DA REDAÇÃO (JORNAL MAIS) - O deputado estadual Paulo Melo (PMDB) foi eleito no último dia 2, quarta-feira, o novo presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Com 66 votos favoráveis de seus pares, o parlamentar irá comandar trabalhos legislativos pelos próximos dois anos, em eleição que escolheu também a nova Mesa Diretora da Casa. Apenas a deputada Clarissa Garotinho (PR) votou contra a chapa vitoriosa. Os dois deputados do PSol, Marcelo Freixo e Janira Rocha, preferiram se abster, enquanto Pedro Augusto (PMDB) não compareceu à sessão.
A eleição de Paulo Melo já havia sido acordada com o governador Sérgio Cabral e o ex-presidente da Casa, Jorge Picciani (PMDB) , que precisaram intervir, pois desde o final do ano passado, o comando da Alerj estava sendo disputado por três peemedebistas: Melo, Domingos Brazão e Edson Albertassi. Enquanto Albertassi desistia da corrida, Melo e Brazão entraram em acordo, que prevê que cada um deles ocupe o cargo por dois anos. Melo assume o biênio 2011/2012 e, em 2013, Brazão tomará posse. O anúncio do acordo foi feito pelo governador através do Twitter: “Estou muito feliz (...). Temos acordo para a presidência da Alerj”.
O novo presidente do Legislativo fluminense é amigo particular do ex-prefeito de Bom Jardim, Affonso Monnerat, e do atual chefe do Executivo, Paulo Barros, com os quais costuma se reunir e trazer diversas emendas parlamentares que em muito tem beneficiado o município, onde foi o deputado estadual mais votado de todos os tempos. Paulo Melo está iniciando seu sexto mandato na Assembleia, após receber mais de 120 mil votos nas últimas eleições. Nos últimos quatro anos, ele foi líder do governo e presidente da Comissão Permanente de Constituição e Justiça. O deputado também presidiu a CPI do Propinoduto, no mandato 2003/2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário