quinta-feira, 27 de maio de 2010

Cônsul da Bélgica ganha produtos artesanais fabricados em Santo Antônio e recebe convite para visitar zona rural de BJ

Cesar Carvalho (JORNAL MAIS)

NOVA FRIBURGO (RJ) - O cônsul da Bélgica, Jan Bouchet, no dia 14 passado esteve em Nova Friburgo, quando foi recebido pelo prefeito Heródoto Bento de Mello, pelo presidente do Instituto Bélgica-Nova Friburgo (Ibelga), Charles Von Hombeeck e demais autoridades locais. A visita do cônsul deveu-se à missão belga que tem o objetivo de promover a vinda de 220 empresários e industriais daquele país ao Estado do Rio, visando firmar possíveis parcerias e estreitar laços já existentes. Na oportunidade, Jan Bouchet aproveitou a para conhecer as instalações da ONG Ibelga, responsável pela implantação e funcionamento das escolas famílias agrícolas do estado, como a Rei Alberto I, na localidade friburguense de Salinas e a Escola Ceffa Vieira Batista, a mais nova do projeto, localizada em Córrego Santo Antônio, em Bom Jardim. Daí a presença de membros do Ibelga durante a solenidade, pois o cônsul conhece e acompanha esse trabalho.

Também na oportunidade, a diretora da Escola Ceffa Vieira Batista, profª Elisa Lopes Vargens, teve a simpática iniciativa de preparar e entregar ao cônsul uma cesta contendo produtos fabricados por moradores de Santo Antônio, como as compotas de Dona Dilma, cocadas, queijo minas, licores de tangerina da Pedra Aguda, tapetes confeccionados com retalhos das confecções locais, etc. A entrega foi feita logo após o hasteamento de bandeiras na panóplia em frente à prefeitura de Nova Friburgo. Na ocasião, a diretora Elisa formalizou convite para que o cônsul, em sua próxima visita à região serrana, venha conhecer também o município de Bom Jardim e a região onde está implantada a nova Ceffa Vieira Batista. Jan Bouchet, depois de agradecer pelos produtos, manifestou e interesse pelo gentil convite.

Um ensino diferenciado

O Instituto Ibelga mantém as duas escolas rurais em Nova Friburgo e outra em Bom Jardim, em regime de alternância semanal. Os alunos estudam em horário integral durante uma semana, e na outra ficam em casa para aplicarem na propriedade da família suas atividades rurais e escolares. A Fazenda Escola Agrícola – Centro Familiar de Formação por Alternância (Ceffa) Rei Alberto I é a maior escola rural do estado do Rio de Janeiro e a Ceffa Vieira Batista, em Santo Antônio, segue os mesmos padrões de estudos voltados para a agricultura familiar. A pedagogia da alternância, baseada no modelo francês das Maisons Agricoles, de 1935, vem comprovando seu êxito no meio rural, ajudando a fixar os jovens no campo.

Na foto acima, vemos o cônsul Jan Bouchet; o presidente do IBELGA. Charles Von Hombeeck e a diretora Elisa Vargens.

Nenhum comentário: