quinta-feira, 9 de julho de 2009

ALERJ ajudará população do RJ a obter casa própria

Assessoria de Comunicação Social (ALERJ)

RIO DE JANEIRO (RJ) - A Comissão de Política Urbana, Habitação e Assuntos Fundiários da Assembleia Legislativa do Rio inaugurou no dia 29 de junho passado, um serviço para orientar e cadastrar a população do Estado do Rio de Janeiro no “Programa Minha Casa, Minha Vida”, do Governo federal. A comissão dispõe de uma sala com capacidade para receber 400 pessoas por dia, um veículo adaptado para circular por todo o estado, um serviço de ligações gratuitas (0800-282-8891) e osite www.alerj.rj.gov.br/habitacao. De acordo com o presidente da comissão, deputado Alessandro Calazans (PMN), o objetivo é cadastrar mais de 30 mil moradores fluminenses com renda de, no máximo, 10 salários mínimos, até dezembro de 2009. O programa habitacional prevê a construção de um milhão de moradias, sendo 400 mil só no estado do Rio.
"Queremos facilitar o acesso de todos os cidadãos ao Minha Casa, Minha Vida criando, através do cadastramento, uma oportunidade para que o sonho da casa própria se torne uma realidade à população", afirma Calazans. O lançamento dos serviços foi no prédio administrativo da Alerj, na Rua da Alfândega, 8, sobreloja, com a presença do presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani (PMDB), da superintendente da Caixa Econômica Federal no Rio, Nelma Tavares do secretário estadual de Habitação, Leonardo Picciani.
O atendimento itinerante é prestado por um veículo com quatro atendentes, de segunda a sexta-feira, e inicialmente está sendo feito em pontos de grande concentração de público, como a Central do Brasil, o Largo da Carioca e a Cinelândia. No serviço de ligação gratuita, a população contará com atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, onde poderá ter orientações e tirar todas as dúvidas sobre o programa federal. Já a sala de atendimento no prédio administrativo conta com 50 lugares e tem quatro atendentes para orientação jurídica. Além disso, lá são cadastrados, de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 17h, os cidadãos que procurarem o atendimento.
No site, o cidadão poderá ter todas as informações e também a opção de fazer o cadastramento on line, 24 horas por dia, durante toda a semana. "Vamos criar um banco de dados para enviar à Caixa Econômica, para que os inscritos pela Comissão de Habitação possam participar do programa. Este serviço de orientação e cadastramento é uma forma de o cidadão ver a Alerj próxima a ele, prestando mais um importante serviço", diz Calazan.

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