Nova passagem vai desafogar o trânsito no centro de Bom Jardim e na ponte do Exército, em direção a Nova Friburgo
CESAR CARVALHO (JORNAL MAIS) E ANA AMÉLIA MENDES (PMBJ) - Na manhã do último dia 28, o prefeito de Bom Jardim Paulo Barros, acompanhado de secretários municipais e diversos vereadores, inaugurou a nova ponte na Barra de Santa Tereza, no lugar da antiga ponte, também destruída pela enchente de janeiro. A tão esperada obra, feita em parceria com o governo do Estado, vai desafogar o grande volume de trânsito verificado atualmente na ponte provisória construída pelo Exército no bairro Maravilha, que até o momento, era a principal ligação de Bom Jardim e demais municípios da região centro-norte com Nova Friburgo e o trecho sul da RJ-116, depois que a ponte situada no km 102 da rodovia veio abaixo durante a catástrofe climática que abalou a região serrana no início deste ano.
Paulo Barros falou às pessoas presentes à solenidade de inauguração que a ponte da Barra, junto com a ponte do Berçot, foram as duas passagens de rápida reconstrução recuperadas pelo governo estadual, em parceria com a PMBJ. A obra vai melhorar o deslocamento de veículos entre Bom Jardim e Nova Friburgo, enquanto a ponte da RJ-116 não fica pronta. O prefeito revelou que haverá remanejamento no trânsito para desafogar o centro da cidade e o tráfego na ponte do Maravilha. Os veículos que vierem do centro-norte com destino a Nova Friburgo devem passar agora pelo Campo Belo e a ponte da Barra, para chegar à RJ-116. Já os veículos que vierem de Nova Friburgo e dos distritos de São José e Barra Alegre continuarão a usar a ponte do Exército, cuja passagem será escalonada em oito minutos na direção do Centro da cidade e dois minutos na direção de São Miguel.
Apesar de já inaugurada, a ponte da Barra ainda estava dependendo de finalização da rampa de acesso junto ao bar do Zé do Gino e de sinalização do local. Devido a uma rede de energia elétrica que passa sobre a mesma, foram colocadas duas traves provisórias em suas extremidades, limitando a passagem de veículos a 2,40m de altura máxima. Na prática, significa que apenas veículos leves, como carros de passeio, utilitários de pequeno porte e motos, poderão fazer uso da ponte. Os limitadores serão removidos tão logo a Ampla faça o remanejamento da fiação, permitindo assim a passagem de veículos maiores, como caminhões, ônibus e carretas.
Além de Paulo Barros, fizeram uso da palavra o presidente da Câmara Jorge Quintes, o líder do governo na Câmara Zé Nilton, os vereadores Luiz Chevrand e Carlos Gastão e o secretário municipal de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer, Déscio Frerie, que falou em nome dos demais secretários e membros do governo municipal.
Abrindo a cerimônia, que contou com a presença de autoridades locais e população bom-jardinense, o prefeito de Bom Jardim, Paulo Barros, ao lado da primeira dama do município, Maria Lydia, ressaltou a importância da construção da nova ponte. “Essa ponte marca o esforço do sub-secretário de estado Affonso Monnerat, e a parceria com que temos com o governo do estado. Falei hoje com o vice-governador, (Luiz Fernando) Pezão, e ele informou que o estado está acelerando o processo para construção da ponte na RJ-116 e que mais vigas estão a caminho. Essa é a segunda ponte que inauguramos após a tragédia, a primeira foi na localidade de Ponte Berçot, e essas conquistas trazem para nós, bom-jardinenses, mais tranqüilidade e nos dá força para continuarmos na luta para que as coisas se normalizem o quanto antes possível”, declarou Paulo Barros. “Estamos trabalhando em ritmo acelerado e com eficiência em prol de toda população e contamos sempre com o apoio da Câmara, que tem demonstrado ser parceira em todos os momentos, inclusive nos difíceis”, acrescentou o prefeito.
Em seguida, o presidente da Câmara, Jorge Quintes, e os vereadores Zé Nilton, Luiz Chevrand e Carlos Gastão aproveitaram o momento para expor a difícil tarefa de reconstruir o município; e para transmitir aos presentes a importância da união de todos os bom-jardinenses, que neste momento apresenta-se como uma força necessária para que todos consigam vencer as adversidades impostas pela pior catástrofe natural do país.
Por último, o secretário de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer, Déscio Frerie, em nome de toda equipe, relatou que o momento pede parceria para que os esforços tenham mais força diante dos percalços enfrentados por toda população.
Ao fim da solenidade, o prefeito Paulo Barros convidou o famoso morador da localidade, o Sr. Zé do Gino, para cortar a fita, inaugurando a obra.