Entretanto, os pilares que servirão para sustentação das mesmas ainda não começaram a ser construídos.
CESAR CARVALHO (JORNAL MAIS) - Já estão em Bom Jardim parte das enormes vigas que servirão para a construção da ponte no km 102 da RJ-116. Conforme o JORNAL MAIS revelou em primeira mão, em sua edição passada, inclusive com registro fotográfico, as vigas já estavam a caminho da cidade e no último sábado, 21, enquanto a comunidade, empresários e autoridades políticas realizavam manifestação pacífica no bairro Bem-Te-Vi, para protestar contra o atraso no início da obra, uma carreta com as vigas já havia estacionado nas proximidades, o que de certa forma, esvaziou o ato público. As vigas, que deverão ligar o pilar a ser construído na margem direita do rio ao pilar central, que ficará no meio do rio, possuem 25 metros de extensão cada uma. Outras duas vigas, que ainda serão trazidas para o local, irão completar a outra metade da ponte, a partir do pilar central até a coluna, a ser construída na margem oposta. Na última segunda-feira, 23, equipes da Oi Telemar e da Ampla cortaram árvores e remanejaram postes e cabos de energia elétrica, telefonia e internet no local, deixando tudo pronto para o início das obras.
O governo do Estado desistiu de construir o viaduto, que interligaria a RJ-116 à RJ-146, uma vez que uma obra desse porte seria muito onerosa e demorada, implicando na desapropriação de diversas lojas comerciais para a construção do trevo e vias de acesso. Por conta disso, o projeto inicial elaborado pela Rota 116, foi modificado inúmeras vezes e ficou emperrado na burocracia do governo estadual, o que colaborou para a demora no início das obras. O presidente da Câmara de Bom Jardim, Jorge Quintes, também já havia apresentado ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) um projeto mais simples, elaborado pelo engenheiro da prefeitura, Clirton Cabral.
Entretanto, apesar das vigas já estarem chegando para se juntar às placas de concreto, que há bastante tempo já se encontram no local, as obras de colocação dos pilares de sustentação da ponte ainda não foram iniciadas e nem o DER-RJ ou a Rota 116 informaram qual empreiteira será responsável pela obra, estando atualmente tudo em compasso de espera. Ou seja, o material para iniciar a obra já está chegando e mesmo estando perto de completar cinco meses da catástrofe climática que derrubou a ponte, sua reconstrução propriamente dita ainda não foi sequer iniciada. O subsecretário estadual da Reconstrução Affonso Monnerat informou que a obra deverá levar cerca de um ano para ser concluída.
Nenhum comentário:
Postar um comentário