quinta-feira, 25 de junho de 2009

Farmácia Popular de Bom Jardim completa dois anos

Ana Amelia Mendes (PMBJ)

BOM JARDIM (RJ) - O programa Farmácia Popular do Brasil completa, neste mês, dois anos de funcionamento com cerca de 24 mil atendimentos. Desde seu lançamento, em junho de 2007, a Farmácia Popular de Bom Jardim atende ao público mínimo de 75 mil habitantes, o que corresponde ao número total das cidades da região: Bom Jardim, Cordeiro, Cantagalo, Duas Barras, Trajano de Moraes e Macuco. A farmácia é mais um benefício trazido pela prefeitura municipal à população, através de parceria com o governo federal, com objetivo de ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais.
A Farmácia Popular do Brasil em Bom Jardim é uma conquista do Prefeito Affonso Monnerat e do Secretário municipal de Saúde, Dr. Marcos Célio Pontes Rangel, com empenho do Deputado Federal Fernando Lopes, do Senador Francisco Dornelles, do Governador Sérgio Cabral e do secretário geral da Associação Brasileira de Municípios Francisco Eugênio, junto ao Ministério da Saúde.
A Farmácia Popular do Brasil oferece 94 itens de medicamentos, padronizados de acordo com os critérios definidos pelo Ministério da Saúde. Somente os produtos padronizados, adquiridos e distribuídos pela Fundação Oswaldo Cruz podem ser disponibilizados pelas unidades do Programa.
A Farmácia Popular oferece medicamentos que tratam das doenças com maior incidência no país e com desconto que podem chegar a 90%. Hipertensão, diabetes, úlcera gástrica, depressão, asma, infecções e verminoses, são exemplos de doenças para as quais são encontrados medicamentos. Além dessas, estão disponíveis produtos com indicação nos quadros de cólicas, enxaqueca, queimadura, inflamações e alcoolismo, além de preservativos masculinos e anticoncepcionais.
A única condição para a aquisição dos medicamentos que são oferecidos é a apresentação de uma receita médica ou odontológica, tanto particular quanto do SUS. Essa medida é adotada para evitar a automedicação, que pode causar intoxicações ou mascarar sintomas de doenças importantes. Não sendo necessário cadastro e atendendo a um público de qualquer idade.
Obedecendo a um padrão nacional, a farmácia possui um atendimento humanizado, dispondo sete atendentes e dois farmacêuticos durante todo o horário em que estiver aberta ao público, ou seja, de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h, sendo uma estratégia adotada no sentido de orientar quanto ao uso adequado dos medicamentos e o atendimento também será individualizado.
Dessa forma, considera-se que a possibilidade de aquisição de medicamentos a baixo custo na Farmácia Popular, repercute em melhoria das condições de saúde da população-alvo. A farmácia situa-se a Rua Dr. José Luiz Erthal, 381, em frente ao Hospital Dr. Celso Erthal da Santa Casa de Bom Jardim.

Nenhum comentário: