quinta-feira, 22 de maio de 2008

12 de maio: Dia do enfermeiro

Profissionais de Enfermagem...
Para muitos é um sacrifício, mas para eles é uma realização pessoal...
Podem facilmente serem chamados de “anjos dos corredores”...
Porém, podemos dizer que seu trabalho é quase anônimo... Poucos pacientes que tiveram suas vidas salvas por uma ação rápida e eficiente, desses profissionais, irão se lembrar mais tarde do nome desses “anjos” que o salvaram. Mas não é isso que conta, mas sim, a satisfação de seu dever cumprido.
Sem tirar a participação de outros profissionais, devemos reconhecer que a enfermagem é responsável, quase diretamente, pela vida daqueles que estão sob seus cuidados. Muitas vidas dependem de sua eficiência e competência, e mais ainda, de seu senso de dever.
São eles que lidam com nossas maiores misérias... e com nosso lado mais humano. Têm contato com o pior e mais temido dos sentimentos: a dor.
Por tudo isso ser um técnico, um auxiliar ou um enfermeiro nada mais é do que uma missão, uma nobre missão...
O branco de sua roupa transmite paz.
O calor de seu coração aquece a alma.
A sua dedicação levanta o ânimo.
O seu sorriso alegra o coração.
O seu carinho faz muita diferença.
O seu toque transmite energia.
Por isso, você é uma dádiva de Deus na vida daqueles que precisam de sua dedicação.
Parabéns e obrigada a todos vocês que dedicam suas vidas a cura do outro.


Em 1938, o presidente Getúlio Vargas, assinou o Decreto nº 2.956, que instituía o "Dia do Enfermeiro", a ser celebrado a 12 de maio, devendo nesta data ser prestadas homenagens especiais à memória de Ana Néri, em todos os hospitais e escolas de enfermagem do País.
Ana Justina Ferreira Néri (foto) foi a pioneira brasileira da enfermagem, que nasceu na cidade baiana de Cachoeira de Paraguaçu, em 13 de dezembro de 1814 e veio a falecer quase aos 66 anos de idade no Rio de Janeiro, no dia 20 de maio de 1880.

Nenhum comentário: