quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Coluna do Magno


Rejuvenescer – Um sonho de todos!

A.    Magno

Sempre que alguém me fala que não gostaria de ficar velho eu conto o caso ou causo que Josias nos contou enquanto descansávamos do almoço sob um frondoso cajueiro ao lado da fábrica.
Naquela segunda-feira, assim que Josias chegou ao cajueiro, pelo jeitão, percebemos que vinha com alguma novidade. Sabendo que ele havia passado o fim de semana com os pais na região do Seridó (interior do Rio G. Norte) Geraldo futucou a onça com vara curta:
– E aí, bicho? Tá muito quente lá pelo Seridó?
– Viiixi!... Lá tá tão quente que a gente olha as ovelhas no pasto e vê a fumaça saindo dos pelos delas.
Rimos com a resposta, porém não satisfeito de todo, Geraldo continuou futucando:
– Encontrou alguma novidade por lá?
Josias limpou o chão ajeitou as calças e respondeu:
– Homi!... Não lhe conto nada!
– Óxente! Conte. – disse Geraldo.
Era tudo que ele queria escutar para dar início ao que estava entalado em sua garganta.
Josias então nos contou que ao chegar à casa dos pais procurou saber se o velho João Maria ainda era barbeiro. Recebendo uma resposta positiva, duas horas mais tarde, partiu para a barbearia. Lá chegando, estranhou o movimento. Simplesmente, havia mais de 15 pessoas para fazerem barbas. Incucado com o que vira, perguntou a alguém que também aguardava pela vez:
– Por que tanta gente pra fazer barba hoje?
– Óxente! Sabe, não? Aqui agora tá sempre cheio. Vem até gente de fora pra fazer a barba com o véio João.
Achando esquisito, Josias indagou:
– Mas, qual é o motivo?
– Tão dizendo por aí que o veio descobriu um método de rejuvenescer os homens. Tão dizendo que depois de umas cinco barbas feitas pelo véio a gente fica mais novo uns cinco anos. Aí, já viu né...
Empolgado com a explicação do cliente, Josias pensou: ”Tô feito! A partir de agora, todo fim de semana eu vou viajar pra cá pra fazer a barba. Quem não quer ficar mais jovem?!”
Ansioso com a idéia de rejuvenescer por um custo tão baixo, Josias permaneceu pelas proximidades até chegar a sua vez. Quando o velho barbeiro lhe chamou, Josias indagou
– Quanto é o preço da barba, Seu João?
– Depende, meu fio. Se for em pé é dois real, se for sentado na cadeira é três real e se for sentado com “caroço de abacate” dentro da boca pra ficar mais novo é quatro real. Vai querer de qual?
– Eu vou querer com o caroço de abacate.
– Tá certo. Pode sentar na cadeira.
Josias sentou- se e perguntou:
– Ó Seu João, como é que o senhor conseguirá fazer a barba com o caroço de abacate dentro de minha boca?
– Meu fio, presta a atenção: Quando eu for fazer o lado direito do seu rosto, você com a língua empurra o caroço para o lado direito e prende até eu terminar e quando eu for fazer o lado esquerdo, você faz a mesma coisa pro lado esquerdo, entendeu? Fazendo a barba assim, a sua péia fica mais esticada e você fica mais novo.
Mas, enquanto o barbeiro entrava e saia na barbearia com cara de preocupado, Josias permanecia sentado por mais de trinta minutos em seu aguardo. Não entendendo a razão da demora, resolveu indagar:
– Ó Seu João, o que é que está faltando para o Senhor fazer a minha barba?
– Meu fio, tá faltando o “caroço de abacate”.
– E o senhor só tem um caroço?– perguntou Josias meio desconfiado.
– Só, meu fio...
Diante da resposta, Josias, pensou: “Cacete!... Quer dizer então que safado usa o mesmo caroço pra todo mundo!” Mas... Na expectativa de rejuvenescer, insistiu:
– Ó Seu João, e onde está o caroço?
Usando da velha simplicidade sertaneja, ele respondeu>
– Meu fio... O caroço tá na barriga dum cliente. Mas, num se aperreie não, porque eu vou lá dentro ver se o cabra já “obrou” (cagou) o caroço pra eu fazer a sua barba.
Estarrecido com a resposta, Josias explodiu:
– O que?!... Aquiii pro Senhor! Seu!... 

Nenhum comentário: