Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário participam da luta
Ana Amelia Mendes (PMBJ) - Visando mobilizar a sociedade sobre o Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes no Estado do Rio de Janeiro, a prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria de Promoção e Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Conselho Tutelar, promoveu no dia 18 de maio, palestra com a Coordenadora da Casa da Criança e do Adolescente de Nova Friburgo, Elizabeth Maria Alves. O evento foi realizado na Câmara Municipal, às 18h30.
Antes do início da palestra, a secretária de Promoção e Assistência Social, Regina Bérgamo enfatizou a importância do tema, fornecendo dados aos participantes. “Segundo dados estatísticos do Disque 100 da secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, no último ano foram registrados 15.345 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes, e Bom Jardim não está longe desses acontecimentos, sendo necessário um trabalho de prevenção entre as diversas secretarias para garantir os direitos estabelecidos no Estatuto dos Direitos da Criança e do Adolescente”, ressaltou a secretária.
Em seguida, a palestrante explicou o funcionamento da ONG na qual é coordenadora e abordou amplamente o conceito do termo violência sexual, suas vítimas, suas modalidades (incesto, abuso sexual extra-familiar, exploração sexual comercial, pornografia), características de uma família incestogênica, conseqüências do abuso sexual para a criança, como emocionais e principalmente orgânicas que se referem as lesões físicas, genitais, anais, gestação e DSTs. “É importante termos consciência de que a violência sexual contra crianças e adolescentes não é um fenômeno específico da pobreza, ela ocorre em qualquer classe social, atinge a todos os níveis da sociedade”, frisou Elizabeth Alves.
Ao fim da palestra, os participantes fizeram perguntas, colocaram casos em discussão e expuseram suas opiniões.
Participaram do evento o Delegado de Polícia de Duas Barras, Dr. Ricardo César Fernandes Pinto, os vereadores Zé Nilton, Luiz Chevrand e Elizabeth Heckert, a pediatra da Santa Casa, Dra. Élida Moreira, o secretário municipal de Meio Ambiente, Jackson Vogas, o presidente da Comissão Permanente de Licitações e Compras, Guilherme Mululo, o Comissário da Infância e Juventude, Luziano Ximenes, e profissionais das áreas de educação, saúde, jurídica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário