Cesar Carvalho (JORNAL MAIS)
BOM JARDIM (RJ) - A unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) do bairro Bem-te-vi promoveu na tarde do último dia 26 um evento para lembrar o “Dia Mundial sem Tabaco”, comemorado anualmente em todo o planeta no dia 31 de maio. A médica do PSF, Drª Joelma Lattanzi; a enfermeira-chefe, Drª Mylena Cariello, a psicóloga Drª Lara e a assistente social, Drª Noêmia (FOTO ACIMA), realizaram uma palestra para fumantes e parentes de fumantes que freqüentam o posto, contando ainda com o apoio dos agentes de saúde da família. Além de distribuírem folhetos do Programa de Controle do Tabagismo e Prevenção Primária do Câncer, da secretaria estadual de Saúde, as profissionais de saúde responderam perguntas e esclareceram dúvidas dos presentes.
Falaram ainda sobre os riscos para os fumantes passivos – principalmente, as crianças – do fumo na gravidez e do alto índice de câncer entre os fumantes, principalmente de bexiga, de pulmão e de garganta. Na oportunidade, foi lembrado ainda que o cigarro possui mais de 4.700 substâncias tóxicas mortais, entre elas, nicotina, alcatrão, formol, amônia, terebintina, naftalina e veneno de rato, entre outras, que são responsáveis por cerca de 50 doenças. Além dos diversos tipos de câncer, o tabaco também pode causar enfisema pulmonar, enfarto, doenças respiratórias, tosse, pigarro e uma série de outros males.
Finalizando, foi recomendado aos interessados em largar o pernicioso vício do cigarro, para se inscreverem no Programa de Controle do Tabagismo – que vem sendo desenvolvido nos postos de saúde do município, sob a coordenação dos doutores Ilton Gonçalves e Érica de Souza Jesus Dutra – e convidaram a todos para participar do “Dia Mundial Sem Tabaco”, evento que acontece neste dia 29, sexta-feira, no Ciep 322,
Nenhum comentário:
Postar um comentário