Evento realizado em Santo Antonio, em Bom Jardim, Lumiar e São Pedro da Serra, em Nova Friburgo, contribui para a reconstrução e o desenvolvimento da região serrana.
Nos dias 21 a 24 de julho estiveram reunidos na I Micro Teia dos Pontos de Cultura e no I Encontro de Cultura do Comcultura, realizados em São Pedro da Serra e Lumiar, distritos de Nova Friburgo e em Santo Antonio, comunidade agrícola de Barra Alegre, distrito de Bom Jardim, Pontos de Cultura, Gestores Públicos e sociedade civil de mais de 13 municípios para discutir sobre a importância da criação de um Protocolo da Cultura para situações de desastres naturais como o ocorrido em janeiro na região serrana do Rio de Janeiro. Segundo os participantes, a reconstrução da região não passa somente pela recuperação de estradas, rodovias, casas e edifícios públicos, mas também pela reconstrução dos sonhos e esperança daqueles que foram direta e indiretamente afetados.
Bom Jardim teve importante participação na sexta-feira, 22, segundo dia do Encontro Regional de Cultura, quando às 14h, no Sobrado Cultural Rural, em Santo Antônio, distrito de Barra Alegre, aconteceu a mesa “Programa cultura viva e projeto de lei cultura viva”, com a participação de Geo Brito, da comissão Nacional Pontos de Cultura; Juliana Lopes, Secretaria Estadual de Cultura; Celio Turino e Antonio Carlos Firmino, do Fórum Estadual dos Pontos de Cultura. Na mesa das 17h, o tema abordado foi “A cultura contribuindo para a reconstrução da Região Serrana”. Entre os participantes estavam o secretário de Cultura de Bom Jardim Déscio Freire, Marjorie Botelho – do Sobrado Cultural, André Diniz – chefe da representação regional do Ministério da Cultura – e a professora Elaine Monteiro, da Universidade Federal Fluminense (UFF).
O encontro contou com financiamento do Ministério da Cultura, apoio da Secretaria Estadual de Cultura e comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj). Durante o evento, foram realizadas várias mesas, oficinas e atividades culturais, que se concentraram no Colégio Estadual José Martins da Costa (São Pedro da Serra) e em locais extras, como o Ponto de Cultura Tesouros da Terra (Lumiar) e Ponto de Cultura Sobrado Cultural Rural (Barra Alegre).
Além da discussão de temas relativos à arte, cultura e preservação ambiental da região, houve também apresentações de diferentes linguagens artísticas, como o mineiro pau da Escola Municipalizada Vieira Batista, artistas do Sobrado Cultural Rural (ambos de Santo Antonio – Bom Jardim) e inúmeros artistas e manifestações culturais da região serrana e convidados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário