sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Santa Casa de Bom Jardim realiza pesquisa entre os seus funcionários

CESAR CARVALHO (JORNAL MAIS) - A Santa Casa de Bom Jardim realizou no ano de 2009 uma pesquisa de clima organizacional entre seus funcionários, que atuam no Hospital Dr. Celso Erthal. A pesquisa foi feita em parceria com a empresa de consultoria em RH e Marketing Champion, de Nova Friburgo. O diretor da Santa Casa, Eder Carpi, em recente entrevista ao JORNAL MAIS, informou que o trabalho realizado é de suma importância para a avaliação dos serviços prestados pela instituição, bem como o grau de satisfação dos funcionários responsáveis por sua execução.

Dentre os que foram entrevistados, 74% eram do sexo feminino e 26% do sexo masculino, que responderam questões como as condições das instalações e dependências do local de trabalho, qualidade dos serviços prestados aos clientes, preocupação da instituição com a saúde e segurança dos funcionários, possibilidade de crescimento profissional, definição de prioridades, coleta de sugestões de melhorias, disponibilidade de informações úteis ao serviço e empenho na execução dos mesmos, otimização de recursos, definição de prioridades e grau de satisfação pessoal dos funcionários.

A grande maioria dos itens avaliados apresentou porcentagens altamente positivas, demonstrando o grau de satisfação dos funcionários em relação aos serviços prestados no hospital, conforme podemos verificar abaixo na pesquisa divulgada pela Santa Casa:

1- Espaço físico e instalações no setor de trabalho: Muito adequados – 7%; Adequados – 21%; Mais ou menos adequados – 38%; Pouco adequados – 21%: Muito pouco adequados – 13%.

2- Comprometimento do hospital em prestar serviços de qualidade aos clientes: Muito comprometido – 23%; Comprometido – 43%; Mais ou menos Comprometido – 24%; Pouco comprometido – 4%; Muito pouco comprometido – 6%.

3- Preocupação da empresa com a saúde e segurança dos funcionários: Muito Boa – 30%; Boa – 33%; Mais ou menos – 26%; Ruim – 4%; Muito ruim – 7%.

4- Condições oferecidas pelo hospital para o crescimento profissional de seus colaboradores: Na maior parte das vezes – 24%; Às vezes sim, às vezes não – 23%; Sempre – 21%; Raramente – 15%; Nunca – 15%; Não sabe – 2%.

6- Definição de prioridades no setor em que trabalho: Sempre – 33%; Na maior parte das vezes – 25%; Às vezes sim, às vezes não – 21%; Raramente – 6%; Nunca – 13%; Não sabe – 2%.

7- Sugestão de novas e melhores formas de realizar as tarefas executadas: Sempre – 42%; Na maior parte das vezes – 25%; Às vezes sim, às vezes não – 17%; Raramente – 6%; Nunca – 10%.

8- Os colaboradores conhecem o padrão de desempenho esperado: Sempre – 34%; Na maior parte das vezes – 26%; Às vezes sim, às vezes não – 19%; Raramente – 11%; Nunca – 2%; Não sabe – 8%.

9- Os colaboradores possuem informações necessárias para trabalhar individualmente e em grupo: Sempre – 40%; Na maior parte das vezes – 9%; Às vezes sim, às vezes não – 33%; Raramente – 8%; Nunca – 10%; Não sabe – 0%.

10- Objetivos e metas claramente definidos no local de trabalho: Sempre – 40%; Na maior parte das vezes – 23%; Às vezes sim, às vezes não – 25%; Raramente – 6%; Nunca – 6%; Não sabe – 0%.

11- Esforço de colocar em prática uma decisão da empresa: Sempre – 17%; Na maior parte das vezes – 38%; Às vezes sim, às vezes não – 25%; Raramente – 14%; Nunca – 4%; Não sabe – 2%.

12- Os problemas existentes no meu setor são tratados por toda a equipe: Sempre – 38%; Na maior parte das vezes – 17%; Às vezes sim, às vezes não – 23%; Raramente – 10%; Nunca – 10%; Não sabe – 2%.

13- A equipe procura otimizar recursos: Sempre – 46%; Na maior parte das vezes – 11%; Às vezes sim, às vezes não – 25%; Raramente – 10%; Nunca – 6%; Não sabe – 2%.

14- Sentimento de realização pessoal com o trabalho: Sempre – 55%; Na maior parte das vezes – 28%; Às vezes sim, às vezes não – 4%; Raramente – 13%; Nunca – 0%; Não sabe – 0%.

15- Para a equipe a satisfação do cliente tem prioridade máxima: Sempre – 54%; Na maior parte das vezes – 19%; Às vezes sim, às vezes não – 17%; Raramente – 6%; Nunca – 4%; Não sabe – 0%.

16- Comparando o hospital quando o funcionário começou a trabalhar aqui, com a Santa Casa de hoje: Melhor – 75%; Igual – 13%; Pior – 12%.

Nenhum comentário: