sábado, 7 de janeiro de 2012

A Voz do Pastor - Dom Edney Gouvêa Mattoso


Maria: Aurora de uma esperança que se renova

Caros filhos, a liturgia da Igreja quis que o ciclo da oitava de natal terminasse com a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus.
Dentro da cultura judaica todo varão, oito dias após o nascimento, deve ser circuncidado (cfr. Lv 12,13), e deste modo procedeu a Sagrada Família (cfr. Lc 2, 21ss). Também na época do nascimento de Jesus havia-se ajuntado à Lei o costume de impor-se o nome à criança circuncidada (cfr. Lc 1, 59-60;2,21). Um dos mais importantes sinais da Antiga Aliança.
A Maternidade de Maria marca o novo e definitivo pacto de amor entre Deus e os homens. Não obstante as muitas iniciativas divinas, que sempre foram frustradas pela desobediência do homem, o Senhor sempre alentou a esperança de seu povo em uma “Aliança eterna”. E esta promessa se cumpriu “quando, completando-se o tempo previsto, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sujeito à Lei, para resgatar os que eram sujeitos à Lei, e todos recebermos a dignidade de filhos” (Gl 4,4-5).
Agora o próprio Filho Eterno, fruto bendito da Virgem Maria, é a garantia estável da Aliança de Deus: razão de nossa esperança! Os braços de Nossa Senhora albergam o único que pode garantir-nos a sua esperança.
É feliz a coincidência de abrirmos o ano civil com esta solenidade, fonte e motivo de todos os demais privilégios marianos. Maria que traz nos braços o Verbo Encarnado traz também a todos nós a esperança de um novo ano e de um mundo novo.
A partir da memória retrospectiva do ano que passou, em suas conquistas e muitas lutas, nos lançamos confiantes para o ano de 2012, porque Deus está conosco e nos mostra claramente o seu sinal com a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus. O sinal da donzela que conceberá (cfr. Is 7,14) é a garantia do favor divino.
Deixemos para trás nossos preconceitos e desesperança e entremos nas fileiras da descendência de Nossa Senhora, mãe de Deus e nossa, que sabe conservar a fidelidade, mesmo quando os ventos são contrários, pois confia na bondade do Senhor.
Na mensagem para o 01 de janeiro de 2012 o Santo Padre Bento XVI meditou sobre o versículo 6 do salmo 130: “Minha alma aguarda o Senhor mais que as sentinelas a aurora”, e continua “convido-vos a olhar o ano de 2012 com esta atitude confiante” (n.1). Este é um bom conselho para todos os que queremos fazer a vontade de Deus, pois sem confiança e esperança, facilmente nos perdemos entre as muitas preocupações desta vida e esquecemos-nos de olhar o céu. Um feliz ano novo a todos e que Deus os abençoe!
Dom Edney Gouvêa Mattoso,
Bispo Diocesano de Nova Friburgo & região

Nenhum comentário: