terça-feira, 12 de setembro de 2017

Incêndio criminoso destrói área equivalente a 4.000 campos de futebol em Bom Jardim

 Corpo de Bombeiros do município só conseguiu controlar o fogo na última segunda-feira, dia 11.  Incêndio começou no Bairro de Fátima e atingiu três localidades desde sexta, dia 8.

Foi finalmente controlado na segunda-feira, 11, o grande incêndio que atingiu três bairros de Bom Jardim, desde a última sexta, 8. Segundo informações do comandante do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Fábio Gonçalves, foi consumida uma área total de quatro mil hectares, equivalente a quatro mil campos de futebol, nos bairros Fátima e nos distritos de Banquete e São José do Ribeirão. Não há registros de pessoas feridas.

Segundo relatos de produtores rurais, que registraram ocorrência na delegacia da cidade, a queimada teria começado quando um outro agricultor usou fogo para limpar uma área onde iria plantar. Os produtores levaram fotos para a Polícia Civil que mostram chamas com mais de 40 metros de altura. “Vamos fazer a perícia na área, porque foi um caso que colocou em risco até a vida de outras pessoas e nós já temos um suspeito que pode ter causado esse incêndio”, disse Gilberto Soares, delegado titular da 158ª DP.

Ainda segundo moradores das localidades atingidas, foi um incêndio de grandes proporções, um dos maiores já verificados na região, um verdadeiro crime ambiental, já que o fogo começou devido a ação humana, favorecido pelas pastagens e matas ressecadas, por causa do grande período de estiagem de inverno. As chamas consumiram vasta quantidade de vegetação, que levará meses para se recuperar, e também causou a morte de centenas de animais silvestres, que têm seus ninhos em matas da região, além de ameaçar construções e a vida de moradores.  

Nenhum comentário: