sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Barra Alegre sedia Conferência da Juventude de BJ


Elaboração de propostas para a chamada “Agenda jovem bom-jardinense” foi uma
das importantes providências do evento.

         Foi realizada no último dia 16, sexta-feira, a “1ª Conferência Municipal de Juventude de Bom Jardim” que contou com a participação de mais de 100 jovens, oriundos dos distritos de Bom Jardim, São José e Barra Alegre. Coube ao Colégio Estadual Leopoldo Oscar Stutz (CELOS), localizado no centro de Barra Alegre, sediar o evento, organizado pelo Instituto Imagem e Cidadania, ponto de cultura rural, situado em Córrego de Santo Antônio, em parceria com a Oficina Escola As Mãos de Luz, Associação Cultural Barra Alegre e Cineclube Professor Assuramaya.  Sinalizando a abertura de um importante diálogo entre o poder público municipal e os jovens bom-jardinenses, a prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria municipal de Promoção e Assistência Social, apoiou a realização da etapa municipal, contribuindo com a divulgação, transporte dos alunos e doação de cestas básicas para o almoço e lanche, com o apoio
também da Padaria Nonna Carmela.
         Durante a conferência foi realizada uma pesquisa junto aos jovens, objetivando traçar um perfil da juventude bom-jardinense. Todo o material colhido, com certeza, contribuirá para uma análise aprofundada da situação juvenil no município, direitos garantidos e violados, acesso a bens culturais e educacionais, esporte e lazer, entre outros. A mesa de abertura dos trabalhos contou com a presença de representantes das entidades integrantes da comissão organizadora, Mabel Caldas, da Associação Cultural Barra Alegre e Cineclube Professor Assuramaya; Luiza Borba, da Oficina Escola As Mãos de Luz; Denise Guinancio, diretora do CELOS; Regina Bérgamo, secretária municipal de Promoção e Assistência Social; Mauricio Latini, representante da Emater-Rio e Marjorie Botelho, membro do Conselho Nacional de Juventude e integrante do Instituto de Imagem e Cidadania.
No decorrer do evento, os jovens participaram de Grupos de Trabalho (Cultura e Comunicação, Educação, Emprego e Renda, Meio Ambiente, e Saúde, Esporte e Lazer) visando à elaboração de propostas para a chamada “Agenda Jovem Bom-Jardinense”, que será entregue à prefeitura de Bom Jardim. Os participantes também foram responsáveis por votarem cinco propostas, a serem levadas à Conferência Estadual de Juventude, que foram defendidas pelos delegados eleitos em plenária, juntamente com um delegado indicado pelo poder público. Também estiveram presentes, colaborando com a facilitação dos grupos de trabalho, as organizações citadas acima; Claudio Paolino, do Instituto de Imagem e Cidadania; Lia Caldas, secretária executiva do Conselho Consultivo da APA Macaé de Cima; e Mairize Souza, do Cineclube Lumiar e representantes da equipe do Pró-Jovem.
Vários conteúdos foram abordados durante os grupos de trabalho, tais como a centralização de bens culturais e acesso a cultura; cursos técnicos e universidades públicas com cursos que atendam as demandas da região; melhoria e ampliação dos meios de comunicação (com especial atenção ao sinal de celular, criação de rádio, tv e jornal comunitário); projeto escola aberta, entre outros. Na plenária final houve a participação do secretário municipal de Meio Ambiente, Jackson Vogas, que acompanhou o processo de eleição das jovens Maria Estefani Amaral e Jayane Souza, as quais vão representar a juventude bom-jardinense junto a Conferência Estadual de Juventude, a ser realizada no Rio de Janeiro. Raissa Rosa e Matheus Frez foram eleitos como suplentes, caso haja alguma impossibilidade de participação das titulares.
A caminho da etapa estadual, os representantes municipais estarão levando consigo a cara do jovem bom-jardinense, suas demandas e propostas, traçando um caminho de maior autonomia e responsabilidade para a juventude do município. O momento mais importante da Conferência foi à criação de uma comissão pró-conselho constituída por 20 jovens, a saber: Ana Carolina Pereira, Artur Martins, Catia Pinheiro, Danielle Rodas, Deborah Santos, Daniele Marqui, Gabrielle Medeiros, Jayane Souza,  Luiz Claudio Andrade, Luana Oliveira, Luara Correa, Maria Estefani Amaral, Matheus Frez, Nicole Klein, Natalia Gomes, Raissa Rosa, Raphael Martins, Tais Barcelos, Theferson Souza e Weverton  Santos.
Os resultados da 1ª. Conferência Municipal da Juventude Bom-Jardinense revelam a importância da garantia da participação juvenil na tomada de decisões acerca das políticas públicas de juventude a serem implementadas no município.  

Nenhum comentário: