor do que a anterior, que era muito antiga.
Segundo o subsecretário da Reconstrução Affonso Monnerat, a ponte foi construída dentro dos padrões e procedimentos corretos, para que não haja mais problemas de acesso caso venha ocorrer novamente a elevação do nível do Rio Grande.  Monnerat relata ainda que em todas as construções de pontes no município foram feitos estudos de vazão, para que as obras tivessem padrões adequados, o que acarretou a demora em sua conclusão. 
“Foi preciso construir com um comprimento maior e mais elevado, para se evitar situações de represamento, o que acabaria comprometendo as cabeceiras em caso de enchentes”, disse Affonso Monnerat, que anunciou também a reconstrução de mais 24 pontes, já em andamento, nas cidades de Bom Jardim, Nova Friburgo, Teresópolis, Areal, Sumidouro e Petrópolis.
Em Bom Jardim, a SEOBRAS está reconstruindo as pontes de Venda Azul, Barroso, Ribeirão de São Domingos, Goiabal e Barra Grande, na Ponte Berçot. Monnerat ressalta ainda que as outras pontes estão sendo licitadas pelo DER-RJ e que até o final de 2012 todas devem estar reconstruídas.

2 comentários:

Helen disse...

Sou moradora de Barra do Bengalas e gostaria de solicitar um esclarecimento sobre o seguinte comentário na reportagem em questão: "(...) uma ponte improvisada pela prefeitura de Bom Jardim permitia a passagem de veículos leves (...)"
Desde a tragédia de janeiro / 2011, em que ficamos sem ponte, APENAS os moradores da localidade trabalharam na construção das passagens que utilizamos até agora! Tanto na "pinguela", usada pelos pedestres, quanto na "antiga ponte", que ao cair, fixou-se no nível do rio e só pode ser utilizada para passagem dos carros leves depois que os MORADORES improvisaram as rampas laterais.
Em nenhum momento, a Prefeitura de Bom Jardim improvisou uma passagem para a comunidade, como afirma a reportagem!
Gostaria de obter resposta ao comentário! Pois trata-se de um erro, dar os créditos a quem não os tem por direito!

Julio Kzar disse...

Cara internauta e leitora do JORNAL MAIS! Agrademos por sua atenção e observação, mas devemos esclarecer que esta matéria, como muitas outras foi baseada num comunicado da assessoria de imprensa da prefeitura de Bom Jardim, a qual o jornal limitou-se a reproduzir. Sendo assim, eximimo-nos do erro e fazemos aqui o devido reparo. Obrigado!