terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Sinal luminoso do Bem-te-vi: entenda porque ainda não está funcionando

Diversas pessoas já ligaram para a redação do JORNAL MAIS para indagar o motivo de o sinal luminoso instalado na junção das rodovias RJ-116 e RJ-146, no bairro Bem-te-vi, ainda não estar em funcionamento. Alguns chegaram até a dizer que o sinal já tinha sido testado várias vezes, mas não funcionou, estando por isso desativado. A reportagem do JORNAL MAIS, em recente contato com o prefeito Affonso Monnerat, ficou sabendo que a demora para o sinal entrar em operação está ocorrendo devido a uma série de fatores – pequenos detalhes que estão atrapalhando ou impedindo a sua implantação definitiva.
A instalação do sinal, com o objetivo de disciplinar o trânsito no local, foi um pedido de moradores do Bem-te-vi e motoristas que se dirigem aos bairros de São Miguel e Alto de São José e aos distritos de São José e Barra Alegre, manobrando perigosamente em meio ao tráfego para sair da RJ-116 e entrar na RJ-146 e vice-versa. Devido à inexistência de um sistema de tráfego eficaz no local, como um trevo, rotatória ou sinal de trânsito, o trecho tem sido palco para constantes acidentes. Como o quebra-molas ali existente não está sendo suficiente, ainda no mês de julho passado, pouco antes de entrar em recesso, a Câmara votou e aprovou a colocação de um semáforo no local. O mesmo foi instalado pela prefeitura no início de outubro, quando um técnico contratado pela da empresa fabricante do semáforo, esteve em Bom Jardim, orientando sua instalação. Depois de programado e devidamente testado, o semáforo ficou pronto para entrar em operação, dependendo apenas da colocação de placas e pinturas de faixas demarcatórias no local, serviço que ficou a cargo da Concessionária Rota116, que administra a rodovia.
Entretanto, para realizar a obra, a Rota necessita consertar dois desníveis existentes na cabeceira da ponte sobre o Rio Grande, estragos causados pelas chuvas de janeiro de 2007 e que precisavam de autorização da Serla – Superintendência Estadual de Rios e Lagoas, para serem reparados. A autorização foi emitida em novembro, justamente quando a estação chuvosa já havia começado, impossibilitando a realização de obras nas margens do rio. A Rota aguarda agora o fim do período chuvoso para iniciar o reparo da ponte e a sinalização da pista, quando finalmente, o semáforo poderá ser ligado.

Nenhum comentário: