Reajuste acima da inflação desagrada consumidores
Apesar da péssima qualidade dos serviços oferecidos nas 66 cidades por ela atendidas, com constantes desligamentos e apagões, a concessionária de energia elétrica Ampla, responsável pelo fornecimenento de energia no município de Bom Jardim, reajustou o valor da tarifa de energia em percentual bem acima da inflação registrada no período. Cerca de 2,5 milhões de pessoas foram afetadas pela medida. No ano passado, a Ampla foi uma das empresas que mais tiveram queixas nos órgãos de defesa do consumidor (Procons) do estado do Rio.
Aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o reajuste já vale para as próximas contas de luz que serão entregues aos usuários. Os consumidores residenciais e pequenos comércios terão aumento de 10,57%, enquanto para os grandes consumidores, o reajuste irá variar entre 11,59 e 13,21%.
De acordo com a Ampla, o critério para o reajuste foi baseado em dois índices de inflação: o IGPM e o IPCA, que variaram 11,3% e 6,5% nos últimos 12 meses, além do aumento verificado nos custos do fornecimento de energia.
Em Bom Jardim, alguns moradores reclamam que diversas ruas ainda permanecem às escuras desde a enchente de janeiro. Em alguma delas, a empresa sequer repôs os postes de iluminação derrubados pela enchente e levados pelo rio. Mesmo assim, continuam pagando a taxa de iluminação pública cobrada junto com a conta de consumo de energia elétrica.
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