Nova ponte metálica, permitindo a passagem de veículos de até seis toneladas, foi aberta na última terça-feira, 20 dias após a queda da ponte na RJ-116 (Foto do site Brasil na Net).
CESAR CARVALHO (JORNAL MAIS) - Interrompida desde o último dia 12, com a queda da ponte da RJ-116, no bairro Bem-Te-Vi e de outras importantes passagens sobre o Rio Grande, a interligação rodoviária entre Bom-Jardim e Nova Friburgo foi finalmente restabelecida nesta terça-feira, dia 1º de fevereiro, com o término da construção da ponte metálica, instalada emergencialmente no bairro Maravilha. No local ficava outra ponte, que também foi levada pelas águas, deixando o município dividido em três partes e vários bairros isolados. Segundo informações do Capitão Rafael Faria, do Exército Brasileiro, responsável pela montagem da estrutura metálica, a ponte tem capacidade para suportar até 30 toneladas, mas poderá ter esse volume de peso diminuído, em virtude das condições precárias das ruas do bairro São Miguel, que ficaram muito danificadas em alguns trechos. Antes da construção ficar pronta, o acesso de Bom Jardim e de outros municípios da região Centro-Norte a Nova Friburgo, bem como do centro da cidade aos bairros de Bem-Te-Vi e São Miguel e aos distritos de São José e Barra Alegre, só era possível passando por uma estreita estrada, indo até Banquete. Neste caso, além de ser demorado, devido a trechos onde só é possível trafegar um veículo por vez, o percurso era aumentado em cerca de 16km.
Com a ponte liberada pelo alto comando do Exército, foi restabelecida a passagem de veículos, como motos, carros, ônibus, vans e caminhões de até dois eixos, respeitando o limite bruto de seis toneladas, estabelecido pela prefeitura. A ponte só permite a passagem de um veículo por vez, em sistema “pare e siga”. Não é permitida a travessia de pedestres, que continua sendo feita provisoriamente pela ponte de madeira, do tipo pinguela, já existente no local. A estrutura montada pelo Exército deverá ficar disponível no local até o término da construção de outra a ponte na RJ-116, no lugar da que foi derrubada, ainda sem previsão de quando ficará pronta.
A PONTE MABEY COMPACT 200
Em contato com a imprensa neste final de semana, o Capitão Rafael Farias, Relações do Exército nesta operação de montagem da ponte emergencial
A expressão ‘Compact 200’ faz alusão simultaneamente à sua concepção modular e ao comprimento máximo de sua estrutura montada:
O sistema de treliças em ‘K’, presente nos painéis de sua estrutura, é que determina a capacidade de suportar o peso dos veículos que por ela trafegam. Dessa forma, a tonelagem da ponte é verificada diretamente em função dos seus painéis, dispostos nas suas partes laterais.
A capacidade de tráfego de veículos é determinada de acordo com a extensão do rio que será transposto e com a disposição dos painéis.
Trata-se de uma das pontes mais modernas do mundo, tendo sido construída em Angola, no Haiti, no Iraque e em diversas missões realizadas sob a égide da Organização das Nações Unidas. Esta ponte não necessita grandes trabalhos de preparação; demanda somente a realização do nivelamento entre as duas margens. Seu tempo de montagem é relativamente rápido, em comparação com uma estrutura de alvenaria projetada para suportar capacidade igual de carga.
No Exército Brasileiro, o 3° Batalhão de Engenharia de Combate, sediado em Cachoeira do Sul-RS, é o único quartel que, atualmente, dispõe desse tipo de equipagem de ponte. Aqui
Outras informações dão conta de que esta ponte deverá ter seu trabalho de montagem pelo Exército concluído até a próxima quarta-feira, dia 2. Depois disso, consta também, que a liberação do tráfego dependerá da Prefeitura providenciar questões relacionadas a sinalizações e controle por certo com participação da guarda municipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário