sexta-feira, 1 de julho de 2011

Bispo D. Edney empossou o frei Gelson como novo pároco de BJ

Por Thiago Dias Lattanzi

Frei Gelson Briedis, da Ordem dos Agostinianos Descalços, foi nomeado pelo bispo diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, pároco da Igreja matriz de Bom Jardim. Em cerimônia solene, no último dia 17, o frade substituiu Frei Getúlio Freire Pereira, que por quase seis anos esteve à frente da Matriz dedicada a Nossa Senhora da Conceição.
A missa de posse, com seus simbolismos próprios, foi acompanhada por centenas de fiéis. Inicialmente, foram entregues, através do bispo diocesano, parte das vestes sacerdotais. Em seguida, o frade fez um juramento cujo conteúdo prometia fidelidade à Igreja. Coube também ao novo pároco, tendo em mãos o evangeliário - livro utilizado pela Igreja Católica em ocasiões especiais - a leitura de um trecho da Sagrada Escritura.
Dom Edney, em sua homilia, fez uma observação sobre as leituras proclamadas durante a celebração. “Como Deus nos presenteou com textos tão oportunos para o momento presente”, disse o religioso que ainda destacou a importância da oração na vida do sacerdote.
Como parte do rito católico, o bispo entregou ao Frei Gelson as “chaves da Igreja” e do sacrário, onde estão as hóstias consagradas.

Seguindo a solenidade, o sacerdote agostiniano dirigiu-se ao confessionário para um instante de oração.
A posse foi acompanhada por alguns padres, entre eles Dom Frei Luiz Bernetti, bispo emérito de Apucarana, no Paraná, e pelo Frei Alvaro Agazzi.
O Prefeito de Bom Jardim, Paulo Barros, o Secretário de Governo, Luiz Carlos Santos, e a Secretária de Educação, Rozeli Corrêa, participaram da celebração.

Um pouco do perfil do nosso novo pároco

Frei Gelson Briedis nasceu em Descanso, uma cidade pertencente ao estado de Santa Catarina. Ainda criança, mudou-se para o Paraná.

A vocação sacerdotal foi descoberta aos poucos. Ingressou no seminário em 1984, nutrindo profunda admiração pelo trabalho de Frei Angelo Possidio Carú, sacerdote agostiniano já falecido. Estudou filosofia enquanto residia no Seminário Santa Mônica, na cidade de Toledo, Paraná. O curso de teologia foi concluído no Rio de Janeiro. Permaneceu durante seis anos como irmão consagrado à Ordem Agostiniana. A ordenação sacerdotal aconteceu no dia 26 de julho de 1997, sendo o bispo celebrante, Dom Frei Luiz Bernetti.

Há quase 14 anos como padre, Frei Gelson mora em Bom Jardim desde janeiro de 2006.

Nenhum comentário: