sexta-feira, 11 de junho de 2010

Novas laranjas gigantes aparecem em Bom Jardim

Bom Jardim volta a produzir prodígios da natureza. Depois da laranja gigante, colhida pelo produtor rural e paisagista Cloy Dias Dutra, em seu sítio localizado em São José do Ribeirão, feito que inclusive, figurou no famoso Guinness Book, o livro dos recordes mundiais, desta vez foi outro agricultor, Antônio de Jesus dos Santos, que levou um baita susto ao colher suas laranjas. Ele plantou 30 pés de laranja no sítio de sua propriedade, mas só cinco vingaram e uma das laranjeiras era diferente das outras. Quando “seu” Antonio foi fazer a colheita, levou um susto: duas laranjas eram gigantes. A maior delas pesou 3,5 kg. O tamanho é equivalente a 10 frutas comuns. A outra é um pouco menor, mas também chamou a atenção. O feito foi motivo de reportagem da Rede InterTV no último dia 31 de maio.
Como o nosso conhecido Cloy Dutra, que recebeu diversas homenagens na Câmara Municipal de Bom Jardim pelo seu feito, retratado aqui no JORNAL MAIS, o trabalho na roça também faz parte da rotina do “seu” Antônio. Mas se engana quem pensa que ele vive só do que produz. O ofício dele mesmo é barbeiro, porém, todos os dias, vai até o sítio para capinar e cuidar do terreno. Mesmo com frutos tão bonitos assim, “seu” Antônio diz que não caprichou no cuidado com esse pé. Deu o mesmo tratamento às outras plantas.
Então qual será o segredo desse pé de laranja tão especial? Para saber o que pode ter acontecido, o engenheiro agrônomo Marcelo Silva foi convidado pela InterTV para ver as imagens. Segundo ele, o pé diferente é uma coincidência. Pertence a uma outra espécie de laranja. Mas uma coisa é certa: “seu” Antônio foi mesmo presenteado. O fruto cresceu mais do que o comum e isso tem motivo. Segundo Marcelo, pode ser também uma anomalia genética, o que é comum, e que pode até voltar a acontecer naquele pé.

Notícia baseada em matéria do RJ InterTV.

Nenhum comentário: