Por Ana Amelia Mendes
O prefeito de Bom Jardim, Paulo Barros, junto ao presidente do Conselho Municipal de Saúde, Wueliton Pires, ao secretário de Saúde, Hudson Monnerat, ao presidente da Câmara, Jorge Quintes, e ao representante do Conselho Estadual de Saúde, Antônio Barbosa dos Santos, abriu a 5ª Conferência Municipal de Saúde, cujo tema discutido ‘Todos Usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política e Patrimônio do Povo Brasileiro’ visou impulsionar, reafirmar e buscar a efetividade dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. O evento foi realizado nos dia 12 e 13 de julho, no Salão Social da Loja Maçônica Rio Branco, gentilmente cedido por seu Venerável Mestre Geraldo Antônio Erthal Tardin.
O primeiro a discursar foi o secretário de Saúde de Bom Jardim, Hudson Monnerat, que ressaltou a importância do trabalho em equipe, da confiança e apoio que a Câmara deposita na secretaria e enumerou algumas das muitas conquistas da saúde em Bom Jardim. “Aumentamos a rede de assistência básica com a implantação de mais três unidades do Programa Saúde da Família, chegamos a uma cobertura populacional superior a 95%, implantamos o CEO, o Caps, o Nasf, ampliamos também o atendimento fisioterápico, adquirimos novos carros, oferecemos mais consultas médicas, exames, medicamentos. Ou seja, o trabalho está sendo feito e agora, temos que traçar as metas para os próximos dois anos”, disse o secretário Hudson.
Em seguida, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Wueliton Pires, reforçou a importância do momento para que a saúde de Bom Jardim possa avançar através dos esforços coletivos, entre a parceira com a atual gestão. “A busca pela saúde que queremos para o nosso cidadão é uma luta constante, temos que ter comprometimento, e é uma conquista única, caminhamos juntos em prol da saúde e do bom-jardinense”, salientou o presidente Wueliton.
Dando continuidade à cerimônia, o representante do Conselho Estadual de Saúde, Antônio Barbosa dos Santos, lembrou um pouco a historiado SUS, dizendo ser considerado um modelo de saúde elogiado em todo o mundo. “É um modelo que funciona, mas com muitas imperfeições. Nossa tarefa nessa conferência é justamente fazermos esse SUS funcionar de forma ideal, que sirva à população, que seja para todos”, debateu Antônio Barbosa.
Seguindo o protocolo, o presidente da Câmara Municipal, o vereador Jorge Quintes alegou que as imperfeições do Sistema Único de Saúde são justificadas pelo pouco tempo de sua existência. “O SUS é um sistema novo, e tenho certeza de que este é o caminho, através da conferência levaremos propostas e sugestões para o estado, que levará também ao governo federal. Diante disso, sentimos a importância da participação da sociedade para que possamos aprimorar esse modelo de saúde que temos em nosso país”, pronunciou o presidente Jorge Quintes.
Finalizando a noite de discussão e debate sobre as demandas da saúde não só no município, mas no país, o prefeito de Bom Jardim e médico, Paulo Barros, discursou emocionado sobre o sistema, suas falhas e a necessidade da população. “A concepção do SUS é perfeita, de fato é para ser copiada, elogiada, mas na ponta, a ação é fraca, sentimos as dificuldades. O governo federal, que deveria investir 10% de seu orçamento em Saúde, investe apenas 4,5%, o que recai sobre o município o ônus de arcar com a máxima de que Saúde é direito de todos. A grande verdade é que lutamos com muitas adversidades, e em 21 anos de atividade já era para ter melhorado, progredido muito. Temos que focar a Saúde no atendimento à população com mais dignidade, sem muito sofrimento”, desabafou o Prefeito Paulo Barros.
Participaram também da cerimônia, os secretários de Governo, Luiz Carlos dos Santos, de Planejamento e Gestão, Fabrício Hoelz, de Obras e Infraestrutura, Thiago Muniz, o presidente Geral da Comissão de Licitações e Compras, Guilherme Mululo, os vereadores Zé Nilton, Joelson Veiga e Luiz Chevrand, assim como instituições como a Santa Casa de Bom Jardim, Apae, Sinsep, Lions Clube, Conselho Municipal de Saúde de Nova Friburgo, além da equipe da secretaria de Saúde e da população em geral.
Ao fim do evento, os participantes confraternizaram com um coquetel para brindar o sucesso da abertura do evento que teve continuidade no dia seguinte com a formações de grupos de trabalho e palestras voltadas à questão do Sistema Único de Saúde.