quarta-feira, 13 de maio de 2009

Ministério da Saúde prorroga vacinação de idosos até dia 29

Segundo fontes da secretaria de saúde de Bom Jardim, o município já teria cumprido a meta de vacinar 80% de sua população de idosos contra a gripe

Da Redação (*)

BOM JARDIM (RJ) – O Ministério da Saúde prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação de idosos contra a gripe em todo o país. As pessoas com 60 anos ou mais, agora têm até o próximo dia 29 de maio para se vacinar em qualquer posto de saúde pública do país. Bom Jardim, que já vacinou mais de 90% de um total de 3.244 idosos do município, ultrapassou a meta de 80% estabelecida pelo Ministério da Saúde. Agora, com a prorrogação, o objetivo é chegar a quase 100% dos imunizados. A vacinação possibilita a diminuição de ocorrência de óbitos e as internações hospitalares, que geralmente acontecem nesta época do ano, quando a incidência dos casos de influenza é maior, gerando consequências, como tosse, febre e outros efeitos colaterais.

De acordo com informações contida em folhetos, encontrados nos postos de saúde e distribuídos à população, a vacina leva até duas semanas para produzir efeito e pode imunizar a pessoa durante doze meses. Pessoas que têm alergia à proteína do ovo são contra indicadas para tomar a vacina, uma vez que para sua produção são utilizados embriões de galinha. A vacina que é gratuita, está sendo aplicada nos postos do Programa Saúde da Família (PSFs) e nos Centros de Saúde de São Miguel e Centro, no horário das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

O Ministério da Saúde alerta ainda que a vacinação é feita para combater a gripe comum e não para a propalada “gripe suína” ou “influenza A”, que atualmente atinge vários países, como México, Estados Unidos, chegando agora ao Brasil, onde está sob controle. O ministro da Saúde, José Gomes Tinhorão, pede que as pessoas idosas ou não, evitem a automedicação, pois os remédios existentes nas farmácias são ineficazes contra o vírus H1N1, transmissor da “gripe suína”.

(*) Com base em informações da Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jardim e do site do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br).

Nenhum comentário: