Por Ana Amelia Mendes
No dia 29 de junho, as secretarias de Promoção e Assistência Social, Saúde e Educação se reuniram com a pesquisadora e bióloga da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Vanessa de Paula, para tomarem conhecimento de alguns trabalhos que a instituição tem a intenção de realizar no município com objetivo de diagnosticar algumas doenças ocasionadas pela enchente ocorrida em 12 de janeiro. O encontro aconteceu na sede da secretaria de Promoção e Assistência Social, às 14h.
A pesquisadora da Fiocruz explicou que o trabalho inclui a vinda de profissionais médicos, enfermeiros, biomédicos e biólogos para realizarem coleta de sangue diante da área determinada pela prefeitura. “A Fiocruz trará todo o material necessário e o resultado será disponibilizado de maneira individual e entregue à prefeitura para que cada paciente possa ter, em mãos, o seu resultado. A partir do resultado, a Fiocruz também poderá ajudar clinicamente alguns indivíduos que possam apresentar algum tipo de infecção”, elucidou Vanessa de Paula.
Com a parceria firmada, o superintendente de Gestão de Políticas Públicas, Marcos Célio Rangel, questionou à pesquisadora sobre a possibilidade de a fundação oferecer capacitações voltadas à área de atenção básica para os profissionais da rede e a resposta foi positiva.
Após a reunião, comandada pela secretária de Promoção e Assistência Social, Regina Bérgamo, um novo encontro será marcado para apresentação do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário