sexta-feira, 5 de junho de 2009

COMPORTAMENTO RESPONSÁVEL


"É uma falta de responsabilidade esperarmos que alguém faça as coisas por nós." (John Lennon)

Por Adélia Moreira - Coluna OLHA SÓ - Jornal Mais


Responsabilidade e comprometimento são qualidades que andam juntas e sempre encontradas em profissionais de sucesso.

Quando analisamos os resultados obtidos por qualquer profissional de sucesso, percebemos que seu comportamento se destaca dos demais com relação a estas duas qualidades. Eles realizam suas tarefas de modo responsável e suas atitudes demonstram que estão comprometidos com os resultados de suas metas pessoais ou das empresas para as quais trabalham.

O termo “funcionário comprometido” tem sido amplamente utilizado para descrever aqueles que demonstram entusiasmo por seu trabalho e, certamente por isto, sempre conseguem ir além dos deveres de suas atividades regulares.

No entanto, é mais comum do que gostaríamos de admitir, que há uma boa quantidade de funcionários cujo comportamento não demonstra responsabilidade ou comprometimento. Apenas realizam aquilo que consideram sua obrigação, sem pensar nas conseqüências de suas atitudes.

Para medir o índice de comprometimento dos funcionários das empresas brasileiras, o instituto Gallup realizou uma pesquisa abrangendo 1.012 empresas localizadas em 11 regiões metropolitanas.

Os resultados revelam que a maioria não está comprometida com o trabalho e é por isto que encontramos tantos funcionários que “não sabem de nada, só trabalham alí”.

O surpreendente resultado da pesquisa Gallup é o seguinte:

A. 21% demonstraram estar completamente comprometidos.
São funcionários que tem orgulho do trabalho que fazem e do resultado obtido. Sentem-se “donos do negócio” e suas atitudes sempre visam os objetivos da empresa. São flexíveis, sabem trabalhar em equipe e estão sempre prontos a colaborar
B. 18% jogam contra a empresa. São extremamente não comprometidos
Mostram atitudes negativas com relação ao trabalho e ao empregador e acreditam que a situação financeira da empresa nunca será favorável. Não gostam do que fazem. Estão ativamente desengajados, insatisfeitos e se encarregam de disseminar o pessimismo. São responsáveis por destruir o espírito de equipe e os valores da empresa.
C. 61% não estão comprometidos
Para estes, tanto faz se a empresa vai bem ou mal. Tanto faz se os Clientes ficaram satisfeitos, ou não, com o atendimento recebido. São os funcionários que não estão nem aí para os resultados. Estão na empresa apenas para sobreviver e na primeira oportunidade viram as costas para todos.

Olha só! Profissionais sem comprometimento não conseguem alcançar resultados de sucesso. Portanto, questione-se: Como eu estou sendo representado na pesquisa? Qual o meu grau de comprometimento profissional? Para qual dos percentuais acima eu estou contribuindo?
Não abra mão de ser um profissional classe “A”. Bom trabalho e muito sucesso!

Nenhum comentário: