segunda-feira, 5 de maio de 2008

Dia D de combate à dengue mobilizou toda a sociedade bom-jardinense

Por Ana Amelia Mendes

A secretaria de Saúde de Bom Jardim em parceria com a secretaria de Educação realizou na última sexta-feira, dia 18, o Dia “D” de Combate à Dengue. O evento começou às 8h e as ações aconteceram em vários pontos da cidade, como no Centro (em frente à Igreja Matriz) e nos distritos.
O Prefeito Affonso Monnerat deu o pontapé inicial às atividades propostas pela coordenação da vigilância sanitária, como as visitas domiciliares feitas por alunos, professores e agentes de saúde, divididos em micro áreas, com objetivo de acabar com possíveis focos do mosquito e esclarecer questionamentos da população. “Os moradores têm de se conscientizar da importância de se tapar as caixas d'água, virar as garrafas de boca para baixo e tirar o lixo dos quintais, além disso, é bom lembrar que todo local de água parada deve ser eliminado, uma vez que é lá que o mosquito transmissor coloca seus ovos”, ressaltou o prefeito na abertura do evento.
Foram distribuídos panfletos com orientação sobre as medidas de controle do mosquito que podem ser adotadas em casa, para combater os focos; assim como sobre os principais sintomas da doença, que são febre, dor de cabeça, dor muscular, falta de apetite e fraqueza.
O ano foi marcado pelo avanço da dengue no Estado do Rio. O número de mortes confirmadas em 2008 já é maior do que a metade de todos os casos registrados em 2002, ano em que houve a maior epidemia da doença no Rio. Desde janeiro, 87 óbitos foram confirmados no estado. Em 2002, foram notificados 288.245 casos de dengue, com 91 mortes. Crianças continuam sendo as principais vítimas das mortes.
Em conseqüência disso, a rede escolar do município tem dado grande importância ao combate à doença, tornando crianças e jovens estudantes multiplicadores de informação e fiscalizadores do ambiente próximo à sua residência.
O evento contou também com a participação dos alunos das escolas municipais, estaduais e particulares, com a equipe da vigilância sanitária, agentes comunitários de saúde, equipes do Programa Saúde da Família, professores, Lions Clube e autoridades locais, como o Vice-prefeito Dr. Paulo Barros, secretários municipais e vereadores e representante da vigilância ambiental em saúde do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: