sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Bafo de Bode abre o Carnaval 2013 com desfile de protesto contra o racismo


O Bloco Bafo de Bode, o famoso BBB bom-jardinense, lançou este ano o seu enredo de protesto contra o racismo no Brasil. O preconceito racial contra os negros e afrodescendentes vem desde os tempos do Brasil Colônia, quando os africanos eram capturados e trazidos a força em porões sujos dos chamados “navios negreiros”. Aqui, eram vendidos para os senhores de engenho e forçados a trabalhar como escravos na colheita de cana e nas usinas de açúcar brasileiras. Embora tenham conquistado a liberdade, com a Lei Áurea abolindo a escravatura no final do século XIX, o racismo ainda perdura, ainda que veladamente, no país.
Lembrando esse triste episódio da História do Brasil, o BBB traz para a passarela o seu grito de protesto em forma de samba de enredo. Os ensaios estão acontecendo diariamente, às 20h, no início da Rua Aladyr Rodrigues Costa, ao lado do muro do cemitério de Bom Jardim. O Bafo de Bode será o primeiro bloco a desfilar, na sexta-feira, dia 8 de fevereiro, às 21h30min, abrindo assim o carnaval bom-jardinense. Veja a letra do samba-enredo do bloco para este ano:

Bafo de Bode 2013 – Não ao preconceito racial

Brilhou no céu da Pátria amada,
Oh Mãe gentil!
Vem de embarcação,
Humilhação!
E na senzala nasce a História do Brasil!

O negro é luta, é garra, é suor!
O sorriso de um negro faz o meu país melhor!

Oh Deus, criador do Universo!
Hoje eu trago nos meus versos,
O Orgulho da minha cor!
Eu quero é paz, igualdade e respeito.
Meu Bode não tem preconceito.
Não é da pele que se mede o valor!

Samba meu povo, que o Bode vai passar [BIS]
De lá pra cá... Daqui pra lá!
Tira seu racismo do caminho,
Que eu quero passar com a minha cor!

Oh sinhá, comece a prece.
Mais um dia amanhece!
Eu vou à luta, eu não posso dar bobeira,
Sou negritude... Sou História brasileira!

Lê Lê ô... Lê Lê á
Dá licença que o Bode vai passar [BIS]

Nenhum comentário: