sábado, 30 de julho de 2011

Escolinha de Futebol de Banquete e São Miguel trabalha para a formação de futuros atletas

Desde abril do ano passado no distrito de Banquete e de abril deste ano para cá ano no bairro de São Miguel, muitos garotos bom-jardinenses estão desfrutando de uma ótima oportunidade de aperfeiçoarem-se naquilo que gostam muito de fazer, que é jogar futebol. Isso, graças a iniciativa do desportista Ocimar Ferreira da Costa. Em entrevista ao JORNAL MAIS BJ semana passada, Ocimar Costa, que é nascido e criado em Cachoeiras de Macacu, disse que desde que veio para Bom Jardim, há cerca de três anos atrás trabalhar na indústria da Família Nogueira (que produz urnas funerárias), viu que poderia ajudar muitas crianças naquilo que gostam, além de contribuir para que muitos deles não fiquem de forma ociosa pela rua correndo riscos e fazendo eventualmente coisas escusas. Por pensar assim, ele fez surgir a Escolinha de Futebol do Banquete FC, tendo para isso fundamental apoio do presidente do clube, Alexandre Rodrigues da Silva e seu vice Joel.

Com isso, o trabalho foi iniciado e até hoje, são realizadas aulas de futebol e atividades em Banquete às segundas e terças-feiras das 17 às 19 horas na Quadra de Esportes daquele distrito. Em decorrência da catástrofe de janeiro passado, que também castigou duramente Banquete e visando estender esta oportunidade a mais garotos, Ocimar começou de abril para cá, desenvolver este mesmo tipo de atividade no Campo do São Miguel, aos sábados das 9 às 12 horas. A exemplo do ocorrido em Banquete, Ocimar tem contado em São Miguel, com total apoio do presidente do SMFC, Marcos Bruno e seu vice Lelé. Assim, os funcionamentos destas duas escolinhas de futebol, englobando as categorias Sub-9 anos, Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17 anos, tem contado com participações de aproximadamente 90 crianças inscritas em Banquete e 150 em São Miguel.

Amistosos e disputa

Além dos treinamentos nas atividades normais da Escolinha, Ocimar também tem procurado, sempre que possível, promover realizações de partidas amistosas, como ocorreu contra o Colonial EC de Cachoeiras de Macacú, no dia 7 de maio passado, quando a garotada bom-jardinense fez bonito, ao obter as vitórias de 2 x 0 no Sub-9; 2 x 1 no Sub 11, 3 x 0 Sub-13, 1 x 0 no Sub-15 e o empate de 1 a 1 no Sub-17 anos. Como este tipo de confrontos amistosos despertam muita motivação e dedicação da garotada, Ocimar disse que já está articulando as realizações de novas partidas para breve, contra o Núcleo da Escolinha do Flamengo no município de São Gonçalo, assim como deverá inscrever algumas de suas equipes das Escolinhas de Banquete e São Miguel num Campeonato de Futsal (Futebol de Salão) que deve ser iniciado futuramente no distrito de Banquete.

Destaques despontam

Com este trabalho empreendido e sobretudo as dedicações de todos, alguns talentos especiais começam a surgir naturalmente, conforme relevou também Ocimar a nossa reportagem. Diogo e Thales (10 anos), mais Arthur que fazem parte da categoria Sub-11 anos, deverão em setembro fazer testes para a Escolinha do Vasco da Gama, da mesma forma que Diogo e Gugu da categoria Sub-15 anos, entre outros, poderão ingressar futuramente nos infantis do Búzios FC e Sendas FC, equipes com as quais Ocimar mantém contatos mais diretos.

Curso de marcenaria

Pensando em ajudar a garotada também não apenas em relação ao futebol, Ocimar F. da Costa revelou ainda que já conversou com a Família Nogueira e também como o Coordenador de Esportes da Municipalidade, Jouber da Silva, para que se possível a partir de breve com apoio da Prefeitura Municipal de Bom Jardim, seja criada uma espécie de “Escolinha de Marcenaria” a fim de que os garotos possam também começar a se voltar para uma bela profissão.

Agradecimentos

Aproveitando, Ocimar F. Costa, responsável pela criação e desenvolvimento das Escolinhas de Futebol de Banquete e São Miguel, dirige públicos e especiais agradecimentos pelos apoios que vem recebendo por parte dos presidentes e diretores do Banquete FC e São Miguel FC, assim como também pelas forças dos pais e familiares dos garotos, bem como de todos que de uma forma ou de outra têm apoiado o desenvolvimento deste belo projeto de culto altamente social e sem fins lucrativos.

Nenhum comentário: