quinta-feira, 7 de maio de 2009

Gripe Suína chega ao Brasil e se torna uma preocupação também em Bom Jardim

Cesar Carvalho e Thiago Almeida (JORNAL MAIS)

BOM JARDIM (RJ) – Qual seria a explicação para que, de repente, um vírus ganhasse tanto destaque e ao mesmo tempo se espalhasse assustadoramente por diversas partes do mundo? O foco da grande mídia é a Gripe Suína (ou Gripe A, ou Influenza A) um mal transmitido pelo vírus H1N1, que já mudou a rotina e o comportamento de milhares de pessoas mundo afora. O Brasil, que até então não tinha registrado nenhum caso da doença, no último dia 7 de maio teve quatro casos confirmados, dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro e outro em Minas Gerais. Todos os casos foram de pessoas que vieram das áreas atingidas, como o México e Estados Unidos. Três pacientes já tiveram alta e, segundo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a gripe está sob controle e não há motivo para alerta e, muito menos, para pânico. Mas, para o Dr. Hilton Magalhães (FOTO), coordenador dos Postos de Saúde da Família (PSFs) de Bom Jardim, duas palavras são fundamentais para combater o mal: prevenção e informação.

Durante a entrevista que concedeu ao Jornal Mais, o médico revelou que a doença é de rápida disseminação e que a vigilância, até mesmo para reside em Bom Jardim, é necessária. O coordenador disse ainda que o município não está imune a essa doença, por receber pessoas de várias partes do Brasil e que diretamente estiveram em aeroportos. Para deixar os funcionários da secretaria municipal de Saúde em estado de prontidão sobre a gripe e deixá-los preparados para o surgimento de caso suspeito, alguns esclarecimentos têm sido dados. Qualquer dúvida pode ser esclarecida nos postos de saúde ou ainda pelo site www.saude.gov.br, do Ministério da Saúde, órgão do governo federal. 

Um comentário:

Matt Damon disse...

Muito bom! Acesse também meu blog, e seja um seguidor(a). Deixe um comentário lá se quiser, é esse aqui: www.luznacamera.blogspot.com



Um grande abraço!