sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Rota de colisão: Banquete protesta contra a concessionária que administra RJ-116

Moradores não querem mais caminhões pesados passando por dentro do distrito.

No último sábado, 19 de fevereiro, a comunidade de Banquete organizou um protesto popular, com o objetivo de sensibilizar as autoridades responsáveis e pedir o fim do tráfego de carretas e grandes caminhões de carga, que estão desviando seu trajeto, passando por dentro do distrito. Segundo os moradores do local, várias ruas já estão com alguns trechos do calçamento afundando, devido ao excesso de peso e que, além disso, os veículos trafegam em alta velocidade, colocando em risco a população, principalmente crianças e idosos.

Chamam a atenção ainda para o fato de que a localidade já ficou bastante destruída pelas enchentes do dia 12 de janeiro. “Agora a Rota116 (concessionária que administra a rodovia RJ-116) fica com os lucros do pedágio, enquanto a comunidade acumula prejuízos”, justificaram os moradores, alegando que os caminhões derrubaram postes e muros. Ainda segundo os moradores, os responsáveis pela concessionária teriam afirmado que esta não tem nenhuma responsabilidade fora do trecho sob sua administração.

Entretanto, a população reclama que nem os carros que transportam crianças para as escolas estão sendo respeitados por esses veículos pesados e a preocupação agora aumentou com o reinício das aulas nas escolas públicas, ocorrido nesta segunda-feira, dia 21. Com o protesto dos moradores, interrompendo o trânsito, uma fila de carretas se formou na entrada de Banquete, sendo que os veículos tiveram que voltar pela RJ-116.

A Prefeitura de Bom Jardim, em resposta à comunidade, informou que o trânsito de caminhões de carga pelo desvio de Banquete estaria proibido a partir de domingo, dia 20, e que guardas municipais passariam a fiscalizar o trânsito para que os carros respeitem os limites de velocidade. A comunidade garante que se o prometido não for cumprido, organizará um protesto no asfalto com interrupção do trânsito com barricadas de pneus.

Nenhum comentário: