TCE-RJ esclarece nesta terça prefeituras de cidades atingidas por enchentes
O município de Nova Friburgo sediará, nesta terça-feira, dia 8, o terceiro encontro promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), para orientar prefeitos e técnicos dos municípios atingidos pelas chuvas na Região Serrana. Representantes das prefeituras de Sumidouro e Bom Jardim também participarão do curso, marcado para começar às 10h, no auditório da Oi, na Rua Alberto Braune, nº 224, no Centro, em frente à Prefeitura. O tribunal criou uma comissão especial para percorrer os municípios da região em situação de emergência. O objetivo é levar esclarecimentos aos administradores públicos sobre a utilização e prestação de contas dos recursos que estão sendo doados para reconstrução das cidades atingidas pelas enchentes no início do ano, dentro dos princípios da transparência e da legalidade.
O posto itinerante do TCE-RJ é formado por um grupo de nove técnicos, três deles também professores da Escola de Contas e Gestão do Tribunal. O primeiro encontro foi realizado em Petrópolis, no dia 2/2, e o segundo, nessa sexta-feira, 4/2, em Teresópolis. A iniciativa de montar um posto itinerante do TCE é inédita. A programação de cada encontro dura um dia inteiro e aborda os seguintes temas: compras, serviços e obras em situação emergencial; contratação de pessoal por excepcional interesse público; gestão de convênios e contratos, aluguel social e avaliação de imóveis. Depois, o Tribunal de Contas vai a São José do Vale do Rio Preto, no dia 10/2, quinta-feira, e o curso será realizado a partir das 10h, no Auditório da Câmara Municipal, na Rua Antônio Coelho Guerra, nº 8, no Centro. Outros municípios serão visitados em local e data a serem confirmados.
Detran começa a entregar 1.250 segundas-vias da identidade
Em ação conjunta com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e a Defensoria Pública, o Detran começou a entregar, na última sexta, o primeiro lote de 1.250 segundas vias da carteira de identidade de quem perdeu os documentos
Avelino lembrou que, sem a identidade, torna-se praticamente impossível a obtenção de benefícios a que têm direito as pessoas que perderam tudo no temporal, como liberação de parcela do FGTS e da bolsa família. Ele informou que, para que isso não aconteça, o Detran instalou 16 postos móveis, que estão oferecendo o serviço nos locais que mais sofreram com as enchentes e nos abrigos. Um outro posto, ainda segundo Avelino, está em pleno funcionamento na Tenda da Cidadania instalada pelo Sebrae na praça central de Friburgo, em frente à igreja matriz.
Até às 18h de sexta, a Diretoria de Identificação Civil do Detran já havia impresso 4. 942 segundas vias de carteira de identidade solicitadas pelas vítimas da tragédia. Desse total, 1 250 foram requeridas
Nenhum comentário:
Postar um comentário