sexta-feira, 6 de março de 2009

BASTIDORES DA CÂMARA MUNICIPAL DE BOM JARDIM - RJ

SESSÃO DO DIA 02 DE MARÇO DE 2009: 

Beta solicita reforma do antigo cinema e mais médicos para Barra Alegre

 Na sessão do último dia 19, quinta-feira, a vereadora Beta subiu à tribuna para solicitar a reforma urgente do antigo Cine Bom Jardim. De acordo com uma cidadã, que reside ao lado do cinema, uma parte do emboço do prédio havia caído e que a degradação do mesmo é visível. Beta lembrou o passado de glórias da antiga sala de projeção, que deixou grandes recordações para muitos cidadãos e por isso, deveria merecer mais atenção do poder público, para não permanecer no atual estado de abandono em que se encontra. Disse também saber que existe projeto para reaproveitamento daquele espaço e que a prefeitura aguarda apenas a liberação das verbas correspondentes.

Já na sessão do dia 2 de março, Beta solicitou mais médicos para o posto de saúde de Barra Alegre. “Necessitamos de um ginecologista, um cardiologista e mais um pediatra. Barra Alegre cresceu muito e está precisando também, se possível, de um neurologista e um laboratório para coleta de sangue e análise no local”, concluiu.

Simone destaca convênio com faculdade e pede reforma do prédio da Câmara

            Ainda na sessão do dia 19, a vereadora Simone Capozi, por sua vez, destacou a importância do recente convênio firmado pela municipalidade com a Faculdade Santa Dorotéia, de Nova Friburgo, que beneficiará o funcionalismo público municipal. “É um avanço muito importante, uma vez que todos irão ter acesso facilitado ao ensino superior”, salientou. Em seguida, solicitou ao presidente da Câmara, Joelson Veiga, a reforma do imóvel onde funciona a Casa Legislativa. Disse que visitou recentemente a Câmara Municipal de Macuco, município vizinho, o que a deixou alegre e triste ao mesmo tempo. “Estou alegre por voltar a ser vereadora e triste por ver que a nossa Câmara necessita de uma reforma urgente, inclusive, com a construção de gabinetes para os vereadores, pois nós estamos atendendo a população em pé na rua ou nos bancos da praça”, ressaltou.

Jorge Quintes enaltece a realização do Carnaval 2009

            Ocupando a tribuna ainda na mesma sessão, o vereador Jorge Quintes enalteceu a realização do Carnaval 2009 em Bom Jardim e parabenizou a todos que promovem essa grande festa popular, cultural e turística. Sobre a reforma do imóvel da Câmara, disse tratar-se de um prédio antigo, que já fora reformado na sua gestão, mas que está precisando de nova reforma, para acabar com as infiltrações. Disse ainda a construção de gabinetes para os vereadores depende do remanejamento do Sindicato dos Trabalhadores Rurais para outro local, que a prefeitura está tentando conseguir.

Zé Nilton também ressalta a importância cultural e turística do Carnaval

             Já na sessão do dia 2 de março, segunda-feira, dizendo respeitar todas as doutrinas, credos, religiões e filosofias que se contrapõem à realização das folias carnavalescas, o vereador Zé Nilton destacou o Carnaval como tradicional manifestação cultural e popular, cuja liberdade de expressão é princípio constitucional garantido e de grande importância turística para Bom Jardim. “A continuar o aumento do fluxo de turistas para cá no carnaval, em breve, a cidade não terá mais como suportar o movimento, pela sua falta de infraestrutura hoteleira, de restaurantes, lanchonetes e bares, pois as pousadas já estavam reservadas bem antes de a festa começar”, disse o vereador. Finalizado, Zé Nilton enfatizou o bom trabalho realizado pelo Poder Público na organização do carnaval e principalmente, aos blocos pelo que ele considerou primorosos os desfiles que foram realizados. “Sabemos que não é fácil os blocos realizarem o desfile, apesar da verba da prefeitura, que é pouca, pois tem bloco com bateria, carro alegórico e precisa de uma organização maior”, lembrou o vereador.

Simone volta a falar do carnaval, da RJ-146 e do atendimento bancário

Na mesma sessão, a vereadora Simone ressaltou que, como representante de toda a coletividade, entende e respeita o direito da população em realizar todo tipo de manifestação cultural, mesmo em desacordo com seus princípios morais e religiosos. Entende também que a matéria concedendo subvenção aos blocos foi perfeitamente legal e por isso, foi aprovada. “Mas, o fato de estarmos atravessando uma crise, os R$ 30 mil concedidos aos blocos, a meu ver, seriam mais úteis se empregados em outras necessidades onde exista uma demanda maior, como saúde e educação”, disse ela, lembrando que os blocos arrecadam com a venda de camisas o dinheiro necessário à sua apresentação.

Em seguida, Simone agradeceu à equipe do Departamento de Estrada de Rodagem (DER) pela limpeza realizada durante o feriado de carnaval na RJ-146 (Bom Jardim-Barra Alegre), cuja equipe roçou todo o mato às margens da rodovia. “Agora, só falta mesmo o recapeamento, que estamos esperando”, acrescentou. Continuando, a vereadora considerou o atendimento bancário no município muito precário e um desrespeito ao cidadão. Mostrando uma senha de fila de banco, ela mesmo disse ter ficado numa fila com 40 pessoas e que demorou uma hora e dez minutos para ser atendida. “Isso é uma falta de consideração com o povo, pois os bancos estão enriquecendo às custas das tarifas que pagamos e poderiam prestar um serviço melhor”, arrematou. 

Nenhum comentário: