quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Novo Centro Vocacional Tecnológico é inaugurado em Bom Jardim


Tempo chuvoso impediu a vinda do governador Sérgio Cabral e CVT foi inaugurado pelo prefeito Affonso Monnerat.

Bom Jardim acaba de ganhar um novo e moderno Centro Vocacional Tecnológico (CVT), em substituição ao antigo CETEP (Centro de Treinamento Profissional), que durante quatro anos funcionou junto à sede da Faetec, no bairro Jardim Ornellas (Varginha). A cerimônia de inauguração ocorreu na manhã do último dia 3, com a presença do prefeito Affonso Monnerat e de inúmeras autoridades de Bom Jardim e região. O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral estava sendo aguardado para a solenidade, mas, devido às fortes chuvas que caíram sobre o estado desde o início da madrugada, não pode comparecer. A presença de Sérgio Cabral era dada como certa, uma vez que o cerimonial, a assessoria de imprensa e a segurança do governador já estavam desde cedo na cidade, ultimando os preparativos para sua visita. Embora a chuva houvesse passado em Bom Jardim, na hora da inauguração, continuou chovendo forte na capital, impedindo o vôo do helicóptero que traria a comitiva oficial. O secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, que também estava sendo aguardado para a solenidade, também não pode comparecer, já que fazia parte da comitiva.
Coube então ao prefeito de Bom Jardim, Affonso Monnerat, juntamente com a diretora do CVT, Virgínia Freire de Almeida, descerrar a faixa inaugural. Além de Affonso e Virgínia, também foram convidados ao palanque oficial, o vice-prefeito Paulo Barros; o presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), Nelson Massini; os prefeitos de Cordeiro, Silvio Daflon; de Duas Barras, Antonio Carlos e do Carmo, José Carlos Soares; o suplente de Deputado Federal Glauber Braga – que vai assumir o cargo em janeiro – os vereadores bom-jardinenses Jorge Quintes, Zé Nilton, Vantuil Chiapini, Luiz Chevrand, Nilton Benvenuti, Joelson Veiga e Ademir Faria; José Carlos Bittencourt – assessor do deputado estadual Jorge Picciani, além de secretários municipais e demais autoridades.
Antes da inauguração, Affonso participou de uma vídeo-conferência na nova sala multimídia do CVT, conversando ao vivo, em tempo real, com o mestre de polímeros do CVT de Saracuruna, em Duque de Caxias. Recebeu do mestre a informação que as aulas teóricas sobre polímeros e injeção plástica serão feitas pelo sistema de vídeo-conferência, em transmissão direta de Saracuruna para o CVT Bom Jardim.
Abrindo a cerimônia, a diretora Virgínia destacou que o antigo CETEP e atual CVT foi responsável – desde a sua inauguração, no final de 2004 – pela formação de 650 profissionais de corte, costura e enfesto, estando todos eles trabalhando. “Antes mesmo de concluírem os cursos, já eram absorvidos pelo mercado de trabalho da nossa região. Temos mais de 900 confecções na região, que inclusive, exportam para o Japão, Alemanha e Estados Unidos. A demanda por mão-de-obra é muito grande. Os alunos já saem daqui empregados”, afirmou.
Representando o secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, o presidente da Faetec, Nélson Massini, lembrou que com esta iniciativa a unidade assume seu compromisso com o legado da cidade e suas principais vocações profissionais, a moda íntima e a injeção plástica. “A Faetec assume hoje uma responsabilidade social com o futuro. Todos terão rápida formação profissional nesta unidade que os levará ao mercado de trabalho. A Faetec, hoje, está voltada para a formação profissional que gera emprego”, afirmou o professor ao citar a importância de capacitar pessoal para que estes ingressem no mercado local, como forma de evitar o êxodo de mão-de-obra qualificada para outras localidades.
Já Affonso Monnerat afirmou que esta iniciativa vai evitar que o Estado passe pelo chamado “apagão de mão-de-obra”. “Talvez agora a população não compreenda a importância deste CVT para o município, mas daqui a cinco anos Bom Jardim será outra. Vamos mudar a história de Bom Jardim, graças a esta obra”, afirmou. Finalizando, solicitou também para o município, uma “Faetec Digital”, como as já existentes em outros municípios do Estado e lembrou que, caso viesse a Bom Jardim, além de inaugurar o CVT, o governador iria assinar dois convênios com a prefeitura, para construção de mais duas escolas – uma no Jardim Boa Esperança e outra no Alto de São José.
Para a construção do CVT em Bom Jardim foram investidos R$ 496.640,74. O espaço possui 614 m² e conta com laboratórios de modelagem, corte e costura, mecânico de máquinas de costura industrial e informática. Instalada em uma ampla construção de dois andares, a escola foi adaptada, com rampa de acesso e elevador para permitir o acesso a cadeirantes e dotada de modernas máquinas, biblioteca, sala de ciências, duas oficinas e uma sala para a realização de videoconferência – uma forma de promover a integração no conhecimento com as outras unidades do CVT instaladas em outras localidades.
O CVT de Bom Jardim oferecerá o curso técnico em Produção de Moda e os cursos de Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores na área de Modelagem, Corte e Costura, Mecânico de Máquinas de Costura Industrial e Corte Enfesto e Industrial. A expectativa dos coordenadores da unidade é que cerca de 600 alunos se formem por ano.

Nenhum comentário: