sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Bom Jardim ganha seu primeiro Centro de Atenção Psicossocial

Ana Amelia Mendes (PMBJ) - No dia 29 de julho, foi inaugurado em Bom Jardim o Centro de Atenção Psicossocial - CAPS. A solenidade aconteceu às 17h e contou com a presença de diversas autoridades, representantes de instituições, convidados e público em geral. O CAPS é um programa que tem como objetivo oferecer atendimento à população que sofre com transtornos mentais, realizar acompanhamento clínico e reinserir socialmente seus usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

O CAPS em Bom Jardim é uma conquista do prefeito Affonso Monnerat, do vice-prefeito, Dr. Paulo Barros, do ex-secretário de Saúde e Defesa Civil e atual coordenador de Programas, Dr. Marcos Célio Pontes Rangel, com empenho da equipe da Saúde Mental, do atual secretário de Saúde, Dr. Carlos Alberto Spitz, do Ouvidor Municipal, Hudson Gonçalves e demais funcionários da Saúde.

A cerimônia foi aberta pelas profissionais que atuarão no CAPS, representando os demais da equipe, a psicóloga Karine Fernandes e a assistente social Noêmia Pérez. Ambas ressaltaram a importância da reforma psiquiátrica, incentivando o dispositivo CAPS em detrimento às internações clínicas e agradeceram a todos que tornaram possível essa nova realidade para Bom Jardim. “Dessa forma, estamos favorecendo o exercício da cidadania e da inclusão social de seus usuários e familiares”, concluíram.

Em seguida, o secretário de Saúde e Defesa Civil, Dr. Carlos Alberto Spitz, após conceder uma entrevista ao vivo para rádio local, abriu seu discurso agradecendo, parabenizando Bom Jardim por mais essa conquista e dando os créditos da conquista para o Dr. Marcos Célio, a quem convidou para explicar sobre o processo de implantação do Centro de Atenção Psicossocial. “Só conseguimos o CAPS graças à efetiva atuação do prefeito Affonso Monnerat, do vice-prefeito, Dr. Paulo Barros e do legislativo municipal, que nos apóia em todas as ações e é sempre parceira. Agradeço à equipe por seu comprometimento e disposição para enfrentar as dificuldades que tivemos durante o percurso”, disse Dr. Marcos Célio.

Os usuários do programa, a expectativa é atender cerca de 30 pessoas, terão acesso a diversos recursos terapêuticos, como atendimento individual e em grupo, atividades comunitárias e reuniões de organização do serviço.

Falando pela Câmara Municipal, o vereador Zé Nilton lembrou que a inauguração de mais essa obra do governo é momento de satisfação e de congratulações. “Quero parabenizar o atual secretário de Saúde, toda a equipe da secretaria e todos que se envolveram no projeto. Quero lembrar a imprescindível atuação do ex-secretário Marcos Célio. Parabenizo também o prefeito Affonso (Monnerat) e repito que a nossa administração vai marcar a História de Bom Jardim. Registro a fundamental importância da parceria da Câmara, que caminha lado a lado com o prefeito para permitir os avanços que temos obtido. O CAPS é uma revolução no tratamento das doenças psiquiátricas e a partir de hoje, contamos com mais este serviço. Desejo sucesso àqueles que implementarão o trabalho no programa”.

Ao fim dos discursos, representando o prefeito Affonso Monnerat, o vice-prefeito, Dr. Paulo Barros, fez questão de ressaltar a transformação de Bom Jardim. “O governo de Affonso (Monnerat) conseguiu enormes investimentos. Através das indústrias, temos emprego, nossa cidade caminha a passos largos, a parceria com os vereadores é fundamental para alcançarmos êxito em nossas ações; nossa Santa Casa passa por uma enorme reforma, reforçando a referência que se tornou na região. A obra é um investimento de um empresário que acredita que dessa forma o município possa se desenvolver mais, ou seja, hoje os bom-jardinenses têm saúde, educação, qualidade de vida e possibilidades”.

A solenidade contou com a presença dos secretários de Governo, Luiz Carlos dos Santos; de Educação, Rozeli Corrêa; de Promoção e Assistência Social: Regina Bérgamo; de Obras e Infraestrutura: Thiago Muniz; do Ouvidor Municipal, Hudson Gonçalves; dos vereadores Dr. Jorge Quintes, Ademyr Faria e Simone Capozi, além de instituições parceiras, convidados, funcionários da prefeitura e população em geral.

O CAPS funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com uma equipe de 11 funcionários, dentre eles dois psicólogos; um assistente social; um enfermeiro; um psiquiatra; um técnico de enfermagem; um técnico administrativo; um cozinheiro; um auxiliar de serviços gerais e dois artesãos.

Nenhum comentário: